60% das empresas brasileiras quebram em menos de 5 anos após abertura, siga meu mapa e fuja disso.
photo by Mark Neal, uso livre.

60% das empresas brasileiras quebram em menos de 5 anos após abertura, siga meu mapa e fuja disso.

Você vai fechar as portas em dois anos ou três? Eu não vou! Porque eu desenvolvi um COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR que fará do meu negócio uma exceção à estatística que diz que mais de 60% das empresas fecham após 5 anos da abertura e você pode aprender comigo.

Empreender é acordar à noite pensando se terei clientes daqui até dezembro, se terei lucro em cada contrato fechado, se minha marca está sendo percebida como eu idealizei, se faço o que o mercado valoriza e paga para ter. Com quatro meses de empresa aberta e com quatro clientes posso dizer que estou no caminho certo. Ao todo tenho mais de 10 anos empreendendo.

O que eu faço? Bom, sou uma copywriter, uma pessoa que escreve com propósito de persuadir outras pessoas a comprarem aquilo que eu estou promovendo, e sou também uma brand strategist (faço a gestão de marcas).

Copywriter antes me definia, era o que eu entregava, hoje sei que vender copy não suficiente para resolver problemas de pequenas empresas, elas não precisam apenas de textos de vendas, muitas vezes demandam orientação para elaborar um plano de negócios ou de todo o planejamento de comunicação da marca.

Vislumbrei que existia um mercado potencial que eu, formada em publicidade e branding, poderia atender, entregar mais e melhor que meus colegas que produzem apenas textos e cobrar 10 vezes mais que eles. Daí, mapeei o mercado: oportunidades, concorrência, serviços ofertados, preços praticados, e carências. Aprendi escutando pessoas. E assim abri minha empresa a fim de atender às demandas já existentes, só então fiz meu plano de negócios, desenhei minha a estratégia de marketing e a comunicação da minha consultoria.

Então, meu comportamento empreendedor pode ser resumido em capacidade de analisar o mercado, identificar quais são as dores que existem na área onde quero atuar, como poderei solucionar essas dores, quais habilidades já tenho para isso, quais habilidades preciso adquirir e formatar minha proposta para esses clientes potenciais.

Fazer seu negócio dar certo não requer apenas coragem, requer planejamento e gestão profissional. Não basta querer ganhar dinheiro e se lançar no escuro, isso é olhar pra dentro; para ser uma empresária bem sucedida, e não fechar as portas em pouco tempo, você tem que olhar pra fora e aprender a escutar. Você tem que descobrir o que o mundo precisa, o que as pessoas pagariam para alguém resolver.

Aqui vai o passo a passo para você desenvolver o comportamento empreendedor: invista em você antes de abrir um negócio, faça cursos de gestão, cursos de finanças, de marketing, de vendas, aprimore suas habilidades, e escute! Escute o mercado, entregue o que o mundo precisa não o que você acha que o mundo gostaria de comprar.

Depois de entender o que as pessoas querem você saberá como levar sua mensagem da forma correta às pessoas certas e terá uma empresa bem sucedida e longeva.

Pense nisso, escute as pessoas, resolva seus problemas e nunca mais você terá medo de não ter clientes. 🙏😁 e vamos pra cima, maio começando, dinheiro entrando.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alê F.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos