5 Dicas Profissionais que Todos Deveriam Conhecer

5 Dicas Profissionais que Todos Deveriam Conhecer


5 Dicas Profissionais que Todos Deveriam Conhecer

  1.  Não acredite em números mágicos, como “7 Passos para ser Milionário”, “Os 11 Hábitos para Ter a Grana do Bill Gates” ou “19 Maneiras de Conquistar sua Fortuna”. Todo e qualquer processo de crescimento é complexo, com diversas variantes e dependem de vários aspectos e indagações prévias. Algumas dessas questões são fundamentais e o alicerce para se iniciar alguma busca produtiva: quem é você? Para onde você quer ir? O que você espera da sua vida? Sem essas premissas de conhecimento básico (mas dificílimas de responder) não há como sair do lugar. Afinal, para que adianta um bom vento, se o marinheiro não sabe sequer para onde quer ir?
  2. Existem muitas pessoas que se dizem profissionais, mas, em verdade, não tem a menor ideia do que estão falando ou fazendo. Por outro lado, existem profissionais que realmente estudaram, continuam estudando e querem verdadeiramente oferecer técnicas e aprendizados importantes para aqueles que tem interesse em ouvir e evoluir profissional ou pessoalmente. Portanto, escolha bem os seus gurus e as mentes brilhantes que você pretende seguir. Elas existem, mas são mais ou menos como joio no trigo, tem que separar.
  3. Para questões fundamentais humanas, não há como se vender um prato feito para a fome do crescimento profissional. Como dizer que “Os Cinco Passos para Virar Magnata” podem servir tanto para o João Brasileiro da Silva, para o John American ou para o Yan Quon Chang que mora na China? Impossível dar crédito a soluções prontas e generalistas. Assim, busque métodos, textos, livros e informações que fazem sentido para você e desconfie das indicações muito genéricas.
  4.  Existem poucos conselhos que servem para todos, mas creio que alguns podem ser exceção. Um deles é: quer ter sucesso? Então trabalhe, tenha perseverança, disciplina e foco. Tem uma frase que já foi atribuída a vários autores, cada vez mais cliché, que diz: “Quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho”. Então, não parece confiável atirar-se em supostas soluções pautadas em facilidades, poucos esforços, tipo “Fique Rico em 30 Dias”. Ah, para com isso! Ou então, meu caro, jogue na loteria como seu principal plano de crescimento profissional.
  5.  A última dica é a seguinte: nada do que foi dito acima pode fazer sentido para você. O que eu penso como sucesso deve ser totalmente diferente do que você pensa como sucesso. Quem tem mais felicidade e êxito: o milionário top 100 da Forbes, o voluntário do “Médico Sem Fronteira” na Síria ou um monge andarilho no Nepal? Quantas comparações inúteis como essa poderíamos fazer aqui? O fato é que a moderna sociedade impõe e vende às pessoas dezenas de “ideais” e “caminhos” para a felicidade e o sucesso, que na verdade podem ser uma via expressa, rápida e direta para o aterro sanitário da sua vida. Portanto, tudo que nos é apresentado como solução ou problema, como bom ou ruim é relativo e somente poderá fazer sentido para cada um de nós individualmente a partir do momento em que descobrirmos, ainda que parcialmente, o nosso verdadeiro “eu”. Assim, a tarefa ficará bem “fácil”: primeiro descubra quem você é de verdade. Depois, persiga seus ideais profissionais que o sucesso certamente virá.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo Valed Perry Filho

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos