5 tendências de Marketing Digital retiradas do Estado do Inbound da HubSpot

5 tendências de Marketing Digital retiradas do Estado do Inbound da HubSpot

Atualmente os consumidores estão cada vez mais decididos em seus hábitos de compra com a ajuda da internet e smartphones. A busca, análise, avaliações e compra acontecem quando desejam. Como resultado disso as marcas e profissionais estão mudando a forma de vender para otimizar a jornada do cliente, e não mais ficar lhes interrompendo a todo momento.

Essa mudança se dá com o Marketing de Conteúdo, que usa táticas de conteúdo para educar e atrair o público. E segundo a HubSpot, essa estratégia só irá crescer cada vez mais. Para demonstrar isso em dados, eles criaram o State of Inbound, uma pesquisa realizada anualmente com mais de 4.500 profissionais de marketing e vendas, de todos os tipos e tamanhos de empresas. Os resultados o próprio CEO da empresa, Brian Halligan, comentou:

O mundo está se tornando mais Inbound. Ele está crescendo mais autêntico, com menos interrupção. E com as conclusões do relatório deste ano, acho que é seguro afirmar que, nos próximos dez anos, veremos um mundo ainda mais Inbound.

Confira as principais tendências:

1. Alinhamento do marketing com o setor de vendas é fundamental

Segundo o estudo, quando ambos setores estão alinhados aumenta-se a chance de sucesso em tornar um lead em cliente. Os dados mostram que quando não há essa união, as estratégias se mostram ineficazes:

E o primeiro passo para alinhar é com reuniões regulares sobre otimizações nos processos. Os vendedores possuem informações valiosas sobre as dores dos clientes para passar para a equipe de marketing. Assim, estes criam conteúdos mais relevantes e trazem leads ainda mais qualificados para as vendas.




2. Educar seu público é a chave para o sucesso

Prospectar novos clientes é uma das tarefas mais árduas para a equipe de vendas, ainda mais quando não conhecem seu produto e é necessário fazer uma grande apresentação. Segundo o estudo com uma grande quantidade na concorrência de informações disponíveis a todo momento, prospectar está cada vez mais difícil.


Para equipe de marketing isso significa que criar conteúdo não só ajuda a educar o público sobre seu produto, como também aumenta a imagem da marca, facilitando o trabalho do time de vendas. Procure saber o que o seu produto soluciona e quais as dúvidas do público, e crie conteúdos a partir disso.





3. Possuir as ferramentas de análise corretas é crítico

Segundo o estudo, a geração de tráfego e leads e provar o ROI são os principais desafios das empresas. Como todas essas metas são baseadas em dados, a HubSpot analisou que a falta de mecanismos corretos para análise é o que ocasiona os desafios.

No mínimo seu site deve ter o Google Analytics, para assim começar a entender por onde as pessoas estão vindo para seu site e o que estão acessando. As redes sociais também possuem suas ferramentas básicas de análise, o que também proporciona o básico para começar a analisar. Caso já trabalhe com ferramentas ou deseje ir além das básicas, a própria HubSpot possui sua ferramenta de análise e relatórios.


4. Investimentos em conteúdo visual irão continuar

Todos nós somos impressionados por conteúdos visuais, logo estes continuarão a serem mais populares e engajar cada vez mais o público. Assim, os profissionais da área planejam aumentar ainda mais os conteúdo visuais.

Segundo o estudo o YouTube aparece como principal canal em que pretendem adicionar esforços:

Mesmo que muitos ainda procuram estar em várias plataforma, tome cuidado ao estabelecer a mesma estratégia, não só é só por quê uma parte está presente que todos devem estar. Escolha e priorize as plataformas que fazem mais sentido para o seu negócio e, principalmente, onde seu público está. Porém, caso queira se aventurar em alguma nova, lembre sempre de medir os resultados para analisar a viabilidade do investimento.

5. Aumentar o tráfego orgânico é prioridade máxima

Conforme o Google continua a melhorar seus algoritmos de busca e investir em inteligência artificial, o setor de marketing se mantém atrás de rankear as melhores palavras.

SEO realmente deve ser a prioridade do Marketing de Conteúdo. Porém, não otimize apenas as páginas para os mecanismos de pesquisa e sim para que os usuários tenham uma boa experiência ao acessarem.



Por fim, por quê utilizar o Marketing de Conteúdo? O CEO da HubSpot responde essa:

Inbound significa transformar a maneira como fazemos negócio de um jeito mais útil, mais humano, mais compreensivo. Ele se concentra em todo o processo de transformar um desconhecido em um cliente muito satisfeito. Inbound trata de fazer a correspondência entre o modo como você vende e o modo como as pessoas realmente compram.

Acesse o estudo completo aqui: stateofinbound.com

Tendências afirmadas pela TopRank.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Pedro Hernandes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos