6 Dicas para eliminar todas as dívidas
Se você está no grupo de pessoas endividadas a primeira atitude a tomar é não entrar em pânico, porque sempre é possível sair dessa situação desesperadora. Pode parecer difícil, mas já acompanhei diversas pessoas que deram a volta por cima.
É fundamental reconhecer que você está gastando muito mais que as suas possibilidades permitem é que será necessário alterar esse comportamento. Outro fator importante é que você deve abrir o jogo para os integrantes de sua família.
Não há nada pior do que tentar esconder a realidade de uma situação difícil para o cônjuge, porque se o mesmo não souber da situação, continuará consumindo com itens que nessa hora seriam desnecessário e, isso poderá trazer maiores complicações no futuro.
Problemas causados pelas Dívidas
O endividamento pode causar diversos transtornos na vida das pessoas. Problemas de saúde, baixa produtividade no trabalho, noites mal dormidas, ligações intermitentes dos credores, são algumas das complicações que os endividados podem sofrer.
As dívidas muitas vezes também ocasionam a separação dos casais e consequentemente as batalhas judiciais, seja pelo dinheiro ou pela guarda dos filhos. Tudo isso pode ocorrer simplesmente por causa das más decisões tomadas no passado e principalmente pela falta de educação financeira.
Mesmo que você tenha ficado inadimplente devido a alguma adversidade ou imprevisto tais como: desemprego, acidente, problema de saúde, você terá que encontrar forças e disciplina para enfrentar tal situação.
A primeira atitude imediata a ser tomada é deixar de gastar dinheiro e procurar ao máximo reduzir as despesas. Estancar a sangria de dinheiro será fundamental para fazer sobrar o máximo de dinheiro possível para ser utilizado no abatimento das dívidas.
O passo seguinte será colocar em prática as 6 dicas que apresentaremos abaixo para eliminar as dívidas de uma vez por todas.
1 Dica: Mapear o seu orçamento
É necessário aprender a fazer um orçamento doméstico. Por meio dele você visualizará e conhecerá melhor a situação financeira.
Você saberá qual é o valor real de sua renda e onde seu dinheiro está sendo gasto. Com isso, será muito mais fácil controlar o seu orçamento.
Nessa fase do mapeamento, também será necessário efetuar o levantamento de todas as duas dívidas. Listar as dívidas é importante para saber quais são as dívidas mais caras e quais dívidas devem ser eliminadas primeiro.
Sabendo quais são as dívidas mais caras, aquelas que contem as maiores taxas de juros, será hora de dar os próximos passos para sair do endividamento.
Para efetuar esse mapeamento é necessário utilizar um caderno, agenda ou planilha de gastos. Será importante também baixar a planilha EAD (Eliminar as Dívidas) para efetuar o levantamento das mesmas.
2 Dica: Descobrir qual é o tamanho do rombo no orçamento
Se você possui diversas dívidas, o mais importante não é o valor da dívida em si, mas saber qual é a sua real capacidade de pagamento. Por isso, a importância e efetuar o monitoramento de seu orçamento.
Após monitorar o seu orçamento é hora de efetuar o levantamento de todas as suas dívidas. Anote quais são os credores, valores, prazos e principalmente quais são suas respectivas taxas de juros
Se você descobrir que a soma das dívidas é maior do que o total dos seus rendimentos, então você está em uma situação gravíssima. Isso significa que você terá que cortar despesas ou então ganhar mais dinheiro para alcançar o equilíbrio.
Possuir dívidas é normal, pois temos diversas dívidas como financiamento da casa, carro, aluguel e outras. O problema é quando as suas dívidas são maiores do que sua renda te levando a inadimplência.
Nessa hora, o planejamento financeiro é primordial para manter o orçamento em dia. Por meio desse planejamento você será capaz de fazer novas dívidas para realizar os seus sonhos de curto, médio ou longo prazo ou até mesmo pagá-los a vista.
3 Dica: Usar o dinheiro investido para pagar a dívida
O valor dos juros recebido dos investimentos geralmente são muito menores do que os juros que são cobrados quando temos dívidas. Não há nenhuma vantagem ter dinheiro aplicado a 0.5% ao mês, enquanto você paga 5 ou 10% ao mês em suas dívidas.
Utilizando o dinheiro investido, você poderá abater nas dívidas e ficará cada vez mais próximo de se livrar do endividamento. Esse processo também lhe dará muito mais ânimo para continuar rumo a estabilidade financeira.
Antes mesmo de cair na armadilha de utilizar o cheque especial ou pagar o mínimo do cartão de crédito, verifique no banco se você não possui algum dinheiro na poupança ou mesmo aquele dinheiro que foi esquecido no título de capitalização.
Efetue o resgate e pague as dívidas mais caras, elas são as que contém as maiores taxas de juros. Efetuando esse procedimento, você irá economizar muito, pois estará pagando cada vez menos juros de suas dívidas.
4 Dica: Não pedir mais empréstimos
A primeira coisa a fazer para sair da dívida, é deixar de pedir emprestado. Desta forma, não acumula mais dívidas não planeadas. Parece fácil fazer, mas por vezes é complicado convencer a sua mente a tomar esta decisão.
Depois pode tentar passar os créditos para uma empresa com melhores condições. Uma das soluções mais utilizadas é fazer um crédito consolidado para baixar as prestações imediatas e depois fazer pagamentos extra para baixar o valor total da vida.
