5 mitos sobre o Marketing de Conteúdo
No Marketing de Conteúdo encontramos dúvidas sobre como produzir conteúdos, onde divulgá-los e com qual frequência. Muitas questões se confundem com estratégias de SEO e de Marketing Digital. Nesse artigo abordo 5 mitos muito comentados no Marketing de Conteúdo.
Marketing de conteúdo é só criar blog
Quando falamos em marketing de conteúdo, logo pensamos na criação de blog. Nesse ponto estamos certos, mas devemos ficar atentos. A criação de um blog e o desenvolvimento de blog posts é uma das estratégias essenciais para o marketing de conteúdo. Mas não é só isso. O marketing de conteúdo vai além.
É possível desenvolver diversos conteúdos para diversos canais, personalizados e alinhados com a estratégia de marketing de conteúdo, ou seja, além dos blogs posts é possível criar materiais ricos como webinars e ebooks.
Marketing de conteúdo é sobre a minha empresa
Considerado um mito muito comum quando as empresas começam a trabalhar com marketing de conteúdo é achar que o marketing de conteúdo é sobre a empresa. Mas na verdade o marketing de conteúdo é sobre a persona, ou seja, é sobre os problemas, dúvidas, curiosidades e dores que a persona enfrenta e como a sua empresa pode oferecer informações e conhecimento necessário para resolvê-los. O objetivo é que o conteúdo ganhe credibilidade e influencie na decisão da compra.
As boas práticas do marketing de conteúdo nos ensinam como podemos educar e fidelizar o seu público de interesse de acordo com o seu segmento de mercado e estratégia de venda. É necessário que as pessoas conheçam a sua empresa antes mesmo de oferecer o produto/serviço, e que de alguma forma aquilo seja útil para ela.
Preciso publicar todos os dias no blog
Aquele velho ditado, mais qualidade e menos quantidade. Em uma boa estratégia de marketing de conteúdo, nem sempre a quantidade será o seu melhor resultado. Um conteúdo relevante a cada 15 dias pode ter muito mais resultado que vários durante o mês inteiro.
Manter uma periodicidade é importante, mas é preciso pensar como ela é feita, por isso é tão importante um planejamento editorial de postagens. Uma boa estratégia de conteúdo será um fator para somar positivamente em seus resultados, caso seja feito de forma correta, planejada e bem-feita.
Pense nisso: Menos pode ser Mais!
Preciso postar em todos os canais
Mais um mito a ser desvendado que entra no menos pode ser mais. Uma vez em uma palestra eu ouvi: “Não adianta ter todas as redes se eu não cuido bem de cada uma delas. “ Isso é verdade. Muitas vezes o seu negócio tem mais sucesso em um canal e menos em outro. O canal que tem mais sucesso pode ser explorado mais que o que tem menos.
Não é preciso ter todos os canais se não é feita uma boa comunicação. Eu sempre defendo que cada canal deve ter um conteúdo personalizado, mas é preciso ter uma estratégia bem-feita, análise de envolvimento e resultados através das análises das métricas de marketing.
Marketing de conteúdo é só uma estratégia de SEO
Marketing de conteúdo de fato não deixa de ser uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) porém não é só isso, vai muito além. Um conteúdo baseado em uma palavra-chave é um primeiro passo para rankear bem no Google e aumentar o número de visitas que podem ser os futuros leads. Porém o marketing de conteúdo vai além de uma estratégia de SEO. Pensando nisso, é importante sim que o conteúdo esteja otimizado para SEO, mas ele também precisa estar bem escrito, com as estratégias de persona e marketing bem definidas.
Analista de Mídia Paga | Inbound Marketing
5 aIncrível, Lê! Parabéns!