6 maneiras para se tornar um bom ouvinte

6 maneiras para se tornar um bom ouvinte

Uma das principais competências que tenho encontrado como gap para desenvolvimento em meus processos de coaching é “SABER OUVIR” escuta ativa.

Os seres humanos em média, conseguem se concentrar inteiramente em uma comunicação apenas por 8 segundos, então imagina o que você deve fazer para ser compreendido.

Com todos os tipos de distrações que competem com seu tempo durante uma conversa, suas responsabilidades do trabalho, com a familia, amigos, escola, etc., ouvir atentamente alguem esta ficando cada vez mais dificil, concorda?

Scott Eblin, autor de “Overworked and Overwhelmed”, diz que “Estamos vivendo em um momento em que é mais desafiador ser consistentemente consciente e intencional porque tantas coisas estão exigindo nossa atenção. Nossos cérebros não alcançam a tecnologia que os está alimentando..” O impacto disso deixa as pessoas em uma condição crônica de luta ou fuga.

Tenho conversado com muita gente é percebo que a preocupação delas e sempre a próxima reunião, sempre o próximo assunto, infelizmente este ritmo agitado, caótico e complicado de vida tanto pessoal quanto profissional cada um esta mais preocupada em dar conta de sua agenda do que dar atenção ao seu interlocutor.

POR QUE A ESCUTA É CRÍTICA

Quando você se entra em uma conversa pensando apenas em sua própria agenda, seu objetivo e dar seu recado, independente da outra pessoa, se ela esta te entendendo ou não. Você até pode influenciar outras pessoas a comprar ou agira, mas a probabilidade de conseguir novas informações ou dados sobre o tema, é quase zero.

Andar com ouvidos fechado é bom se o que você está fazendo é a coisa certa e nada mudará por causa disso. Mas se existir uma possibilidade de alguma coisa e acontecer de que você não estiver fazendo a coisa certa, então é imprescindível você prestar atenção aos pensamentos, emoções, palavras, sentimentos e perspectivas de outras pessoas. É importante estar aberto a novas informações que você não está procurando, mas precisa ouvir.

Como quebrar maus hábitos? Aqui está seis maneiras de se tornar um ouvinte melhor:

1. OUÇA PARA APRENDER, NÃO PARA SER EDUCADO

Muitas vezes, quer se dê conta ou não, as pessoas se escutam uns aos outros por generosidade, não por curiosidade. Ouvir é bom, mas a intenção tem que ser curiosidade, não generosidade. O verdadeiro diálogo não acontece quando fingimos ouvir, e certamente não pode acontecer se não estivermos escutando nada.

Se terminarmos uma conversa e não aprendemos nada, então realmente não estávamos ouvindo.

Se pergunte sempre antes de entrar em uma conversa, o que vou aprender com isto? Tenha sempre uma mentalidade de aprendiz, não importa quem será seu interlocutor.

2. ACALME SUA MENTE

Enquanto você não puder controlar os hábitos de escuta de outra pessoa, você pode controlar o seu próprio, e isso envolve acalmar sua mente.

Desative suas barreiras de comunicação. Ouça genuinamente – escuta ativa, o que alguém está tentando dizer. Precisamos de informações novas não de informações que já sabemos. Se terminamos uma conversa e não aprendemos nada de novo, então não estávamos realmente ouvindo.

3. FAÇA MAIS PERGUNTAS

Uma das maneiras mais simples de ser um melhor ouvinte é fazer mais perguntas do que dar respostas. Quando você faz perguntas, você cria um espaço seguro para outras pessoas para dar-lhe mais informações.

Ouvir com intenção real significa estar aberto a novas aprendizagens, e se sentir confortável com essa conversa. 

Em um mundo que está ficando mais polarizado, ser capaz de ouvir é fundamental para reduzir conflitos desnecessários em qualquer nível, dentro de uma equipe, dentro de uma organização ou em um nível mais amplo.

4. PRESTE ATENÇÃO À SUA RELAÇÃO DE FALAR/OUVIR

Não esqueça nunca, esforce-se para cumprir o ditado – fale menos e ouça mais. Se você estiver participando de uma reunião, por exemplo, anote o numero de vezes que cada um fala, este exercício vale pra você também, depois reflita sobre esta regra.

5. REPITA O QUE VOCÊ OUVIU

Vários problemas interferem na capacidade das pessoas de entenderem com precisão o que outra pessoa está tentando comunicar. Reflita: Você esta antecipando o que a outra pessoa está prestes a dizer? Concorda ou discorda com o que está sendo dito? Talvez você  esteja concordando muito depressa e, depois de refletir, mais tarde você discordaria?

Em vez disso, implemente um processo chamado de escuta ativa. O conceito básico é repetir de volta ao falante o que você ouviu. Se o orador concorda que o que você ouviu é o que ele ou ela pretendia dizer, você pode seguir em frente. Se não, o orador precisa reformular sua declaração até que o ouvinte realmente entenda.

6. NA VERDADE, ESPERE A PESSOA TERMINAR O QUE ESTA FALANDO ANTES DE RESPONDER.

O componente mais difícil de ouvir de forma eficaz é esperar por um momento adequado no final de uma frase antes de formular uma resposta.

Quando começamos a pensar em uma resposta antes que o orador termine, perdemos tanto a informação completa oferecida quanto o entendimento do tipo de emoção presente na entrega do orador.

Isso é perigoso numa relação, quando eu acho que sou a coisa mais importante do mundo, neste momento eu provavelmente pensarei na próxima coisa que eu vou dizer em vez de escutar alguém. Na verdade, isso é o que está acontecendo. Estou declarando ao mundo que sou mais importante do que você. Esse é um momento desconfortável de autoconsciência e uma maneira egoísta de se aproximar da vida.

Pense nisso.

Sou coach executivo e consultor de recursos humanos.

Quer contatar comigo, acesse meu site:

www.espacocoach.com.br

Este artigo foi publicado em inglês na revista “Fast Company Daily New”


direto ao ponto !!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Geraldo Melo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos