5 dicas para potencializar sua experiência em eventos.

5 dicas para potencializar sua experiência em eventos.

Tem pessoas que amam eventos, assim como eu, e muitas que tem pavor só de escutar essa palavra, pois nunca consegue extrair nada de relevante. Em uma conversa com uma amiga esses dias, perguntei para ela qual seria a maior dúvida sobre o mundo de eventos, pois pensei em escrever artigos sobre a área. Na minha cabeça já passou milhões de ideias - como criar o conceito, montagem, check list e por aí vai - mas veja o que ela me perguntou:

Qual a real importância de ir em um evento?

Não é de hoje que escuto frases como: “ir eventos é jogar dinheiro fora” ou “não tenho interesse em ir, nunca aprendo nada” ou “evento é sempre igual”. Mas pera aí, será que, talvez, você não está fazendo algo de errado?? Quem faz o evento ser de relevância é você OU você. O evento pode ser o mais simples que for, o ponto mais importante é sempre entender o conteúdo que ele vai oferecer, o restante é mimo - e quem não curte um agrado né?!

Então separei algumas dicas para você, participante, tirar todo o suprassumo do evento, seja ele como for:

1.      Entenda o que VOCÊ QUER extrair do evento

Conhecer ou encontrar pessoas (vulgo networking), buscar conteúdo, ganhar visibilidade, gerar troca com outros participantes, experiências ou dar um up na motivação?!

2.      PESQUISE tudo que vai ter no evento

Seja no hotsite ou página na rede social, entender o que o evento tem como objetivo/conceito, pesquisar sobre os palestrantes/marcas(stands) e ir mapeando quem/o que você quer ver. Leve essas anotações com você, ela será seu guia para o dia.

3.      NÃO ter vergonha

Sempre falo que um não você já tem, então porque o medo de ir dizer um oi ou perguntar alguma coisa?! As pessoas podem ser mais solicitas do que você pensa. Vá e se apresente, explique o que quer em poucas palavras e seja convicto, lembre-se que tempo é precioso.

4.      FOCO

Sim, foco é para tudo na vida. Junte todas essas dicas, vá com as anotações, leve um caderninho para anotar tudo o que você precisa durante o evento. Procure chegar no dia e ir direto nos pontos que você mapeou, depois você vai conseguir ver o restante do evento mais relaxado e com a cabeça mais aberta para conhecer novas oportunidades.

5.      FOLLOW UP

Não adianta você fazer tudo isso e não dar atenção ao pós evento, saiba que ele é tão importante quanto o pré. Os contatos e conteúdo que você obteve, só vão ter algum significado se você fizer um follow up, seja mandando um e-mail/mensagem ao contato que você fez ou continuar pesquisando e usando no seu dia a dia o tema “x”.

Essas são as etapas que eu faço quando vou em um evento, claro que você pode adapta-las para a sua realidade. Mas tente fazer, pelo menos uma vez, essas “regrinhas” e potencialize a sua experiência nos próximos eventos. Entenda que:


O planejamento das suas atividades e foco no que ou aonde você quer chegar é um ciclo sem fim.
Edson Mackeenzy

Escritor, Educador, Especialista em investimento em Startups, Autor Best Seller com 4 livros publicados, Membro de conselhos consultivos. Ajudo negócios a captar investimento e crescer globalmente.

5 a

Preparação é a chave do negócio. 

Bom texto e ótimas dicas, com certeza colocarei em prática a partir de hoje.

Karina Chiarelli

Gestão de Projetos | Marketing

6 a

Ótimas dicas! Depende somente de você fazer o evento ser de relevância ou não, por isso, complementaria o follow-up me perguntando: o que eu devo fazer de diferente para que no próximo evento os resultados sejam melhores? Sempre podemos conseguir melhores resultados!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos