6 Dicas de Como Colocar sua Empresa nas Primeiras Posições do Google
Pra quem trabalha com comunicação e, mais precisamente com marketing digital, o grande sonho é conseguir colocar seu site nas primeiras posições do Google.
Basicamente existem duas maneiras: a primeira que é você pagar por isso, ou seja, anunciar no Google Adwords, o que vale um outro post e a segunda, seria planejar um conjunto de estratégias o qual denominamos de otimização de sites, gratuita para o Google porém exige um conhecimento mais avançado de SEO.
No post de hoje darei 6 dicas bem bacanas para você colocar a mão na massa, economizar uma grana com Adwords e subir posições rumo ao topo do Google. Bom, primeiramente vale sabermos que o Google utiliza diversos algorítimos os quais “rankeiam” sua página e definem qual site deve ter mais relevância do que o concorrente. Esses algorítimos vivem sendo atualizados e novos criados, e pra dificultar ainda mais nossa vida, eles não são revelados a ninguém. Porém, o próprio Google deixou claro que hoje foca totalmente na experiência do usuário e para que o usuário tenha uma boa experiência temos 6 dicas que ajudarão a conseguir as primeiras posições:
1 - Tenha um site responsivo O termos “responsivo” está em alta a pelo menos dois anos, mas muita gente ainda não sabe o que significa. Resumidamente, um site responsivo é àquele que funciona perfeitamente em qualquer dispositivo, seja desktop, tablet ou smartphones sem a necessidade de ter uma segunda versão para dispositivos móveis. Antes da era resposivo, as empresas costumavam pedir para as agências desenvolverem versões mobile para celulares. Mas isso impactava na atualização e manutenção: diversas versões do site para uma mesma finalidade. E então veio a tecnologia e nos deu uma mãozinha. Assim foi criada a tecnologia resposiva, ou seja, um único site para qualquer dispositivo. Mas aí vem o Google, no ano passado e define em seus parâmetros de busca que, os sites que não apresentarem uma tecnologia resposiva não terão prioridade nas buscas orgânicas. E agora? Verifique se o seu site é responsivo, você pode fazer o teste nessa ferramenta do próprio Google, se não for providencie, caso precise de ajuda para desenvolver um novo site responsivo procure uma agência especializada.
2 - Hospede seu site em empresas com servidores dedicados Muita gente não se atenta ou talvez você também nem perceba a velocidade do carregamento de uma página. Às vezes você até culpa sua internet mas na verdade o site que está pesado demais ou, na maioria das vezes, o provedor de hospedagem que está lento. Não deixe-se enganar por provedores que oferecem a hospedagem a preço de banana. O preço é jogado lá embaixo não visando o sucesso do cliente e a velocidade de carregamento. Milhares de sites hospedados num único servidor, certamente irá prejudicar um ao outro. Fique atendo a hospedagens compartilhadas e fuja! Busque uma empresa com servidores dedicados e que possuam uma estrutura sólida, garantindo a segurança de suas informações e com suporte diferenciado.
3 - Escreva com relevância com foco no leitor Como citamos no item 1, o Google passou a valorizar ainda mais a experiência do usuário.Então esqueça técnicas antigas de otimização que somente irão atrapalhar seus resultados, não escreva pensando no Google, escreva pensando em seu cliente. Uma dica é você escrever com uma linguagem solta, como se estivesse conversando com um amigo e dando dicas. Assim como estamos fazendo neste texto. Se coloque no lugar do cliente e avalie se aquele conteúdo é interessante, pergunte se aquelas informações são úteis, se estão em linguagem clara e direta. Se essas respostas forem afirmativas você está no caminho certo!
4 - Compartilhe tudo o que você escreve Parece óbvio mas muita gente escreve conteúdos valiosos e isso acaba não ganhando força como poderia ter. Ao terminar de escrever compartilhe o link em suas redes, Linked In, G+, Twitter, facebook, etc. Analise em seu Google Analytics o desempenho de sua postagem, origens do acesso, taxa de rejeição, entre outros indicadores de sucesso. Um bom texto normalmente é compartilhado e acaba viralisando nas redes, além de que os algorítimos do Google estarão avaliando a experiência do usuário em seu site e te jogando para cima, nas buscas.
5 - Faça links internos e externos relevantes Você certamente deve ter bastante material em seu site. Ajude seu leitor a encontrar outros textos complementares a seus textos. Crie links internamente e facilite que ele vá para outras páginas e se aprofunde mais sobre o assunto, além de que o Google dá um valor maior a sites com backlinks internos e externos (sim, leve o leitor também a outros sites!). Outros sites também poderão te indicar como referência. Dica: você também pode conseguir backlinks através do Dino, excelente ferramenta para expandir seus textos e ganhar links para melhorar sua posição no Google.
6 - Ajude o Google O Google sozinho, sem nossa ajuda, não seria nada. Portanto, ajude o Google a captar informações de seu site! Instale o Google Analytics. É grátis e te dá uma excelente noção de como seus visitantes estão se comportando, instale também o Google Search Console (antigo Webmaster Tools) para o Google te ajudar a otimizar as páginas de seu site. É trabalhoso, exige tempo e dedicação para estudar e aprender sobre essas ferramentas, mas com o atual nível de competitividade das empresas. Mas sabemos que o sucesso carece de esforço e pode ter certeza que, para chegar lá, você aprenderá bastante, acertará a “mão na forma” e seus textos e resultados só tendem a melhorar.