5 tendências tecnológicas para 2018 na área financeira e contábil
1. Fintechs
As fintechs, abreviação de financial technology (ou tecnologia financeira, em português), são startups especializadas em desenvolver soluções voltadas ao setor financeiro. Elas oferecem os mesmos serviços que as instituições financeiras tradicionais, como a liberação de empréstimos, emissão de cartões, cotação de seguros, entre outros, além de produtos que complementam os serviços habituais já oferecidos pelos bancos.
2. Investimento em Customer Experience
A qualidade no atendimento ao cliente tem se tornado uma das formas mais importantes de se destacar dos concorrentes. Aproveitar todo o contato com o consumidor para obter resultados proveitosos tem sido o objetivo de muitas empresas. A ideia é conseguir oferecer exatamente o que ele precisa, usando como base as interações anteriores.
3. Blockchain
Um dos assuntos mais falados dos últimos tempos, as moedas virtuais já são uma realidade para muitas empresas. A tecnologia por trás de todas as transações virtuais é chamada de Blockchain. É ela quem registra as transações e envia as moedas de uma conta para a outra. Além disso, o envio e armazenamento dos dados feitos pela Blockchain são totalmente imunes às fraudes, o que torna o sistema bastante seguro.
4. Internet das Coisas
A Internet das Coisas é uma das tendências tecnológicas que tem ganhado bastante espaço nas empresas. Logo, tem sido cada vez mais necessário que elas disponibilizem uma parte da verba e tenham uma equipe de tecnologia capaz de avaliar e sugerir alternativas tecnológicas para auxiliar no alcance dos objetivos comerciais. Além disso, diferente do que muitas pessoas imaginam, esse tipo de tecnologia pode causar mais impactos externos do que internos em uma corporação.
5. Ferramentas de segurança
A evolução tecnológica funciona como uma pista de duas mãos. À medida que surgem novos tipos de transações financeiras e coletas de dados, também aumentam as possibilidades de invasão nos servidores que hospedam estas soluções. É por isso que as empresas também devem se preocupar e investir em tendências tecnológicas relacionadas a segurança de informação.
Leia na íntegra no Canal Escotta
Abraço e até a próxima!