5 dicas para o jovem empreendedor
1. Prepare-se para errar
Já falamos sobre as temidas falhas, e os jovens empreendedores devem ser humildes para aceita-las durante o processo.
A sociedade não capacita ninguém para o fracasso, mas ele sempre vai existir em boa parte da sua caminhada.
Pode ser uma reunião que não saiu como o esperado, um projeto ou uma parceria que não foram pra frente ou mesmo terminar o mês no vermelho.
O que irá diferenciá-lo do seu concorrente será a maneira como você encara cada situação.
Portanto, diante dos erros, pare, analise e aprenda a melhorar com eles.
2. Planeje com estratégia
Abrir um negócio próprio requer planejamento para todas as etapas, seja para inaugurar a empresa, seja para alcançar os objetivos traçados.
O importante é ter tudo no papel e fazer os acompanhamentos mensais para maior efetividade, com indicadores de desempenho confiáveis.
Deste modo, é possível identificar novas oportunidades, manter o controle e, ainda, fazer ajustes conforme necessário.
3. Esqueça o descanso
Para quem opta em realizar o sonho de tornar-se um empreendedor, é preciso ter em mente que não existe folga e nem mesmo férias.
Claro que essa afirmação é um exagero. Mas você vai ver como é difícil desligar a cabeça do trabalho quando o esforço se trata, na verdade, de um investimento.
4. Organize as finanças
A gestão financeira é um dos pontos mais importantes desde o início do negócio.
É necessário saber o quanto você pode investir para descobrir em quanto tempo recuperará o investimento inicial e, assim, fazer com que o negócio se sustente.
Para isso, você deve ser extremamente realista e estar preparado para as eventualidades que podem impactar a sua empresa, tanto positivamente quanto negativamente.
5. Busque aprendizado contínuo
Buscar novas práticas e trabalhar duro fazem parte do aprendizado e crescimento contínuo, por isso, é essencial tirar o melhor proveito dos erros para conquistar bons resultados.
Além disso, fazer cursos para aprimorar o conhecimento e participar de núcleos empresariais para a troca de experiências contribuem muito para entender o mercado e destacar-se perante a concorrência.
#empreender #linkedIn #apaixonadoporvendas
Abraços,
Jean Nacruth