Dê pequenos passos de cada vez para resolver o problema das dívidas e ficar com todo o dinheiro que ganha, para si.
5 Dica: Portabilidade de Crédito
Uma excelente maneira de diminuir os juros cobrados das dívidas é por meio da portabilidade de crédito. É nada mais do que a transferência da dívida de uma instituição para outra.
As taxas variam muito entre as instituições financeiras e por isso, você pode aproveitar essa variação para solicitar a portabilidade escolhendo a que oferecer as melhores condições de pagamento.
Esse procedimento não é muito divulgado e portanto não é do conhecimento de muitas pessoas. Logo, você pode estar pagando juros exorbitantes devido a falta de informação.
Para que a portabilidade de crédito possa ser realizada, é preciso encontrar uma instituição financeira que se interesse em lhe conceder um novo crédito, quitando o anterior. Porém, eles não são obrigados a aceitar a operação.
6 Dica: Pare de fazer novas Dívidas
Quando se está endividado, a primeira atitude a fazer é parar de fazer novas dívidas. Todas as novas dívidas efetuadas, irão se juntas com as dívidas anteriores criando uma imensa bola de neve.
Não demorará muito para que você alcance o fundo do poço e será cada vez mais difícil sair dele. Nesse momento, seu foco deve ser exclusivamente em atacar as dívidas para estancar a sangria de dinheiro de seu bolso. Não adianta manter o consumo sem antes eliminar todas as dívidas sem valor de seu orçamento .
Foque em eliminar todos os desperdícios de seu orçamento, corte todas os itens que não agregue valor a sua vida. Você pode utilizar a seguinte pergunta: Se eu cortar esse item, estarei mais próximo de quitar minhas dívidas sem prejudicar a minha qualidade de vida?
Caso a resposta seja positiva, não pense duas vezes em eliminar tal despesa. Se mesmo assim você não conseguir fazer com que sobre dinheiro, você deve cortar os gastos supérfluos por um certo período de tempo. Faça um esforço em conjunto com todos os membros da família, isso fará com que esse sacrifício não perdure por muito tempo.
Eliminar todas as dívida pode ser muito difícil, mas não é impossível. Você também pode aplicar em seu orçamento todas as dicas que passamos no artigo Como Gastar Menos do que se Ganha.
Dica Extra: A Forma Simples de Reduzir as Dívidas
Você deve sentir um imenso desespero ao sentar-se na mesa e olhar para aquela pilha enorme de contas a pagar. Aquela dor de cabeça que insiste em não passar pode estar relacionada a sua constante preocupação com as dívidas.
A possiblidade de não ter dívidas sem valor é maravilhosa, você pode não acreditar que é possível chegar lá,. Contudo, a boa notícia é que é existe a chance de viver sem tais dívidas independente de sua situação financeira, de seus problemas ou mesmo do valor de seu salário. O segredo para uma vida livre de dívidas sem valor encontra-se na disciplina financeira.
Se você possui muitas dívida significa que gasta muito e não consegue chegar ao final do mês com dinheiro. Você pode culpar muitas coisas pela situação em que vive. Porém, a culpa de estar profundamente endividados não é sua. Você provavelmente não teve contato com a educação financeira e isso faz uma enorme diferença.
Contudo, a partir do momento que você tem contato com a menor informação possível, você se torna totalmente responsável pelos seus atos e eliminar as dívidas se torna uma questão de escolha.
Umas das soluções muito simples para eliminar e viver longe das dívidas é não seguir o padrão de vida de outras pessoas, isso significa viver dentro de suas possibilidades.
Essa pequena atitude fará com que você seus gastos sempre fique dentro de seu orçamento. O próximo passo muito importante é você definir seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Seus objetivos serão os norteadores de seu orçamento, pois você gastará para realizar os seus sonhos e todos os outros gastos passarão a ser supérfluos em relação ao que você deseja conquistar.
Outra forma simples de reduzir as dívidas são aumentar o seus rendimentos por meio de algum trabalho extra e reduzir ao máximo as suas despesas para que sobre mais dinheiro para pagar as dívidas.
Conclusão
Se as dívidas tem tirado seu sono e te deixado com muitas dores de cabeça é porque você não está lidando da melhor forma com seu dinheiro. Já passou da hora de você tomar algumas atitudes para eliminar todas as dívidas.
Vamos apresentar abaixo um pequeno guia para que você consiga organizar e equilibrar o seu orçamento.
- Mapeie o ser orçamento para visualizar onde você está gastando o seu dinheiro. Elimine todos os desperdícios de seu orçamento para fazer sobrar dinheiro no final do mês.
- Efetue o levantamento de suas dívidas e elimine as que possuem as maiores taxas de juros. Depois avance para a divida seguinte até chegar à última divida.
- Com a sobra em seu orçamento e as dívidas eliminadas, crie um fundo de emergência. Poupe dinheiro até chegar o valor de seis ou doze meses de seus gastos mensais.
- Defina quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. São seus sonhos que irão nortear o seu orçamento e fará com que você deixe de gastar com itens supérfluos.
- Seus objetivos te ajudarão a refletir sobre quais os rumos que você quer para sua vida e, também te dará forças para enfrentar todas as adversidades que podem aparecer ao longo do caminho.
Não deixe de conferir o Infográfico Como Eliminar as Dívidas que preparamos para você. Marque algum amigo que esteja precisando eliminar todas as dívidas nos comentários abaixo.