7 Dicas para Escrever o Seu Livro (7ª/7)
Ricardo Gnecco Falco

7 Dicas para Escrever o Seu Livro (7ª/7)

Você sabia que existem vários programas especialmente criados para Escritores?

Pois é...

Para auxiliar os corajosos (ou seriam loucos?) Guerreiros das Palavras na construção de seus textos e obras, existe uma porção de ótimos programas de computador que foram desenvolvidos exatamente para este glorioso fim.

E ajudam bastante!

Assim como foi a minha intenção ao resolver criar esta série de artigos que hoje chega ao fim, minha sétima e última Dica para ajudar você a escrever o seu Livro irá abordar alguns desses programas.

Dica número 7 --> OS "PROGRAMINHAS" ALIADOS!

Dentre as múltiplas opções disponíveis, escolhi três para falar um pouquinho por aqui.

Contudo, uma simples e rápida pesquisa no Google poderá aumentar suas opções e também explicar detalhadamente as características individuais deles.

Lembrando, ainda, que cada tipo de projeto poderá ter um melhor rendimento com a utilização de uma respectiva plataforma...

Neste artigo, no entanto, vou ressaltar e incentivar a utilização de um destes programinhas mágicos, que é exatamente o que eu mais gosto e utilizo em meus processos de escrita criativa.

Mas, é claro que a preferência varia de autor para autor. O importante é você escolher o que melhor irá lhe atender, de acordo com suas necessidades e com seu gosto pessoal.

Afinal de contas, cada escritor -- assim como os programas disponíveis -- tem o seu estilo e modo de adaptação próprios.

Os três programas que eu destaco são:

O Scapple, o Scrivener e o yWriter.

O Scapple eu acho muito útil no processo de pré-escrita, ou seja, no famoso Brainstorm, quando ainda estamos criando as tramas e subtramas da história, com o desenvolvimento e ligações entre as personagens, os locais e a passagem do tempo.

Eu, particularmente, gosto de fazer isso ainda à mão... Rabisco uma porção de papéis, vou colando notinhas (aqueles quadradinhos de postit) aqui e ali, acrescentando detalhes...

Enfim, tudo que o Scapple faz; só que não na tela do computador, como o programa. E a modernidade ainda permite acrescentar fotos, links de pesquisas no Google, Wikipedia etc. Uma baita ajuda para pesquisar e começar a ligar os pontos.

Já o Scrivener é praticamente um arquivo vivo. É possível criar pastas contendo cada mínimo detalhe de cada mínimo pedacinho da sua história. Ou cada característica de cada personagem, tanto físicas como psicológicas. Desde tons de pele, cores de cabelo, estilos de roupas; até tons de voz, humores, manias, virtudes e vícios. Ou ainda de cada ambiente, como mobiliário, iluminação, temperatura. Ou até arquivos contendo e descrevendo objetos existentes em cada cena.

Sabe aquela árvore frondosa, antiga, imponente; repleta de raízes profundas, que se estendem por quilômetros e quilômetros de distancia? Pois bem... Esse é o Scrivener. Se você é Virginiano, ou curte ter tudo beeem organizadinho, irá certamente adorar o programa.

E, por último, deixei o yWriter, meu preferido. Ele faz tudo que o programa anterior faz, só que em um grau não-neurótico e com o grande diferencial de ser... "Di grátis".

Levando em consideração que você que me lê agora veio caminhando comigo desde a Dica número 1, se for um(a) leitor(a) esperto(a) e resolver baixar este programinha pra "ver qualé", irá certamente perceber que todas as dicas que eu passei pra você irão "casar" perfeitamente com a interface do yWriter.

Por fim, como disse lá no início deste último artigo da série "7 Dicas para Escrever o Seu Livro", cabe a cada escritor(a) experimentar e eleger o seu programa predileto. O difícil mesmo será algum dia romper com o provável e incondicional amor que você acabará desenvolvendo pelo seu "escolhido".

Não existe Fórmula Secreta...

Escrever é sentar, mergulhar na sua história e ir preenchendo com palavras as folhas (ou telas) em branco, até chegar ao fim.

Porém, hoje em dia, para os adeptos do uso do computador (e quem em sã consciência não os utiliza?), estes programinhas podem se tornar uma verdadeira mão na roda!

Principalmente, no início da jornada, quando o(a) escritor(a) está elaborando a trama e criando as personagens (Scapple), definindo o enredo, cenários (Scrivener) e dividindo a história pelos capítulos (yWriter) de seu futuro Livro.

Com eles, torna-se muito fácil acompanhar o avanço da Produção Textual e, principalmente, ganha-se uma incrível liberdade na hora do desenvolvimento da história, permitindo que o(a) escritor(a) acesse com um click determinada cena ou capítulo, avançando ou retrocedendo na trama, seja para rever, alterar ou apagar, a qualquer momento, qualquer parte do livro.

Você pode estar, por exemplo, dando uma lapidada no texto do capítulo III, lá no início da história, voltar para o XIX (ponto do livro onde você se encontra a desenvolver atualmente), então dar uma rápida olhadinha no capítulo XV (para conferir/relembrar algum detalhe escrito duas semanas atrás), e retornar então ao XIX para dar continuidade à escrita. Tudo isso de forma imediata, com um simples click no mouse...

Molezinha; não? Então... Está esperando o que para começar a (e terminar de!) escrever o seu futuro best-seller? Desejo-lhe boa sorte e muito sucesso com seu(s) livro(s)!

Paz e Bem!

-- Perdeu alguma Dica? --

Se você deixou passar em branco alguma(s) das dicas anteriores, basta clicar no(s) link(s) correspondente(s), abaixo:

-----------------------------------------

Ricardo Gnecco Falco é escritor, músico, jornalista e produtor editorial; fundador e editor-chefe da Seu.Livro.Pronto, produtora focada em Publicação Independente.

Seu romance de estreia, o intemporal SUBTERFÚGIO, publicado em 2012, foi recentemente disponibilizado na plataforma da Amazon, onde pode ser adquirido por R$7,99

Mas... As primeiras páginas podem ser visualizadas DE GRAÇA, em qualquer dispositivo. Aproveite!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos