5 maneiras de sermos mais gentis no dia a dia
Eu gosto de falar sobre gentileza. Sei que é um assunto que cai nos famosos clichês, mas precisamos continuar conversando sobre ele. Porque as pessoas andam cada vez MENOS gentis. Até sem perceber. E se eu puder inspirar mudanças, pelo menos um pouquinho, eu já sinto que cumpri a minha missão.
A gentileza é uma palavra linda com um poder mais lindo ainda. Ela se espalha igual gota quando cai na água: um pequeno movimento que gera ondas e mais ondas de atitudes mais gentis. Por isso, trouxe algumas ideias de como você pode cultivá-la no seu dia a dia. Olha só:
Falando bom dia e perguntando se a pessoa está bem.
Mesmo se for alguém com quem você fala todos os dias, o simples ato de desejar um “bom dia” e querer saber como ela está já tem o poder de trazer pelo menos um pouco de energias positivas para os dois lados. Para mim, pelo menos, funciona! Aliás, eu aprendi isso quando trabalhava em uma agência com vários colegas e percebi que era uma cultura da empresa que todo mundo falasse “bom dia” quando chegava. O clima ficava melhor logo nas primeiras horas do dia, então decidi implementar na minha vida de uma maneira geral.
Entendendo que nem sempre os outros estão em um bom dia, rs.
Diversas vezes eu desejei meu “bom dia” e não recebi o mesmo de volta. Como uma pessoa meio sensível (talvez muito), isso às vezes me incomoda, mas procuro sempre lembrar que nós nunca sabemos totalmente o que está se passando na vida do outro. Pode ser que ele/ela tenha recebido uma má notícia ou dormido mal, vai saber. E essa é uma das muitas oportunidades que a vida nos dá de praticar empatia e respeito, mesmo para aqueles que não conseguem dar tudo isso em troca.
Oferecendo seus ouvidos caso a pessoa queira desabafar sobre algo.
É importante entendermos que dificilmente nós vamos saber exatamente o que o outro está vivendo. Mesmo que a gente tenha experiências parecidas, cada pessoa passa pelos momentos de uma forma diferente. Por isso, a melhor coisa que você pode oferecer são seus ouvidos e sua escuta ativa para quem você gosta e sente que está precisando desabafar. Vai por mim: muitas vezes, só falar que você está ali e que ela pode contar com você caso precise conversar já faz uma grande diferença.
Elogiando o trabalho do outro de tempos em tempos.
Esquecer o quanto somos bons no que fazemos é, infelizmente, algo muito comum. Eu, por exemplo, vivo tendo altos e baixos de autoestima, sobretudo profissional. E imagina que incrível você estar em um dia ruim e ouvir da pessoa que trabalha com você que ela adora seu trabalho e que algo que você fez está incrível? Nos dá um ânimo a mais pra continuar, não é mesmo? Por isso, sempre que possível, elogie o outro. Reconheça o que ele faz por você.
Tomando mais cuidado com a forma como você fala com as pessoas.
Como eu disse, sou uma pessoa sensível e me magoo facilmente quando alguém fala comigo de uma forma um pouco mais grosseira. Pra falar a verdade, eu detesto grosseria. Sei que de vez em quando as palavras duras escapam e que ninguém está livre da irritação do dia a dia, mas, ao mesmo tempo, busque prestar mais atenção na forma como você está falando com os outros. Será que as suas palavras não podem ser um pouco mais gentis?
Publicado originalmente no blog Reino das Palavras.
---
Ana Luísa de Oliveira
Sou jornalista, escritora e produtora de conteúdo freelancer. Por meio das minhas palavras, busco inspirar as pessoas a se conectarem com o que é importante para elas.
Para saber mais sobre vida freelancer, conheça meu podcast Universo Freela.
Para acompanhar mais textos meus, conheça meu blog, Reino das Palavras, e me siga no Instagram: @analuoliveira_.
Jornalista - Produtora de texto - Transcritora
3 aÉ isso mesmo: gentileza gera gentileza. Muito bom o seu artigo, Ana Luísa! Parabéns!
Case Manager
3 aMuito bom, Ana! Eu sempre tento dar o melhor de mim quando se trata de gentileza, pois penso como você sobre o assunto. Então foi bom rever como podemos transformar o nosso dia e, principalmente, o dia do outro, fazendo tão pouco. É simples, não custa nada, e faz um bem danado! ☺️
Comprador | Suprimentos | Strategic Sourcing | Procurement | Gestão de Categorias | Gestão de Contratos | Supply Chain | Tech | ESG
3 aMuito legal Ana! As pessoas andam tão armaguradas, indiferentes, preocupadas que estão esquecendo de coisas simples que fazem uma baita diferença no dia a dia. Obrigada por compartilhar 💖
Arquiteta de Marca Pessoal, Palestrante e Mentora | Mestre em Comunicação | Narrativa de Carreira | Branding Pessoal | Personal branding | Top 200 LinkedIn Brazil Creators & Top 50 Conteúdo de Carreira (ranking Favikon)
3 aClaro que você é, Aninha. Se eu tiver que ler 5 maneiras de ser mais gentil de alguém, esse alguém é você, que pratica o que fala. Aliás, já li e amei! =)
Especialista em Produtos Digitais Educacionais | Designer Instrucional | Designer de Produto | Facilitadora de Aprendizagem | Infoprodutora
3 aAdorei o post, Ana Luísa. Me tocou profundamente. Sinto que preciso praticar mais essa gentileza. Obrigada por compartilhar seu texto.