5 Estratégias para Você Conseguir Avançar na sua Carreira

5 Estratégias para Você Conseguir Avançar na sua Carreira

Marcelo (nome fictício) não conseguia entender o anúncio feito pela manhã na empresa.

Agora seu novo gerente seria alguém vindo de outro departamento, e seu gerente atual iria deixar a equipe para assumir novos desafios. Ele se fazia duas perguntas:

  • Por que nenhum dos atuais coordenadores foi promovido a gerente?
  • Por que Marcelo, um dos coordenadores, sequer soube o que aconteceria e não teve a chance de demonstrar interesse?

A resposta é "Sim, Marcelo teve a chance de demonstrar interesse, ambição, iniciativa, e muito muito mais."

Todos nós temos essa chance todos os dias. Só fica surpreso com a situação quem aceita “tirar o pé” do acelerador.

Não deixe isso acontecer na sua carreira; decida demonstrar sua garra todos os dias. Decida demonstrar hoje mesmo a que veio. Aqui está minha lista para você saber por onde começar:

5 Estratégias Fundamentais para Você Desenvolver sua Reputação, Conquistar seu Espaço e Avançar na sua Carreira.

 

Registre suas Metas e seus Resultados. Mantenha um histórico dos resultados que você obteve, não apenas no sistema de avaliação de desempenho, mas em um arquivo pessoal onde você possa observar seu progresso e como você tem sido avaliado.

Além disso, registre nesse arquivo suas metas na empresa (por exemplo, Lead Time ou % Defeito) e também suas metas pessoais (Negociar com sucesso um aumento, ou liderar uma iniciativa importante). Registrar metas e resultados é muito útil em dois aspectos importantes para você planejar e negociar seu futuro na empresa:

  • Rever suas metas contra os resultados obtidos, ao longo de vários trimestres e anos, é um exercício revelador e indica quais habilidades você concretamente possui
  • Manter seu registro atualizado faz dele uma das ferramentas mais poderosas no momento de negociar suas oportunidades de crescimento na empresa

 

Seja uma Referência em sua área de atuação. Pode ser difícil se você não gosta do que faz, então o complemento da estratégia é atuar em uma área onde seus talentos são fortes e seu interesse é grande. A estratégia é criar Autoridade na sua área:

  • Sendo competente tecnicamente
  • Contribuindo para a visão de futuro da empresa e da sua área
  • Liderando a necessidade de mudança, ou seja, trazendo inovação para a empresa

A estratégia de ser uma referência e criar autoridade gera visibilidade positiva, ao passo que tentar fazer “marketing pessoal” sem muita habilidade pode gerar uma visibilidade negativa para você. 

Encontre um Mentor. Diversos estudos revelam que entre 70% e 80% das promoções nas grandes empresas foram para profissionais que conseguiram o apoio ou orientação de um mentor na mesma organização.

Quero enfatizar bem: não são profissionais escolhidos por qualquer capricho; são profissionais que conquistaram a confiança de líderes com quem tiveram afinidade de ideias ou interesses comuns, desenvolveram este relacionamento proativamente, e acabaram ajudando/sendo ajudados de alguma forma. Mérito do profissional em encontrar o mentor e nutrir o relacionamento com ele.

Grandes empresas têm programas de mentoring, e sugiro fazer tudo para conseguir ser um mentorando nestes programas. Imagine poder fazer perguntas a alguém que pode compartilhar anos de experiências que você não viveu ainda.

Caso sua empresa não possua um programa de mentoring ou você não tenha êxito em participar do programa, a sugestão é buscar ajuda de um coach que tenha afinidade com o objetivo que você tem na carreira.

 

Peça mais Responsabilidades. Você gosta da área que atua? Ótimo, você tem uma reserva de entusiasmo e motivação. Você se tornou competente no assunto? Excelente, você faz um trabalho de qualidade. Você é autogerenciável? Perfeito, pois atende prazos e se equilibra entre diferentes projetos e responsabilidades.

Se o seu objetivo é crescer na sua área, você precisa demonstrar mais entusiasmo, qualidade e gestão de prioridades do que os outros. A melhor forma que conheço é simplesmente pedir mais responsabilidades.

Seu líder tem um problema importante e não tem recursos para resolver? Faça uma lista de sugestões de como atacar o problema e converse com ele, oferecendo ajuda. Você ganha pontos com o líder, ganha novas experiências, ganha respeito (e mesmo um pouco de inveja) dos colegas de trabalho.

Se você ainda tem algum receio de pedir mais responsabilidades, eu pergunto: por que não? O que impede você de ter sucesso fazendo mais? O tempo irá passar do mesmo jeito... o mês vai passar, o ano vai chegar ao fim... o que você poderia aprender de novo mas não aprendeu por medo da responsabilidade? 

Desenvolva Competências. Imagine que você está assumindo o cargo que gostaria. Anos de esforços, superando obstáculos e abrindo portas para finalmente ser reconhecido e assumir novas responsabilidades.

Quais são essas responsabilidades? Não me refiro exatamente à descrição do cargo, mas ao papel que o líder precisa desempenhar. Ele precisa manter o sucesso obtido pela organização e aos poucos inovar com novos serviços e produtos, ou a prioridade é recuperar um departamento afetado por problemas de gestão, renovando a moral da equipe e mudando o que não está funcionando?

Entender o papel que você precisa desempenhar é a base para priorizar também as competências a desenvolver. Não buscar entender bem o papel do novo líder é um erro estratégico do qual trato mais a fundo neste outro artigo.

Além disso, pode existir uma grande oportunidade: a falta de uma competência específica no time que você atua hoje. Se está fazendo falta, e você pode suprir esta competência, esse é um nicho no qual você pode demonstrar valor e ser percebido na organização.

"A maioria das pessoas deixa a Oportunidade escapar, porque ela veste macacão e tem aparência de Trabalho" - Thomas Edison

Essas 5 estratégias ajudam você a construir o seu Case de Sucesso para crescer na carreira e convencer sua empresa a apostar em você. Especialmente se o seu líder atual tem um histórico de promover pessoas na equipe.

E quando seu chefe é do tipo que esconde o seu trabalho, ou pior, faz tudo para ficar sozinho com os créditos do que você faz? Vou escrever outras 5 estratégias adequadas a essa situação em um post futuro. Fique atento e acompanhe!

Se você gostou desta publicação, clique no botão “Seguir” no início da página para continuar recebendo artigos sobre os temas que escrevo com prazer: crescimento profissional, professional branding, estratégias de carreira, planejamento estratégico, liderança, influência e negociação em ambiente corporativos.


Mais sobre o Autor:

Alexandre S. Nunes

Consultor e Gerente de Projetos, Certificado Lean Six Sigma Black Belt, e membro das associações PMI e ASQ. Coach Executivo certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, ex-aluno do MBA Executivo da FIA/USP e Engenheiro Eletricista formado pela UNICAMP. 

**********************

Leia também no Linkedin:

Um Motivo Crucial pelo qual seu Colega foi Promovido e Você Não

Seu Inimigo Número 1 que Impede Você de Avançar na Carreira

Você Pode Não Perceber Mas Está Desperdiçando seus Talentos

Jeferson Heil

LATAM PMO Manager Core IT na Brenntag

9 a

Parabéns Alexandre Nunes, excelente artigo.

Carlos Alberto

Prestação de Tarefa por Tempo Certo (PTTC) no Exército Brasileiro

9 a

Muito bom! A evolução intelectual do ser humano, tem que ser constante!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre Nunes, PMP, CSCP, MBA

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos