6 Conselhos essenciais para Consultores de TI
O mercado de TI vem evoluindo ao longo dos anos, com a evolução e diversificação dos dados, surgiram conceitos como Big Data e novas profissões como Cientista de dados. Apesar de toda essa evolução, profissionais, gestores e empresas de TI continuam cometendo erros o que torna muitas das vezes a profissão muito desgastante e estressante.
Creio que por mais sucesso que você tenha existe sim sempre algum aspecto da sua vida profissional que precisa ser melhorada. Por estar já algum tempo nesse mercado passei por diversas experiências, boas e ruins e creio que na maioria dos casos os problemas que temos na condução de nossa carreira se dá ou por questões técnicas ou comportamentais, ambas podem ser trabalhadas e melhoradas.
1 – Desenvolva sua inteligência emocional
Uma das características que faz um profissional se diferenciar em qualquer mercado é a sua inteligência emocional. Na área de TI, há sempre muita pressão, cobranças e problemas diversos. Se o profissional não tiver ou não desenvolver uma capacidade de resiliência muito grande, terá algum tipo de problema que na sua maioria das vezes se apresenta na forma de problemas de relacionamentos, seja com clientes ou com colegas de trabalho.
Sua inteligência emocional pode ser desenvolvida de diversas maneiras, através de livros específicos, palestras ou até mesmo com sessões de coach. Independente da forma que você busque trabalhar essa questão o importante é que se faça, busque se qualificar não somente em questões técnicas, mas também em questões comportamentais.
2 – Seja sempre ético
As vezes parece até desnecessário lembrar isso, mas em virtude do que temos vivido em nossa política, falar em ética pode parecer algo meio fora de moda ou coisa de alienígena, mas não é. Seja ético no seu trabalho.
Ser ético é algo que não se ensina, ou você é ou não é, mas existem atitudes que podem ser evitadas para que seu ambiente de trabalho fique mais leve e agradável. Lembre-se que o rendimento das pessoas melhora em um ambiente de trabalho colaborativo e leve.
Evite reclamar ou criticar ferozmente o que vinha sendo feito na empresa antes da contratação de seus serviços. Não se esqueça de que, por trás da contratação infeliz de uma empresa de TI, existe um responsável que, muitas vezes, é a mesma pessoa encarregada de dar suporte ao seu trabalho;
Evite falar mal de seu chefe para colegas de trabalho ou até mesmo falar mal de um colega para outro, não há nada pior para uma empresa do que um ambiente nocivo onde as pessoas tenham que pisar em ovos ou ser quem não são de verdade para se preservar.
3 – Se capacite sempre
Justamente por ser uma área dinâmica onde as coisas evoluem e mudam muito rapidamente, o profissional de TI precisa estar antenado as grandes mudanças e as novas tecnologias que tem surgido no mercado. Estar atualizado pode representar não só a manutenção do seu emprego, como também uma promoção ou até mesmo uma possível recolocação no mercado em caso de desemprego.
Mesmo que você seja um gestor atualmente, não se afaste complementa da parte técnica, procure ser um profissional multidisciplinar, conheça muito de gestão, mas saiba desenhar a arquitetura de uma solução ou até mesmo tenha condições de orienta uma equipe técnica, isso só trará benefícios para você como profissional. Conheço alguns Gerentes de Projetos que só gerenciam e hoje estão sofrendo com a crise que o Brasil tem passado, buscam emprego mas não encontram.
4 – Conheça os problemas de seu cliente
Conhecer profundamente os principais problemas de seus clientes vai te permitir sempre proporcionar as melhores soluções para ele. Faça de seu cliente seu parceiro de negócios.
Jamais garanta 100% de resolução dos problemas antes de onhece-los a fundo e dar início ao desenvolvimento e implantação do projeto. Você pode até conseguir esse intento, mas é muito ruim para a imagem de sua empresa ser lembrada como aquela que promete e não cumpre. Portanto, seja prudente ao se expor diante do cliente;
5 – Lidere pelo exemplo
O mercado é carente de verdadeiros líderes. Ser um gerente de projetos não é necessariamente um atestado de que você possui qualidades de um verdadeiro líder.
Um líder inspira as pessoas, conhece sua equipe de tal forma é capaz de extrair o que há de melhor em cada um com base em seu conhecimento dos pontos fortes e pontos que precisam ser trabalhados de sua equipe. Um verdadeiro líder é antes de tudo um exemplo para sua equipe, antes de exigir algo de seus colaboradores ele mesmo faz. Não existe liderança mais poderosa que aquela exercita pelo seu exemplo.
Ponha seu próprio discurso em prática. Se você valoriza a criatividade e a dedicação dos membros da sua equipe, seja você também reconhecidamente dedicado e criativo. Lidere pelo exemplo, não pela sua posição dentro da empresa.
6 – Seja autoridade no seu mercado
Transforme-se em símbolo de credibilidade no mercado. Ainda que isso represente recusar clientes que queiram apenas “dar um jeitinho na situação”, é importante saber que se ganha muito na ponta quando se busca fazer sempre o melhor. Aliás, é esse “melhor” que realmente reforça os laços de confiança com os clientes e os fideliza.
Quando você é autoridade no seu mercado vender seus projetos se torna algo menos complexo. Uma questão muito importante, mas que poucos consultores ou gestores tem o cuidado de fazer é colher de alguma forma, seja através de e-mails, vídeos e outros, depoimentos de seus clientes após a conclusão com sucesso de seus projetos. Isso pode ser feito de forma simples, através de uma pesquisa de satisfação, ela não só vai servir para aumentar sua autoridade no mercado como também vai permitir você identificar o que na visão de seu cliente não foi bom.
Conclusão:
Já dizia o coach norte-americano David Herdlinger: “Na área comercial, quem é limitado vende produtos e serviços. Os bons vendem soluções. Mas os grandes vendem ao cliente resultados mensuráveis”. Tenha sempre isso em mente.
Um forte abraço!