7 coisas que aprendi com o home office

7 coisas que aprendi com o home office

Em dezembro de 2019, encerrei um ciclo profissional, saindo de umas das maiores agências de PR do Brasil, a In Press Porter Novelli <3 - abre parênteses - lugar onde aprendi muito, realizei trabalhos incríveis, com um time de profissionais altamente qualificados - fecha parênteses. No mesmo mês, iniciei um novo desafio: liderar o planejamento de uma pequena agência, que nasceu com um modelo mais próximo de uma startup e com processos operacionais bem diferentes de uma grande empresa, a Lover Ipsum <3.

Dentre os novos modelos e processos, me deparo com o tão sonhado trabalho remoto. Trabalhar de qualquer lugar do mundo e administrar seu tempo da melhor forma possível, é, sem dúvida, um dos grandes benefícios das novas relações de trabalho. O mundo mudou, o trânsito nas grandes capitais só cresce e, cada vez mais, pensamentos e medidas como estas, são fundamentais para a nossa qualidade de vida.

Já são mais de 3 meses nesse novo modelo de trabalho e quero dividir com vocês 7 lições que aprendi trabalhando de casa.

Importante: vale lembrar que o objetivo deste texto, não é e nunca será criticar empresas com modelos de trabalho mais tradicionais. Eu ainda acho que, em muitos casos, este modelo ainda é o mais indicado.

Vamos ao que interessa:

1.    As manhãs de segunda-feira nunca mais serão as mesmas

É maravilhoso acordar em uma segunda-feira chuvosa e pensar: “que ótimo que do quarto para o escritório são apenas alguns passos de distância.” Acreditem, essa sensação diminui muito o pavor que muitas pessoas têm da temida segunda-feira. Embora esse nunca tenha sido um problema para mim, confesso, gosto ainda mais das segundas.

2.    Sim, é possível ter mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Em casa – e no meu caso – acabo conseguindo focar ainda mais no trabalho. Sem telefone tocando, excesso de reuniões, pessoas na sua mesa, café fresquinho toda hora (saudades), acabo conseguindo realizar as tarefas mais rapidamente.

3.    O contato com pessoas faz falta

Nem tudo são flores, meus amigos. A troca de ideias com pessoas que pensam diferente e têm ideias diferentes é fundamental para o nosso crescimento pessoal e profissional. Claro que, totalmente sozinho, nunca estaremos. Trocamos com clientes e com a equipe (ainda que reduzida), mas o volume de ideias e informações é diferente e sentimos rapidamente essa diferença.

4.    A casa dá trabalho

No meu caso, na maioria das vezes, almoço em casa. Logo, tenho que fazer almoço, lavar a louça, secar e guardar. A tia da copa não passa recolhendo lixo, nem fazendo café. Saudades, rs.

5.    Se não administrar direito, o que é bom vira ruim

Como tudo na vida, o que é muito bom pode se voltar contra você. Nesse caso, organização é fundamental. Querendo ou não, quando temos um endereço fixo, que vamos e voltamos todo dia, ele acaba nos dizendo: “agora é hora de trabalhar, agora é hora de parar de trabalhar.” (nem pra todos). Ou seja, em casa, tem que ter hora pra levantar sim. Tem que ter hora pra começar e terminar de trabalhar sim. Se não, você acaba trabalhando o dia inteiro e nem se dá conta.

6.    É tudo diferente, mas é tudo igual

No primeiro momento, a sensação é “uhuuuull, sem horário fixo, sem grandes hierarquias e de casa ainda.” Rapidinho você percebe que a responsabilidade aumenta, que a entrega está nas suas mãos e, muitas vezes, depende só de você mesmo. Então, uma coisa tem que ficar muito claro: é trabalho igual. Isso não muda nada, independente do modelo.

7.    Vale muito a pena

A liberdade, quando bem administrada, proporciona um prazer enorme. A sensação de ser dono do seu tempo e poder administrá-lo da melhor forma é excelente.

Eu realmente acredito que esse é o futuro do trabalho. Acho que ainda estamos longe de ver a maioria das empresas operando nesse modelo, mas é, sem dúvida, um caminho sem volta.

Ah e eu nunca tinha reparado como o céu está sempre bonito da janela do meu escritório, na quantidade de pássaros que passam por aqui e já perdi as contas de quantos arco-íris vi nesses últimos meses. ;)



Juliana M.

Global Brand and Advertising Manager

4 a

Exatamente assim, todos os pontos! Trabalho home office alguns dias por semana e essa flexibilidade me faz mais realizada e feliz com o trabalho e empresa! Desejo muito que as empresas deixem o preconceito, confiem em seus funcionários e proporcionem essa flexibilidade. Definitivamente um caminho sem volta!

Aline Forster Marques

Líder de Estratégia e Operação na Humanz

4 a

Ótimo relato. Será que o item 3 pode ser melhorado se convidar algumas pessoas de vez em quando pra tomar um café e contar sobre algum projeto? Chamar uns amigos pra um brainstorm pode ser interessante - alguns que estejam nesse mesmo barco do home office E que também sintam falta dessa troca facilita.

Lúcia Calasso

Diretora de Relações Públicas, Comunicações, PR

4 a

Gostei da lição. No meu caso, eu vou escrever um sobre o porquê eu detestei fazer home office 7 dias... Preciso aprender a olhar mais para o arco-íris e os pássaros da janela de casa. Beijo com saudade.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos