5 dicas para ser encontrado no LinkedIn
Olá, vou deixar 5 dicas para ser encontrado no LinkedIn e se destacar dos demais usuários da rede, pois um perfil completo faz toda diferença.
O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com 756 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.
O Brasil está em terceiro lugar em número de usuários cadastrados na plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia, são aproximadamente 60 milhões de brasileiros usando o LinkedIn.
Segue as dicas:
1- Url
O LinkedIn cria a url com seu nome e sobrenome e alguns caracteres tipo letras e números, que além de ficar esteticamente feio, prejudica as pesquisa para te encontrar na rede.
A Url personalizada ajuda muito o mecanismo de busca, pois deve conter o seu nome e sobrenome e ou alguma palavra chave que escolher.
Dica: no botão pesquisar do aplicativo do LinkedIn no celular tem a opção de gerar um Qr code, que temos a opção de salvar e mandar para nossos contatos e ou colocar no currículo com atalho para nosso perfil.
2- Título
O título tem que representar seu objetivo na rede e que você fez ou faz hoje.
Se trabalha em compras por exemplo e seu objetivo for permanecer nessa área de atuação o título tem que ser condizente.
Dentro de setor de compras, poderíamos destacar palavras-chave tais como: compras, suprimentos, supply chain, negociação, strategic sourcing...
Poderíamos destacar também cargos tais como: comprador, comprador sênior, coordenador de compras, gerente de suprimentos, especialista em compras...
Nesse sentido imagina um título:
Comprador Sênior | Suprimentos | Negociação
Gerente de Suprimentos | Strategic Sourcing | Gestão de Estoque
Coordenador de Compras | Supply Chain | Logística
Dica: Use sempre esta barra em pé " | " com espaço antes e depois, pois passará uma sensação de ordem e organização.
3-Imagem de Fundo
A imagem de fundo tem que ter uma relação direta com o que você faz e o objetivo na rede.
Tem que haver uma sinergia entre a imagem de fundo, a Url personalizada, o título e a foto de perfil.
A foto de fundo tem que passar seu objetivo na rede, para quem está vendo seu perfil identificar logo na primeira vista.
Recomendados pelo LinkedIn
Por exemplo se trabalha com Suprimentos e ou Compras, a imagem tem que estar relacionada com seu ramo, conforme anexo abaixo. Observe que ao bater o olho na foto identificamos o setor que a pessoa trabalha e ou objetivo.4- Foto de Perfil
Foto de perfil é algo complicado para comentar, pois é muito pessoal e temos que tomar todo cuidado ao comentar a respeito. Então vamos fazer o seguinte, vou dar umas dicas e você verifica se serve para o perfil, ok.
Dicas de foto de perfil:
· Escolha um fundo liso e de preferência claro, para destacar a pessoa e não o ambiente;
· Um local iluminado faz toda diferença e se for luz natural então, nem se fala;
· Prefira roupas do seu cotidiano, por exemplo se trabalha de camisa polo tire a foto dessa forma. Gosto de trabalhar de social, então use social, pois quando usamos roupas que estamos acostumados a foto fica mais natural e passa autenticidade;
· Homens, se for tirar foto de terno por exemplo, não pegue aquela foto de casamento ou batizado, pois vai ficar evidente que não é uma foto profissional, pois esses eventos sempre tem muita coisa polindo o cenário tipo: luzes, arranjos de flores, taças de bebida...
· Mulheres, cuidado com os excessos: maquiagem, brincos e colares, roupas extravagantes, queremos passar uma imagem profissional e as vezes menos é mais.
· Se for tirar uma foto em casa, peça para alguém tirar, pois é mais fácil de corrigir detalhes, tipo: postura, enquadramento, sorriso.
· Evite selfie, pois vai ficar aparecendo aquele braço curvado característico e a postura geralmente é comprometida;
· Podemos optar por uma foto profissional de estúdio e não se preocupar tanto com os detalhes, porém tem um custo.
5-Setor
O setor que estamos inseridos na plataforma é de extrema importância para o mecanismo de busca.
Por exemplo: se trabalhamos com compras o setor correto é Logística e Cadeia de Suprimentos.
Agora imagina a seguinte situação, começamos a trabalhar como comprador em uma construtora, o setor mudará para construção civil e não tem nada a ver com suprimentos/compras.
Se não apontarmos para o LinkedIn qual o nosso setor ele vai puxar o do nosso emprego atual.
São detalhes e observações simples que fazem toda a diferença no perfil e no mecanismo de busca do LinkedIn, pois queremos ser encontrados e receber propostas, oportunidades, seguidores e um perfil bem montado faz toda a diferença.
Veja mais posts relacionados ao Linkedin no Blog.
Se quiser aprender mais sobre métricas do LinkedIn como SSI, tem um curso na Udemy ou se preferir algo mais especifico faço mentoria em perfis.
Alex Silva
Sales Coach
3 aMuito bom!!
Gerente de Logística I Gerente de Operações Logística I Especialista em Logística I Liderança I E-commerce I Green Belt LSS I Distribuição I Armazenagem I Estoque I Wms I Supply Chain Management I Professor I Consultor
3 aExcelente dicas!!!