5 dicas valiosas para quem está procurando emprego no LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social de trabalho no mundo e apesar disso ainda é pouco explorada.
Serve para a gente fazer contatos, estar mais próximo do emprego dos sonhos e conseguir realizar uma recolocação.
Mas, como toda comunicação é construção, as coisas não acontecem do dia para a noite. Tem que ser ativo por aqui também.
Aqui embaixo vou passar cinco dicas essenciais para quem quer investir seu tempo e energia em busca do seu novo emprego.
Compartilhe esse texto com quem precisa.
1) Capriche no seu perfil
Da mesma fora que um feed bem montado no Instagram chama a atenção, textos bem elaborados no Face também, não adianta somente colocar suas experiências profissionais no LinkedIn e os recrutadores adivinharem que você é um bom profissional
NUNCA coloque que você está em busca de recolocação profissional lá onde fica seu nome (tem lugares específicos para você informar isso), ao invés disso, coloque a função que você está em busca.
Desenvolva suas experiências ressaltando os seus pontos fortes e lembre de ações que você fez um bom trabalho e o resultado positivo que teve com isso.
2) Seja ativo na rede
Vejo que aqui tem tanta coisa legal para ser conhecida.
Não podemos nos limitar a acompanhar conteúdo somente da nossa área, mesmo porque as empresas cada vez mais estão exigindo que você tenha uma visão mais macro de todo o processo. Isso facilita muito a comunicação compreensão das necessidades das outras áreas.
Sempre tem algo a aprender ou a ensinar. E isso tem que ser explorado. Compartilhe informações, converse com outras pessoas, faça com que essa experiência seja válida para você e para as outras pessoas que você está mantendo contato.
3) Faça conexões
Minha vida profissional inteira trabalhando na área financeira/ contábil me fez entender o quanto ainda somos fechados para o networking.
E ultimamente, venho entendendo cada vez mais o quanto isso é essencial e necessário não somente para quem está em busca de emprego, mas para todas as áreas de nossa vida.
Conhecer pessoas, estar em eventos (pós pandemia, lógico), se fazer presente é fundamental para quem quer obter conexões que podem ser muito úteis no futuro, como nós podemos ser também.
4) Ajude quem precisa
Não é porque você está precisando de ajuda que não pode ajudar os outros.
Como eu disse, aqui vivemos de troca. O que não serve para você de repente, serve para outras pessoas que estão na mesma situação. E eu sinceramente acho que o que emanamos recebemos de volta.
Então, por que não recebermos solidariedade, empatia, companheirismos? Todos nós precisamos.
5) Tenha resiliência
Essa é a palavra que mais está sendo dita ultimamente pela situação com a qual estamos passando. Tudo é um ciclo. Tanto as coisas ruins quanto as boas.
Cabe a gente ter a maturidade o suficiente de aprender com cada uma das situações para sermos pessoas melhores a cada dia.
Acordamos ansiosos e dormimos ansiosos desejando que tudo seja resolvido em um estalar de dedos e estamos aprendendo na "marra" que não é assim que funciona.
Insistência, constância, respirar fundo e seguir em frente dia após dia são ações que precisamos obter para seguirmos os nossos objetivos. E tudo bem desanimar, ok? No dia seguinte a gente levanta a cabeça e segue em frente.
Estou, como muitos, na luta diária de estar no mercado de trabalho novamente e resolvi escrever esse artigo para quem, como eu está em busca de recolocação.
Depois de muita pesquisa, observação resumi o que estou aprendendo nesse período e resolvi compartilhar.
Gostaria que quem lesse esse artigo pudesse colocar outras dicas para enriquecermos esse texto e ajudar mais e mais pessoas.