6 VANTAGENS DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESTRUTURAIS
Atuando a mais de 10 anos no mercado da construção civil com projetos estruturais, sempre me deparo com situações onde o cliente não sabe o que é um projeto estrutural, não sabe pra que serve e quais suas vantagens. Pensando numa explicação simples e objetiva escrevi esse artigo. Adianto que são diversas as vantagens, muitas são imensuráveis, mas esse artigo indica as mais importantes para o mercado de obras residenciais de pequeno porte em concreto armado.
O que é um projeto estrutural?
O projeto estrutural é um projeto complementar ao projeto arquitetônico (para casos de edificações) e o seu foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais que fazem parte de uma edificação, sendo eles:
- Elementos de Fundação: Sapatas, Blocos de Coroamento, Radiers, Estacas e Tubulões, etc.
- Elementos de Superestrutura: Pilares, Vigas, Lajes, Escadas, Coberturas, etc.
- Elementos de Infraestrutura: Pisos, Contenções, Piscinas, etc.
Os elementos estruturais são dimensionados, verificados e detalhados seguindo as recomendações das Normas Nacionais elaboradas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), algumas delas são:
- NBR-6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento.
- NBR-6120 – Cargas para cálculo de estruturas de edificações.
- NBR-6122 – Projeto e execução de fundações.
- NBR-6123 – Forças devidas ao vento em edificações.
- NBR-8681 – Ações e segurança nas estruturas – Procedimento.
- NBR-14931 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento
Durante a fase de dimensionamento, o engenheiro deve respeitar o partido arquitetônico e garantir que os elementos estruturais apresentem resistência adequada sempre visando a economia. Os elementos estruturais devem resistir as seguintes ações:
- Ações Naturais: Vento, água, temperatura, agressividade do meio ambiente, etc.
- Ações de Carregamentos Permanentes: Peso próprio da estrutura, peso das paredes de vedação, Peso dos revestimentos de parede e pisos, etc.
- Ações de Carregamentos Acidentais: Pessoas, veículos, mobiliário, equipamentos, etc.
Quais informações devem ser apresentadas num projeto estrutural?
O projeto estrutural deve apresentar a dimensão de todas as peças das estruturas e método executivo representados em um desenho técnico. Essas informações devem ser representadas por meio de plantas, cortes e detalhes. De forma resumida um projeto estrutural deve apresentar os seguintes detalhamentos:
- Planta de locação das estacas e detalhamento das armaduras.
- Planta de locação das fundações.
- Projeto de formas e armaduras dos elementos de fundação.
- Projeto de formas e armaduras dos elementos de superestrutura.
- Tabela de Resumo de Aço.
Tabela de quantitativo de materiais, apresentando: Volume de concreto, área de formas, volume de concreto magro, etc.
Etapas de um projeto:
De forma resumida, o projeto estrutural, assim como qualquer outro projeto na área da construção civil, pode ser classificado como: Conceitual, Básico e Executivo. Todos apresentam as informações necessárias para a sua etapa de elaboração como: Estudo de viabilidade, custo, levantamento de materiais, definição do sistema estrutural e método executivo. O projeto estrutural executivo é aquele que deve apresentar todas as informações necessárias para a execução dos elementos estruturais na obra. Todas as dimensões, especificações e quantidades devem estar apresentadas de forma clara no projeto para que não haja nenhuma dúvida de interpretação durante a execução. O projeto deve ser representado por plantas, cortes, vistas e detalhes sempre obedecendo as normas de apresentação de desenhos técnicos. Imagens 3D e maquetes podem ser elaboradas para auxiliar no entendimento das informações.
A não elaboração dos projetos complementares se refere a autoconstrução. Em 2016 o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) encomendou uma pesquisa e verificou que 85% dos brasileiros constroem ou reformam sem a orientação de um profissional. A autoconstrução aparentemente pode parecer uma situação vantajosa, pois no começo ela se apresenta muito mais barata do que a contratação dos diversos profissionais e consequentemente os projetos específicos. Porém os próximos itens mostrarão de forma clara que o velho ditado vale para esse caso. Muitas vezes o barato sai caro, portanto fuja da Autoconstrução.
Vantagens
1 - SEGURANÇA
A elaboração de projetos estruturais traz segurança, pois um engenheiro especialista será o responsável por sua elaboração. Tal profissional realizará diversos cálculos, dimensionamentos, verificações manuais e por meio de softwares específicos afim de se encontrar a solução mais segura utilizando a menor quantidade de material. Juntamente com o projeto o engenheiro deverá fornecer a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), esse documento só é fornecido por profissionais habilitados e empresas que estejam em dia com seu conselho profissional.
A não contratação de um projeto estrutural colocará em risco a edificação, já que não há uma garantia de que aquela edificação foi pensada e estudada, no máximo ela será fruto da experiência do profissional que está executando e que na maioria dos casos não é habilitado para exercer aquele tipo de profissão.
2 - ECONOMIA
Não contratar um profissional e deixar toda a responsabilidade por conta do empreiteiro e/ou pedreiro pode acarretar um grande problema financeiro para a sua obra. Obras executadas apenas na experiência profissional, sem nenhum cálculo e dimensionamento, se torna um jogo de adivinhação. Não é difícil de presenciar obras onde o dono está insatisfeito com a quantidade de material que o empreiteiro utiliza. Quando isso ocorre o que o empreiteiro está levantando se trata de uma obra cara e instável ao mesmo tempo. Um ponto importante sobre a economia é a quantidade de dinheiro que é utilizada na correção dos problemas durante ao final da fase de execução.
Pequenos reparos podem ser realizados para resolver os problemas, porém em alguns casos a única solução é a demolição do elemento estrutural.
3 - DURABILIDADE
Todos que constroem querem uma obra durável que mantenha sua funcionalidade por toda a sua vida útil. Porém, para que isso ocorra, se faz necessário levar em consideração todos os efeitos climáticos, físicos, químicos e biológicos que podem afetar a estrutura.
Durante a elaboração do projeto, todos os efeitos são levados em consideração assim como são adotadas estratégias para a estrutura ser resistente a esses efeitos. A escolha do tipo de estrutura a ser utilizada (concreto, metálica e madeira) deve levar em consideração todos esses fatores.
4 – CONTROLE DE MATERIAIS
Um projeto estrutural bem elaborado apresenta os quantitativos dos materiais que serão utilizados na construção e com isso é mais fácil ter controle da obra, dos gastos, materiais e quantidade de mão de obra necessária para execução das atividades.
Os proprietários de obras de autoconstrução sempre são surpreendidos com várias solicitações de compra de materiais sem ter nenhum controle sobre a necessidade real da sua utilização. Desta forma, o custo da obra sobe de maneira exponencial.
5 – FACILIDADE PARA FUTURAS REFORMAS
A realização de futuras reformas, alterações e ampliações é facilitada quando se tem em mãos todos os projetos originais da edificação. Tais projetos eliminam a fase de inspeção e prospecção de uma obra:
- Qual a capacidade de carga da estrutura?
- Qual o comprimento das estacas?
- Qual a quantidade de aço dentro dos pilares?
São perguntas facilmente respondida quando se tem em mãos os projetos originais.
Quando se opta por realizar uma reforma sem os projetos estruturais da edificação, muitos problemas podem surgir durante a obra, os mais comuns são:
Utilização de maior quantidade de materiais do que o previsto.
Alteração no projeto arquitetônico, devido a impossibilidade de demolição de elementos.
Esses fatores somados podem inviabilizar a obra já em andamento.
6 – RESPEITO A ARQUITETURA
Muitos clientes contratam apenas o projeto arquitetônico básico ou de prefeitura e com esse projeto em mãos partem direto para a execução, desta forma todos os parâmetros arquitetônicos devem ser observados e respeitados pela equipe de execução, que muitas vezes não dá o devido valor.
O projeto arquitetônico é um projeto que é elaborado visando a estética, o conforto climático, a iluminação e a funcionalidade dos ambientes. Um projeto estrutural bem elaborado também respeita tais exigências sempre garantindo a segurança da edificação.
Estou pensando em construir, como devo proceder?
Seja você arquiteto(a), executor ou cliente final vale ressaltar que é sempre importante contratar todos os projetos necessários para a construção de uma edificação.
Os itens abordados nesse artigo mostraram que economicamente é muito mais vantajoso contratar todos os profissionais responsáveis pelos projetos, entre eles o estrutural. Conforme levantamento da Flarrel Engenharia o projeto estrutural equivale em média a 0,6% do custo da obra.
Mas não basta apenas contratar uma empresa e solicitar o projeto estrutural, pois para realização do projeto, o profissional precisará de algumas informações extremamente importantes, são elas: Relatório de sondagens, projeto executivo arquitetônico, levantamento topográfico do terreno, dados do local, informações das construções vizinhas e prazo para execução da obra.
Gerente Comercial Cimento Nassau. Economista, Especialista em Engenharia de Produção.
1 aExcelente artigo...
--
1 a👏👏👏
Diretor Executivo da Filgueira Corretora | Especialista em Planejamento Financeiro | Gestão de Risco | Blindagem de Patrimônio | Ajudo você a blindar o seu patrimonio e potencializar seus resultados.
1 a👏👏👏
Gestão de Portfólio e Inovação Construção Civil | Engº Civil Mestre em Tecnologias Construtivas
4 aParabéns pelo artigo! Economia, durabilidade e segurança ao usuário já são argumentos de sobra para justificar a adoção de um projeto estrutural.