5 Estrelas
Tive a honra de receber um livro autografado pelo comentarista do Sportv, PVC. Ele lançou, pouco antes do atual vexame na Copa o livro: 5 Estrelas, a conquista do Penta. Sabemos como é difícil disputar um campeonato desses. Mas a leitura mostra, ao contrário dos atuais fiascos, que existem caminhos para isso. Extrai algumas lições que podemos trazer para nossa vida cotidiana e corporativa.
O Pareto é uma realidade.
Ele não cita no livro sobre Pareto e suas implicações. Mas o livro fala sobre 5 profissionais fora de série: Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Cafu e Roberto Carlos. Dos 22 jogadores na Copa, 5 eram extraordinários - ou seja 20% do elenco.
Para quem não está familiarizado com o termo: Vilfredo Pareto foi um economista e sociólogo do seculo XIX . Muito interessado no tema da distribuição de terras na Itália coletou centenas de dados e encontrou um curioso padrão: 80% da terra pertencia a 20% da população. Tudo muito concentrado. Curioso, Pareto foi alem. Encontrou outro padrão no quintal de sua casa. Com ervilhas. E por ai foi. Esse padrão é chamado hoje de Princípio de Pareto ou regra 80-20. Claro que tem exceções. Gênios como Pelé e Messi as vezes resolvem tudo sozinho. Mas cisnes negros. Mas Pareto está aí nos nossos dias.
Em muitas empresas, menos de 20% dos clientes respondem por 80% da receita. Em grande parte das lojas, 20% dos funcionários "carregam" os outros 80%. Você usa 20% das roupas de seu armário, pelo menso 80% das vezes....e por aí vai...Ache seus 20% de profissionais se você lidera seu negócio ou for um formador de equipes. Esteja fora dos 80% se quiser se destacar na vida.
A confiança na equipe e o espírito de família.
Pvc narra a saga que foi a chegada da nova liderança no comando da seleção. E suas primeiras palavras firmes de que chegariam lá, pois acreditava muito nos jogadores que dava uma chance - e era retribuído pelos liderados. Sempre defendendo abertamente sua equipes, contra tudo e contra todos cunhou o termo "família Felipão". Se você, líder, conseguir criar uma clima de família - com brigas, sim mas espírito de luta conjunta - você esta no caminho claro de atingir suas metas.
Recomendados pelo LinkedIn
Tem as estrelas dos 20%, mas tem aqueles que estão começando e merecem uma chance.
Como colocado acima, o Pareto é uma realidade, mas coadjuvantes também ganham Oscar. O livro mostra a coragem que Felipão teve a chamar o jovem e praticamente desconhecido Kleberson, do Atletico Paranaense, apos conversar com o técnico do time (em Curitiba - o saudoso Mario Sérgio) pouco antes do embarque. E o menino foi fundamental para dar segurança defensiva para os craques. Deixou Marcos do Palmeiras no gol, mesmo sem experiencia internacional. Foi malhado por todos, e peitou as críticas.
Tem um craque na suas equipes, mas é mala, se acha e desmancha clima. Deixe fora.
O livro narra a coragem do líder de não convocar Romário - artilheiro do brasileirão do ano. Casos de insubordinação - e até cirurgias que não existiram para não jogar alguns jogos (o famoso atestado). Com isso blindou seu elenco e voltou com a glória. Blinde seu time de negócios isolando a mala que se acha o leão da floresta.
Comprometimento com o objetivo.
PVC coloca que em vários momentos a liderança deu em entrevistas o que precisavam fazer e qualquer era o objetivo claro daquele time. De uma visão compartilhada para sua equipe, acredite, encoraje e peite quem não acredita no seu planejamento. E execute junto a sua nova família. Ah e uma curiosidade que não sabia. Foi a única seleção desde 1930 que ganhou os 7 jogos numa campanha, nem empate e nem derrota e foi bicampeã.
E antes que apareça alguém dos 80% aqui falando...mas em outra Copa teve o 7x1. Como conversado como escritor. Existe algo chamado momento. Existe algo chamado imprevisibilidade - as vezes você monta um belo plano de ação que o resultado não vem. Existe algo chamado não querer mudar por ter confiança de que o que você já fez basta e não precisa se atualizar...existe a vida para nos mostrar quem nem tudo é simples.
E existe aquele momento que você tem os 20% e tudo se encaixa.
Mas em 2023 teste esses preceitos na sua vida, em sua liderança, no seu dia a dia de trabalho, que sim, em algum momento você terá sua glória.