5 erros comuns em projetos
Trabalhar com projetos é um tanto quanto desafiador, suas ferramentas, o temperamento do ser humano, negociações, prazos e famoso “dá para incluir mais isso aqui?”. Hoje temos uma gama imensa de sistemas e métodos que cercam o escopo de forma eficiente para que esses percalços não aconteçam, porém existe o fator cultural do brasileiro que não está em manual nenhum, que é o famoso jeitinho.
Para evitar erros primários, listei 5 erros muito comuns de quem inicia o projeto confiando na intuição.
- TERMO DE ABERTURA
O termo de abertura é o registro da ciência dos patrocinadores ou da instituição, sobre quais serão os próximos passos e aspectos gerais do que será entregue. É comum que inicie para ver o que acontece.
- ORÇAMENTO
O valor estimado terá um tempo para ser executado. Quanto maior a dispersão desse tempo mais variáveis devem ser incluídas como “gordurinha”, por exemplo a variação cambial, inflação ou até eventuais trocas de pessoal durante sua execução. Superestimar também pode tirar a credibilidade do seu projeto, quando puder, fracione em etapas e colha resultados antes de seguir.
- DEFINIÇÃO DE PAPEIS
O que não tem “dono”, não é de ninguém. O que não se mede, não se gerencia! Puro e simples assim. A definição de tarefas papeis, funções e cronograma claros, diminuíram as chances de retrabalho, tarefas feitas pela metade e aumenta a qualidade na entrega.
- EMOÇÕES
Sabemos que quanto mais complexo o projeto, mais pressão por resultados e nisso o clima da equipe pode ser comprometido. Por isso as pequenas comemorações são tão importantes, feedbacks assertivos e destacar pessoas com perfil condizentes às tarefas.
- REGISTRO DE INFORMAÇÕES
Além do que está sendo gasto, é importante que se estabeleça uma comunicação assertiva do andamento, eventuais problemas e um dos registros que mais gosto que são as lições aprendidas. Eventuais erros acontecem, mas se a equipe se sentir acolhida pelo líder, no sentido de não o esconder (o erro), poder aprender com ele ou não repetir o que o outro fez, são alguns exemplos de como seu projeto pode evitar desgastes.
Boa parte do que se executa em uma empresa, pode ser encarado como projeto e conhecer as ferramentas dará a oportunidade de melhoria contínua, criatividade e principalmente mapear atividades para gestão do conhecimento de processos para retenção atividades que são primordiais ao seu negócio.
A Consultoria Ponto C, oferece treinamentos sobre medida para você e sua empresa, conheça mais sobre nosso curso: Neurolinguística aplicada a projetos: Alavancando resultados, saiba como evitar esses erros e rentabilizar com projetos inovadores!