60% dos melhores CEOs não têm MBA; as competências em alta para 2020 e outras notícias
Entre segunda-feira e sexta-feira, os editores do LinkedIn selecionam as notícias mais importantes do universo da economia e dos negócios. Aos finais de semana, confira as principais tendências do mercado de trabalho e dicas para ser mais produtivo e bem-sucedido. Participe da conversa nos comentários abaixo.
60% dos melhores CEOs não têm MBA. A Harvard Business Review divulgou a lista dos 100 melhores presidentes de empresa da atualidade e mais de 60% dos executivos do ranking chegaram ao topo das empresas sem ter MBA. Os dois primeiros colocados, Jensen Huang e Marc Benioff, CEO da NVIDIA e CEO da Salesforce, respectivamente, estão entre eles. Além de indicadores financeiros ou performance, os critérios de avaliação da lista da HBR incluem questões ambientais, sociais e de governança. Ainda segundo o estudo, a maioria dos presidentes chegou ao cargo a partir de posições internas: apenas 14% vieram de outras empresas. • Veja o que estão dizendo sobre o assunto.
As competências em alta para 2020. De acordo com pesquisa do Fórum Econômico Mundial, 35% das habilidades que hoje são consideradas essenciais vão mudar daqui a cinco anos. Para o ano que vem, em meio à Quarta Revolução Industrial, veremos a consolidação de uma série de tecnologias, tais como inteligência artificial, biotecnologia e robótica avançada. Com elas, será necessário apresentar novas competências, tais como alfabetização de dados, pensamento crítico e habilidades ligadas à tecnologia. As competências em alta para 2020 também incluem inteligência emocional, capacidade de se adaptar a diferentes culturas e colaboração. • Veja o que estão dizendo sobre o assunto.
Como lidar com o “não” ao pedir aumento? Receber uma negativa ao solicitar um aumento na remuneração é frustrante, mas é mais comum do que se imagina. Para o especialista Breno Paquelet, autor do livro “Pare de Ganhar Mal”, o segredo é não se intimidar e entender que isso faz parte do processo de evolução profissional. Após a sua primeira tentativa, seu gestor passará a observar você de outra maneira, analisando seu desempenho com mais atenção, algo que talvez não ocorresse antes do pedido. Por isso, é importante manter a motivação, compreender a negativa como um aprendizado e usar a oportunidade para se autoavaliar. • Veja o que estão dizendo sobre o assunto.
Ansioso no trabalho? Comece organizando sua agenda. Sentimentos recorrentes no mundo corporativo, a ansiedade e a agonia trazem consequências diretas para o desempenho de qualquer profissional. Ansiedade causada pela pressão constante e pelo imediatismo, que acabam se transformando em frustração. Agonia, por outro lado, de se manter 100% atualizado o tempo todo, acompanhada pelo medo de se tornar obsoleto. Segundo especialistas em carreira, o segredo para combater essas fontes de estresse é manter o foco no que é importante, administrar bem a sua agenda e, com isso, equilibrar o tempo dedicado ao trabalho e o dispensado à sua vida pessoal. • Veja o que estão dizendo sobre o assunto.
As carreiras mais promissoras na indústria 4.0. A CNI e o Senai listaram 30 profissões promissoras para a chamada indústria 4.0, que já passa por processo de integração do mundo físico e virtual. A projeção analisou setores como alimentos e bebidas, automotivo, petróleo e gás e construção civil. O setor automotivo aparece com a maior demanda: entre 31% e 50% das empresas do segmento criarão vagas ligadas à transformação digital. Nesse setor, os profissionais mais requisitados incluem mecânicos de veículos híbridos, programadores de unidades de controles eletrônicos e técnicos em informática veicular. • Veja o que estão dizendo sobre o assunto.
Para ler com calma: em um mundo corporativo que exige cada vez mais a capacidade de ser multitarefa dos profissionais, fica fácil perder-se nos diferentes tipos de funções exigidas diariamente. Para Sissa Metzger, especialista em soluções para organização profissional, o senso de urgência pode acabar virando um fantasma – e atrapalhar a rotina. Contra isso, a sugestão é apostar em listas para organizar o dia.
"Um momento de total concentração fundamental para revisar e analisar o que já tinha relacionado e ainda relembrar o que mais poderia estar faltando: tirar todas as coisas da cabeça e anotar tudo".
Qual a sua opinião? Participe da conversa nos comentários abaixo.
— Claudia Gasparini e Guilherme Odri
Inspetor Técnico de Qualidade
4 aCom certeza hoje mais do que nunca é imprescindível aprimorar os conhecimentos de cara com as mudanças do mercado laboral. Sou grato de ter chegado a donde cheguei, pelas tempo além das horas aulas e continuar aperfeiçoando-me na biblioteca do SENAI e do Centro Paula Souza. Examinai tudo. Retende o bem [1 Ts 5:21]
Biomédico na Instituto Adolfo Lutz
4 aPara mim cargos de liderança requerem no mínimo um bom conhecimento em relação a gestão de pessoas. Escuto grande parte das pessoas reclamando sobre falta de gestão. Os empregados muitas vezes são humilhados pelos seus gerentes ou diretores, só pelo fato de estar em uma posição inferior à eles, mas não menos importante.
Assistente Comercial
5 aMuitos anos de caminhada, atendi ordens de alguns CEOs, grande maioria muito educados, mas alguns derrubados pela própria equipe que não compactuam com suas ideias, fazendo estes líderes desistirem dos seus projetos. Ou seja, um time de futebol querendo derrubar o técnico.
Gestor de projetos de energia e infraestrutura
5 aTer o hábito de listar as tarefas e elencar as prioridades, seja em matriz (urgente/importante; não urgente/importante; urgente/não importante; não urgente/não importante) ou mesmo de P0 a Pn... realmente ajuda a deixar o trabalho mais produtivo e, consequentemente, permite até mesmo encontrar mais tempo para equilibrar a vida pessoal e profissional.