6 informações básicas que você precisa saber sobre a ferramenta DISC

6 informações básicas que você precisa saber sobre a ferramenta DISC

Todos possuem forças, fraquezas e pontos a desenvolver ou melhorar. Investir no autoconhecimento auxilia no crescimento profissional. Quando trabalhamos em equipe, é provável que tenhamos preferências por certos tipos de pessoas e tendemos evitar outras. Contudo, é importante aprender a conviver para obter o sucesso desejado. DISC é uma ferramenta que dentre seus vários usos (ex: processos seletivos, desenvolvimento de equipes) tem o foco nos relacionamentos e formas de comunicação de quatro estilos distintos, conforme a teoria que é embasado. Essa ferramenta é mundialmente conhecida e utilizada, mas para aqueles que ainda desconhecem confira essa lista de 6 tópicos que trazem informações básicas:   

1) A teoria DISC foi criada pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston. 

2) Não é um teste de personalidade, e sim avalia perfis ou estilos de comportamento no ambiente de trabalho. Sendo assim, não é de uso exclusivo de psicólogos. 

3) A ferramenta informatizada proporciona o autoconhecimento e possibilita melhorar relacionamentos pessoais e profissionais.

4) A sigla DISC refere-se a quatro estilos distintos de comportamentos:

D - Dominância/ Palavras-chave: Ambicioso, Forte, Direto, Decisivo

I - Influência/ Palavras-chave: Expressivo, Amigável, Falante 

S - Estabilidade /Palavras-chave: Metódico, Sistemático, Confiável

C - Cautela/ Palavras-chave: Analítico, Contemplativo, Exato, Cuidadoso

5) A teoria é baseada em dois eixos: horizontal e vertical. O eixo horizontal corresponde a tendência aos questionamentos caracterizados por um comportamento lógico, objetivo e cético. Outro extremo do mesmo eixo está relacionado a empatia e foco nos relacionamentos. O eixo vertical de um extremo representa a tendência de comportamentos ativos, rápidos e diretos e o lado oposto é caracterizado por comportamentos mais reflexivos e metódicos.  

6) Não existe um perfil melhor que o outro. Cada um com suas especificidades acrescenta algo positivo ao mercado de trabalho. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Larissa de Avila Pereira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos