6 aplicações de Internet das Coisas em sua rotina

6 aplicações de Internet das Coisas em sua rotina

A diversidade de aplicações da Internet das Coisas (IoT) vem revolucionando a forma como nos relacionamos com a tecnologia. Graças às possibilidades inovadoras que ela permite, todos os setores do mercado estão passando por mudanças estruturais significativas. Os avanços são tantos que muita gente não se dá conta de que a IoT está mais perto do que parece!

Afinal, você sabe como essa tecnologia pode ser aplicada? Vamos ver aqui como surgiu a IoT, como ela funciona, quais são seus principais impactos na sociedade e suas maiores aplicações no mundo atual. 

Surgimento da Internet das Coisas

Em 1999, o especialista britânico em tecnologia Kevin Ashton apresentou o termo Internet of Things em sua palestra na empresa Procter & Gamble (P&G). Inicialmente, ele propunha que se os computadores fossem capazes de saber as coisas através de dados coletados sem intervenção humana, seria possível otimizar diversas atividades rotineiras.

O tempo passou e a tecnologia evoluiu rapidamente em diversos âmbitos que fomentaram a transformação dessa ideia em realidade. Com processadores poderosos, redes sem fio e baterias capazes de sustentar microcircuitos por mais tempo, a IoT entrou definitivamente em nossas vidas. Para entender como isso aconteceu, veja a seguir como ela funciona exatamente.

Como a IoT funciona

Um dispositivo com tecnologia IoT nada mais é do que um eletrônico que consegue se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio (wireless). Em outras palavras, o aparelho é capaz de transmitir dados para uma solução digital, da mesma forma que acontece entre dispositivos conectados à Internet.

Imagine, por exemplo, um sensor de temperatura de uma máquina. Com a tecnologia IoT, ele pode ser inserido em locais de difícil acesso. Pela rede sem fio, ele envia os dados coletados em tempo real para um software que faz o monitoramento com alta precisão. E essa é apenas uma das aplicações na indústria, setor que está entre os mais beneficiados pela IoT.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O impacto da tecnologia na sociedade

A otimização de atividades não ocorre apenas no mercado, mas é ampla também no ambiente doméstico e nas cidades como um todo. O bem-estar da população é um foco importante da tecnologia — algo que já está sendo aproveitado pelos governos ao redor do mundo.

Velocidade

A informação é capaz de gerar valor, promovendo tomadas de decisão mais eficazes na rotina operacional. Nesse sentido, um dos principais impactos da IoT é o ganho de velocidade nas transferências de dados.

Por meio de conexões sem fio e automatizadas, a intervenção humana deixa de ser o principal vetor de coleta e armazenamento de dados. Não à toa a gama de aplicações da Internet das Coisas no varejo e na indústria é tão grande.

Sem fio

A IoT tende a reduzir o uso de cabos e fios elétricos, beneficiando empresas e usuários domésticos. A comunicação “pelo ar” deve tomar proporções quase absolutas nos próximos anos, ao menos para a troca de dados.

6 aplicações da Internet das Coisas

Essa tecnologia já faz parte da nossa rotina. Aos poucos, ela foi ganhando espaço em objetos comuns como relógios, celulares e até em nossa casa. Veja exemplos de IoT que mostram como essa novidade está mais perto do que imaginamos.

  • Smartwatch

Um dos principais exemplos de internet das coisas é o smartwatch. Conectado ao smartphone via IoT, o smartwatch se torna extremamente prático. Isso porque não só otimiza as funções do celular, como também estende a sua capacidade. Sistemas de monitoramento de batimento cardíaco e de atividades físicas são bons exemplos disso.

  • Smarthomes

Nas casas inteligentes os eletrônicos se comunicam com um smartphone para permitir que o usuário gerencie os ambientes na palma da mão. Geladeiras inteligentes, sistemas de compras automáticas, televisão e iluminação são apenas alguns exemplos. Para ir além, o controle pode ser feito via comando de voz!

  • Carros inteligentes

Os veículos autônomos estão cada vez mais inteligentes graças à IoT. Com a tecnologia, eles podem se comunicar com o seu dispositivo móvel e trocar dados. Também podem otimizar o trajeto em tempo real e promover uma direção mais segura e econômica.

  • Sensores industriais

A Internet das Coisas na Indústria 4.0 atua como uma das tecnologias essenciais. Por meio de sensores implantados nas máquinas, a fábrica vai se tornando mais inteligente, o que significa ser capaz de gerenciar as próprias atividades. 

Os dados coletados podem ser enviados ao sistema de gestão (ERP), por exemplo, para que a performance da produção traga impactos positivos também para a gestão da empresa.

  • Automação no varejo

A IoT no varejo permite automatização no negócio, por exemplo, identificando os horários de maior fluxo de clientes. Também é possível levantar quais áreas da loja são mais frequentadas, conhecer melhor o público-alvo etc.

Para isso, uma solução é adotada para mapear os dados fornecidos pelos próprios clientes do estabelecimento. Vale destacar que a Internet das Coisas permite ainda otimizar a gestão de estoque ao monitorar o nível de produtos nas prateleiras em tempo real.

  • Smart cities

O conceito de cidades inteligentes envolve a aplicação de tecnologias digitais para melhorar o bem-estar da população. O foco deve ser sempre a demanda específica daquela região, o que não inviabiliza a adoção de estratégias que tiveram sucesso em outros lugares.

Em Barcelona, por exemplo, o sistema de coleta de lixo foi totalmente automatizado e funciona a vácuo, pois as lixeiras estão interligadas por uma rede subterrânea. Tel Aviv, em Israel, por sua vez, conta com um amplo sistema de segurança pública. A IoT funciona em câmeras inteligentes para melhorar o tempo de resposta a ocorrências.

Tecnologia a favor das pessoas

Como você pôde ver, as aplicações da Internet das Coisas são muitas. Da integração de dados corporativos no sistema de gestão (ERP) ao uso doméstico, os benefícios são vários. Por isso, uma dica é investir na modernização da sua infraestrutura tecnológica e conquiste resultados cada vez melhores do seu negócio.

Fonte: Totvs

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Helio Benicio

  • Desvendando a Verdade: Por que o seu Cliente não é Advogado da sua Marca? 🔍

    Desvendando a Verdade: Por que o seu Cliente não é Advogado da sua Marca? 🔍

    🤔 Já parou para refletir por que alguns clientes não se tornam os maiores #defensores da sua marca, mesmo após uma…

    1 comentário
  • SDR x BDR - Qual a diferença?!

    SDR x BDR - Qual a diferença?!

    Muitas empresas brasileiras começaram a adotar pré-vendas com o objetivo de impulsionarem seus negócios. Afinal, a…

  • A utilização engraçada do gatilho da Antecipação em Varginha/MG

    A utilização engraçada do gatilho da Antecipação em Varginha/MG

    Um dos grandes pilares de um lançamento de produto digital é sem dúvidas o período de ANTECIPAÇÃO, aquele período em…

  • Publicidade e Marketing: diferenças & semelhanças!

    Publicidade e Marketing: diferenças & semelhanças!

    Apesar de estarem muito próximos, marketing e publicidade não são a mesma coisa. Diferentemente do que muitas pessoas…

  • Storyselling: Conte histórias que vendem!

    Storyselling: Conte histórias que vendem!

    Por muito tempo, as empresas se preocupavam apenas em informar os seus clientes sobre preços, qualidades e diferenciais…

  • Estratégias nas Redes Sociais

    Estratégias nas Redes Sociais

    Provavelmente, sua empresa já está usando as redes sociais de alguma forma, certo? Quando se trata de ações Marketing…

    1 comentário
  • Afinal, o que é novo normal?

    Afinal, o que é novo normal?

    O termo novo normal foi criado pelo empresário americano Mohamed El-Erian, em 2009, para falar sobre as consequências…

  • Gestão 4.0 e como aplicá-la no seu negócio?

    Gestão 4.0 e como aplicá-la no seu negócio?

    Estamos passando por uma transformação digital sem precedentes e isso vem exigindo dos empresários e administradores…

    1 comentário
  • Ranqueamento da sua marca no Google

    Ranqueamento da sua marca no Google

    Para que uma empresa possa ranquear nos buscadores, é essencial que a gestão aperfeiçoe as ações relacionadas ao…

  • Como fazer a gestão de pautas de Marketing Digital

    Como fazer a gestão de pautas de Marketing Digital

    A gestão de projetos, que inclui o planejamento e gerenciamento de pautas de Marketing Digital, é essencial para…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos