5 Motivos que levam os bons colaboradores a sair da empresa
Com a pandemia, a taxa de retenção dos colaboradores tem sido um constante desafio principalmente em determinados setores mais ativos. Numa fase em que somos desafiados a reinventar a forma como partilhamos cultura e valores da empresa, muitas são as empresas que se vêm aflitas no que toca a reter os seus melhores colaboradores.
A taxa de rotatividade de uma empresa é o reflexo do número de colaboradores que deixaram a empresa durante um certo período de tempo. Se a rotatividade aumenta constantemente, então claramente precisa de rever e tentar e decifrar as razões que levam os seus colaboradores a sair.
Descubra as cinco razões que levam os melhores a saírem:
1.Porque não é reconhecido o mérito
Por vezes os colaboradores que são promovidos nas organizações são promovidos não porque têm mérito no seu trabalho mas porque têm boas relações pessoais dentro da firma. Este tipo de acontecimento pode deixar pessoas competentes desmotivadas, que são aquelas que fazem as organizações avançar. Ver alguém a ser promovido que cometeu erros muito graves é sempre um factor de desmotivação para quem fez um bom trabalho.
2. Ausência de oportunidades de crescimento profissional.
O que a maioria dos colaboradores procura são oportunidades de crescimento e desenvolvimento da carreira. Uma empresa que não fornece espaço para o crescimento não será capaz de segurar seus funcionários por muito tempo.
3. Não sentem que o líder os inspire, ensine e desafie
Uma liderança inspiradora e exemplar é um dos factores mais relevantes para reter talento numa organização, e a falta disso também é muito proveitosa a afastar colaboradores. Ter lideres nos departamentos chave das empresas é fundamental para conseguir reter os melhores.
4. Não sentem que têm voz na organização
O poder para influenciar e mudar dentro de uma organização é um factor determinante para manter uma equipa motivada. Por norma, as pessoas talentosas têm ambição, essa ambição deve ser alimentada para se poder manter as pessoas por muito tempo
5. Sentem que são mal remunerados
Será sempre difícil manter pessoas durante muito tempo se forem significativamente mal remuneradas em comparação com o mercado. A remuneração funcionará sempre como um balanço: Quanto mais tivermos nos primeiros 4 pontos, menos vamos ter que ter na remuneração e vice-versa.
Esteja atento às suas pessoas, mantenha conversas regulares com as suas equipas e avalie o seu nível de satisfação.
Innovation Director @IPN Instituto Pedro Nunes Teacher and Speaker || Passionate about Startups and Innovation
4 aExcelente artigo Miguel Pina Martins! Tenho falado com bastantes founders e CEO's que estão a sentir este desafio. O "desligamento" e a falta da conexão espontânea no local de trabalho, faz com que tenhamos de ter maior focus na cultura e no sentimento de pertença.
People Person
4 acontra-intuitiva, essa ideia de que a retenção é mais desafiante com a pandemia. esperaria o contrário. têm números?
--
4 aSimplesmente a realidade! Perfeito!
Pequenos Detalhes para Maiores Resultados
4 aPosso ajudar?