5 Dicas rápidas para uma ótima entrevista de emprego.
Saiba cinco dicas de como se comportar numa entrevista de emprego e aumentar as chances de ser selecionado.
Em minha trajetória profissional tenho participado de alguns processos seletivos, principalmente na fase de entrevista técnica. Na organização em que trabalho, quando uma vaga de emprego é aberta, uma empresa de recrutamento faz a seleção de candidatos com base nas competências solicitadas. Em seguida, é realizada uma dinâmica de grupo, e na fase final, uma entrevista técnica.
Assim, compartilho umas dicas para aumentar a possibilidade de sucesso em entrevistas desse tipo.
Suponhamos, por exemplo, que três candidatos cheguem a etapa final com possibilidades de serem selecionados. Alguns detalhes servem para desempatar o jogo durante a entrevista:
1. Entusiasmo
O entusiasmo é o ponto mais importante numa entrevista. Estar entusiasmado é estar empolgado, passando um vibração positiva e de alegria. Candidatar-se a um emprego é na verdade um processo de negociação, portanto procure se valorizar. Aparentar uma imagem de “coitadinho” é se posicionar de forma inferior. Seu entrevistador pode até se solidarizar com sua história, mas vai escolher para sua equipe aquele que passa uma energia positiva, que tenha brilho nos olhos e fala com entusiasmo sem parecer encenação .
2. Conhecimento da empresa
Se você já sabe qual é a empresa que está selecionando, trate de buscar conhecer o lugar que você vai trabalhar. Isso demonstra interesse em fazer parte da equipe e não apenas no “emprego” que você está “precisando” muito.
3. Habilidade de comunicação
Seja claro ao falar. Uma boa comunicação é o ponto inicial para o processo seletivo. Caso surja uma pergunta muito técnica, é preferível você informar não tem muito conhecimento sobre o assunto, mas que ficou curioso e vai se informar. Não tente se aventurar numa zona cinzenta e se enrolar, pois todos perceberão. Além disso, fique atento aos seguintes pontos:
- Não use termos como “querida” e “meu bem”. Transmite falsa impressão de intimidade.
- Saiba quais seus pontos fortes e fracos e o que almeja sobre sua vida profissional
- Evite respostas longas, mas também não seja monossilábica
- Não minta. Mentira tem pernas curtas e será descoberta.
- Nada de falar mal das empresas onde trabalhou
- Por fim, esteja preparado para responder por que você é o candidato ideal para a vaga.
4. Pontualidade e aparência
Chegar no horário é importante, isso demonstra comprometimento com o processo. Já uma boa apresentação é fundamental para criar empatia, mas cuidado para não exagerar. Por isso é importante se informar sobre a empresa para escolher melhor que roupa usar.
5. Cumprimento e aperto de mão
Sua linguagem corporal está sendo acompanhada. Assim, faça o cumprimento firme com um sorriso, use tom de voz equilibrado, faz contato visual e não baixa a cabeça ou cruze os braços. Procure não olhar para o relógio, não roer unhas e desligue o celular.
Leia outra postagem sobre o tema: “Não colocar num currículo: Dicas rápidas” no link abaixo:
FONTE: Revisa Exame