6 Dicas para usar o cartão de crédito a seu favor

6 Dicas para usar o cartão de crédito a seu favor

O cartão de crédito talvez seja um dos primeiros produtos financeiros que temos contato. Provavelmente se você abrir a carteira vai encontrar alguns deles. A facilidade de pagamento, a praticidade, os limites oferecidos, a possibilidade de parcelamento, são alguns dos atrativos desse pedacinho de plástico. São tantas opções, cores e classificações disponíveis no mercado que fica fácil entender porque é um produto tão desejado. Sem falar nas milhas, as tão sonhadas milhas…

Mas será que estamos preparados para usar o cartão de crédito de maneira inteligente e a favor do nosso planejamento? Será que é uma ferramenta adequada para qualquer perfil de pessoa?

Então, vamos entender um pouco como funciona. O cartão de crédito pode ser considerado como uma modalidade de pagamento. Ou seja, assim como cheque e o dinheiro, é uma ferramenta para trocar por bens ou serviços. Também é definido como uma forma de empréstimo, onde a instituição financeira oferece um crédito- o limite- e no prazo acordado você realiza o pagamento. Se as compras forem quitadas na data do vencimento está tudo certo. Agora, caso a fatura não seja liquidada no prazo, for parcelada ou renegociada, começa a correr os juros.

Entendido como funciona… Vou compartilhar por aqui 6 dicas que realmente fizeram diferença na minha experiência com o cartão de crédito e que vão te ajudar a usá-lo a seu favor. Tudo testado, aprovado e aplicado no meu orçamento. Vamos lá!? :)

A primeira dica é: Não pague taxa de anuidade. Atualmente com a revolução da tecnologia existem várias opções de cartão 100% digital que possui como um dos diferenciais a isenção da taxa de anuidade. Que é uma boa opção se você for optar por usar o cartão de crédito.

Número dois: Diminua a quantidade de cartões de crédito na carteira.Cada agente econômico que você inclui no seu orçamento aumenta a complexidade e a necessidade de acompanhamento. As vezes ter apenas um cartão de crédito facilita no controle da fatura e dos gastos.

Número três: Estabeleça uma meta de gastos. Essa é de longe uma das dicas mais importante. Cartão é uma ferramenta de pagamento que faz sentido quando você já tem um controle, um planejamento, uma certa rotina de acompanhamento dos seus gastos. Se optar por usar o cartão de crédito respeite o limite do seu orçamento e não o limite do cartão.

Dica quatro: Crie o hábito de olhar sua fatura. A fatura do cartão é uma ótima fonte para analisar o seu comportamento. Esses cartões mais moderninhos muitas vezes classificam os gastos por categoria o que te dá uma ideia interessante sobre quanto você gastou com transporte, comida, vestuário… Os números da fatura têm muito a dizer sobre você.

Número cinco (dica combo): Pague a fatura SEMPRE na data de vencimento e NÃO empreste seu cartão a ninguém. Essa dica precisa ser disseminada por aí. A maioria das dívidas começam com o atraso ou parcelamento da fatura do cartão. Os juros aplicados neste tipo de negociação são bem altos e como somos incentivados a consumir o tempo todo, está aí a fórmula perfeita para entrar no espiral de dívidas. E quanto a emprestar o cartão eu nem preciso detalhar muito né!? Cartão é uma ferramenta pessoal, onde cabe a você a responsabilidade de pagamento. Então é importante avaliar se você está realmente disposto a correr certos riscos emprestando-o à terceiros.

E, por fim, dica seis: Faça uma reserva financeira equivalente ao valor do limite do cartão. Para começar a poupar é necessário fazer um planejamento e conhecer o seu orçamento. É realmente importante você saber que se for optar por usar o cartão de crédito você precisa estar preparado para possíveis derrapadas. Somos seres complexo, cheios de sentimentos e com o cartãozinho mágico nas mãos nos sentimos confortáveis em gastar porque sabemos que podemos consumir agora e pagar depois. É prazeroso essa sensação. Compras corriqueiras vão se somando em parcelas e mais parcelas… Ter o conforto de saber que se as coisas apertarem você tem de onde tirar o valor para honrar a data de vencimento ( vide a dica 5), é um ótimo caminho para blindar o seu orçamento de possíveis buracos.

E para você que leu esse textão até aqui lá vai a dica master, gold, platinum, black: Busque conhecimento sempre! Na vida financeira não existe uma resposta padrão para todos, não existe uma verdade absoluta. O que funciona para mim pode não funcionar para você. O importante é sempre buscar entender o que é melhor para VOCÊ de acordo com as suas NECESSIDADES. Se optar a usar o cartão de crédito use-o a seu favor.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Keylla Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos