Contribuo com Empresas a Potencializar seu Desempenho com apoio da Tecnologia | Sales Executive | Key Account Manager | Customer Experience | Tech Sales
Explore as tendências do Marketing Digital para ampliar a aquisição de clientes em 2016 e impulsionar seus negócios
Atualmente os consumidores esperam que as Marcas tenham personalidade, assim como as pessoas, e exigem que as empresas encontrem maneiras de conectarem-se verdadeiramente com suas necessidades, seja através da customização de produtos, serviços ou através de engajamento em tempo real, no momento certo e em todos os canais de comunicação. Desta forma, torna-se imprescindível conhecer as tendências do marketing digital que podem auxiliar na aquisição de mais clientes e, consequentemente, favorecer o crescimento dos negócios em 2016.
Seguem cinco destas tendências que podem ajudar você e sua empresa neste cenário:
1. O crescimento do consumo de vídeo online
A faixa etária de 18 a 24 anos está se tornando cada vez mais difícil de atingir através dos canais tradicionais, como a televisão. Entre os segundos trimestres de 2011 e 2015, a visualização de programas na televisão deste público diminuiu quase oito horas por semana. Com a atenção dos jovens voltada a músicas, programas e filmes transmitidos na Cloud por streaming, a tendência é de que o consumo de vídeo online cresça ainda mais em 2016.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Nielsen, 64% dos profissionais de marketing esperam que vídeos online dominem as suas estratégias a curto prazo, já que o consumo de vídeo streaming vai corresponder a 80% do tráfego de toda a internet em 2019. Muitos canais estão disponíveis para publicação de vídeos, tais como Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat. Definitivamente 2016 é o momento certo para empresas entrarem nesta tendência e testarem os vários canais e formatos para determinar qual oferece o maior retorno sobre gastos com publicidade.
2. Ferramentas para mensurar resultados de campanhas nas Redes Sociais irão desempenhar um papel ainda maior para para veiculação de ações em massa.
Quando se trata de avaliar a performance da sua marca ou serviço nas redes sociais, não basta apenas saber o que dizem e o quanto dizem sobre você. Existem diversas métricas que podem ser exploradas e utilizadas para medir o seu desempenho nas redes sociais (e não apenas para auxiliar no atendimento ao cliente) além de fornecer dados que sejam estratégicos para o negócio.
Há na web várias ferramentas gratuitas e pagas para monitoramento de redes sociais que oferecem diferentes análises e que podem auxiliar na produção de seu relatório de monitoramento, nas tomadas de decisão em relação aos concorrentes, na produção de conteúdo e na criação de novas estratégias para suas redes sociais. Algumas delas são:
Convertro Ferramenta multi-touch de mix de marketing. Usa um algoritmo inteligente que considera milhares de variáveis para definir quais decisões seus consumidores podem tomar. Os resultados focam nos KPIs de vendas, ROI, lucro, ou personalizado.
Iconosquare Esta ferramenta oferece o que há de melhor sobre dados de Instagram, uma vez que a própria rede social não possui um painel analítico. Através do Iconosquare você pode verificar seu histórico de fãs, o volume de curtidas e comentários e até o número de pessoas que não são seus fãs, mas chegaram até suas fotos graças a atividades de terceiros.
Followerwonk Oferece uma análise detalhada sobre os seus seguidores do Twitter, como palavras-chave mais utilizadas, relevância social, quantas vezes divulgam links, quantas vezes retuítam seu conteúdo, quando estão online, quais as linguagens mais utilizadas e em quais lugares do mundo estão localizados.
Google Analytics Além de ser a principal ferramenta para análise e desempenho de sites, o Google Analytics também oferece diversas métricas voltadas para o social, como a quantidade de visitantes que chegou ao seu site a partir de cada rede, ou quais blogs trouxeram mais acesso para a sua marca, por exemplo.
HowSociable Digite o nome da sua empresa ou produto nessa ferramenta e receba um ranking social dos últimos 7 dias no Facebook, LinkedIn, Youtube e Twitter.
3. Mobile não é uma opção; é uma necessidade
Segundo a Gartner Research, até 2020, 25 bilhões de dispositivos vão gerar dados sobre quase todos os temas imagináveis. Haverá uma grande quantidade de informação, mas dar sentido a eles será o diferencial. As empresas que aproveitarem o poder proveniente desse universo de conteúdos irão ultrapassar seus concorrentes neste segmento.
As tendências em marketing e tecnologia de 2016 envolvem mobile marketing, sejam aplicativos, vídeos ou wearables. Os dispositivos móveis dominarão as estratégias de marketing e as plataformas de tecnologia.
No caso de aplicativos, aumentarão as integrações entre apps, e-commerces e plataformas sociais. Será cada vez mais comum ver botões como "Compre agora" no Instagram e os pins "compráveis" no Pinterest. É o móvel, o social e o e-commerce se misturando, e um mundo de possibilidades surgindo.
O que acontece em 60 segundos no ambiente online?
4. Marketing sob medida para cada cliente
Como as ferramentas de marketing tornam-se cada vez mais sofisticadas para aproveitar a produção de dados gerada diariamente, surgem inúmeras possibilidades para as empresas trabalharem com o marketing sob medida. E-mails personalizados, por exemplo, são 6 vezes mais eficazes quanto a taxas de transação e receita quando consideramos mensagens promocionais. Com métricas como essa, não é de se admirar que 62% dos profissionais de Marketing utilizem alguma forma de personalização em suas táticas.
O fato é que os dados em tempo real são uma grande fonte de informações para conhecermos melhor nosso público alvo. O segredo é transformar essa informação em uma tática poderosa e atraente para nossos clientes. Mesmo que você use ferramentas de automação de marketing, a conexão com o cliente precisa parecer pessoal para chamar a atenção e ampliar sua base de clientes.
5. Internet funciona 24 horas, portanto suas ações também devem ter engajamento em tempo integral
Com o surgimento de redes sociais como o Snapchat, os consumidores esperam que as Marcas sejam capazes de interagir com eles 24 horas, 7 dias por semana, durante 365 dias do ano. Engajamento em tempo integral é o maior desafio de mídias sociais para 51% das marcas, e quando feito corretamente, torna-se extremamente relevante, capaz de capitalizar o uso do marketing de oportunidade sobre eventos imediatos, situações que proporcionem comentários virais e tendências culturais. A empresa Netflix, por exemplo, usa muito bem este recurso, postando comentários no twitter que façam analogia dos assuntos mais comentados em tempo real com filmes e séries transmitidos pela empresa para seus assinantes. Além disso, o atendimento por chat ou redes sociais é totalmente personalizado e atencioso. Envolver-se com clientes em mídias sociais, prestar atenção às tendências e fazer uso de ferramentas para contato de forma inteligente e engajada são essenciais para o sucesso dos negócios em 2016.
O fato é que o processo de decisão de compra dos consumidores vai ficar cada vez mais complexo, mas isso não chega a ser uma novidade. O consumidor atual pesquisa muito, leva em consideração a opinião de outros consumidores e de amigos antes de efetivar uma escolha e gasta dias ou meses pesquisando antes de tomar a decisão.
Agindo prontamente, com transparência e proficiência, certamente você estará encantando seus clientes, e também tornando-se seu parceiro insubstituível.
Lilian Strassacappa Rodrigues trabalha com TI há mais de 17 anos, é apaixonada por Comunicação e Marketing, formada em Publicidade e Marketing e Processos Gerenciais pela FGV , já trabalhou em multinacionais como Young & Rubicam, Hewlett Packard e atualmente está na IBM Brasil no segmento de Digital Sales. Gosta de compartilhar ideias e opiniões sobre novas tecnologias e como as mídias sociais estão transformando a sociedade e o mundo.
Socio da Kbook Digital. Empresa voltada para o desenvolvimento WEB
8 aÓtimo texto!