7 Dicas para uma carreira de Alta Performance
Investir em si mesmo, nunca é um mal investimento.
Você se considera um profissional de alta performance? Ou pelo menos sabe o que isso significa?
Trata-se de um conceito associado ao comportamento no ambiente de trabalho. Aliás, nem sempre. Isso porque ela pode se manifestar em outras áreas também, é claro.
Mas, no artigo de hoje vou me limitar ao contexto profissional, fechado?
Alta performance é um conceito que está muito ligado ao rendimento e desempenho. E quando falamos sobre isso, é importante que você saiba que agir assim não é necessariamente o mesmo que adquirir sucesso financeiro.
Muito embora ela possa ser uma importante aliada para a alavancagem de resultados.
Esse rendimento e desempenho estão ligados às práticas profissionais, dentro desse contexto é claro. Um profissional de alta performance é aquele que desempenha o seu papel, porém, faz isso de uma maneira muito mais efetiva e eficaz.
São aquelas pessoas que superam as expectativas e sempre alcançam algum tipo de destaque dentro daquilo que são especialistas.
Não é à toa que profissionais assim são extremamente requisitados no mercado de trabalho.
O ponto é:
Existe alguma maneira de desenvolver essa alta performance?
É sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje. Acompanhe-me nesta leitura e confira 7 dicas que vão te ajudar a alcançar o nível de alta performance, seja qual for a sua profissão.
A importância da Alta Performance na vida de uma pessoa
Antes de mais nada, é importante que você saiba a real importância de ir em busca desse nível de trabalho.
É claro que qualquer empresa vai se beneficiar disso, afinal, é um tipo de atitude que gera impactos diretos nos resultados de uma empresa.
Mas, e do ponto de vista profissional?
É importante fazermos esse questionamento pois, para nós, o interesse individual é muito importante.
Como costumamos dizer por aqui.
Você precisa, pelo menos uma vez na vida, se considerar a pessoa mais importante do mundo. E, a partir do momento que você faz isso pela primeira vez, não tem mais volta.
Voltando para o nosso assunto, a alta performance é uma prática que vai te permitir alcançar resultados muito maiores. E isso fará total sentido se esses resultados estiverem alinhados com a sua maneira de funcionar.
Quando existe esse acordo, a alta performance se tona uma importante aliada para a conquista dos seus sonhos. Comprar uma casa, ou até mesmo um carro, fazer a viagem dos sonhos, qualquer tipo de conquista pode ser bastante acelerado pela prática da alta performance.
7 Dicas para Atingir uma Alta Performance
Vamos às dicas.
1 – Conheça suas principais habilidades e potencialidades
Se conhecer é uma experiência incrível que te permite saber, exatamente, quais são seus verdadeiros pontos fortes e fracos.
Isso porque todo mundo tem um jeito específico de funcionar, pensar e agir. E o que está por trás disso são os traços de caracteres, que são desenvolvidos quando ainda somos crianças.
Trata-se de um processo biológico que liga a mente e o corpo humano. Nesse processo, cinco traços de caracteres vão se desenvolver. Uns mais, outros menos.
E o que vai definir a intensidade desses traços é a relação que vai existir entre o ambiente e a pessoa, ou melhor dizendo, a criança que passa por esse processo.
O ponto é, a construção desses traços é a responsável por definir quais são as principais habilidades e potencialidades de uma pessoa.
E a razão disso é que cada traço desenvolve recursos incríveis para lidar com as dores e os desafios que ela precisa enfrentar. Esses recursos são como superpoderes que uma pessoa tem a sua disposição.
Porém, ter esses recursos não é garantia de sucesso. Ainda mais se essa pessoa não conhecer quais são esses superpoderes.
Portanto, o primeiro grande passo é saber quem você é e como você funciona. Desse modo fica muito mais fácil alocar os seus recursos para atingir uma alta performance.
2 – Comece a investir em si mesmo
Investir em si mesmo, nunca é um mal investimento. É claro que precisa haver um discernimento em relação aos cursos, workshops e tudo mais que esteja relacionado a esse investimento.
Porém, a intenção, em si, nunca é um mal negócio. Até mesmo porque, para se aplicar de verdade, nas áreas que você deseja atingir uma alta performance, é preciso adquirir uma certa expertise, um certo conhecimento.
Fazendo uma analogia com os recursos e superpoderes dos traços, negligenciar o conhecimento e o desenvolvimento direcionado a questões técnicas do que se pretende fazer, é o mesmo que ter a capacidade de poder voar, mas não saber como fazer isso.
Nesse investimento, você pode aprender novas técnicas e competências que vão te deixar muito mais próximo de uma alta performance.
3 – Assuma responsabilidades
O melhor jeito de mostrar, para seus líderes e demais superiores, a que você veio, é assumindo responsabilidades.
Recomendados pelo LinkedIn
Afinal, um profissional de alta performance precisa ter em mente que as suas ações têm algum tipo de impacto e repercussão, dentro do ambiente corporativo. E, quanto maior forem as suas atribuições, maiores serão as suas responsabilidades.
O ponto que precisa ficar claro é que essas responsabilidades nem sempre estão associadas a algum tipo de erro. O simples fato de assumir novos desafios é uma maneira de trazer essas responsabilidades para si.
E essa é uma prática que definitivamente vai te guiar para um caminho de alta performance dentro das suas atribuições.
Alta performance é um conceito que está muito ligado ao rendimento e desempenho.
4 – Defina bem quais são suas prioridades
Uma pessoa que não sabe definir bem quais são suas prioridades, facilmente vira refém dos problemas do dia a dia.
Afinal, em uma rotina de trabalho é muito comum que surjam diversos “incêndios” que precisam ser apagados todos os dias. O ponto é, qual deles apagar primeiro?
O que é preciso ser feito para que o resultado final do trabalho seja o melhor possível?
Desenvolver esse discernimento é uma habilidade fundamental para quem quer atingir um nível de alta performance profissional.
5 – Procure ambientes favoráveis para os seus traços
A primeira dica foi sobre autoconhecimento, não é mesmo? Lá nós falamos que toda pessoa tem um total de 5 traços de caracteres.
E a mistura desses traços é o que vai definir como uma pessoa funciona, age e pensa. Aliás, saber disso é uma ótima estratégia para quem quer conhecer quais são suas verdadeiras potencialidades.
Porém, saber de tudo isso e ainda assim viver em ambientes desfavoráveis aos seus traços, onde eles fiquem em contato, constantemente, com as suas dores existenciais, é um grande problema.
Quando isso acontece, fica praticamente impossível atingir bons resultados. Ou seja, nada de alta performance.
A dica aqui é que você, além de conhecer os seus traços de caracteres, procure ambientes que venham a favorecer e estimular o uso dos seus recursos.
Alinhando essas duas coisas, fica muito mais fácil mostrar todas as suas habilidades e potencialidades.
6 – Deposite muita Fé em tudo que precisar fazer
Não é essa fé que você está pensando. Para nós, aqui d’ O Corpo explica, fé é o mesmo que foco e energia.
F = Foco
É = Energia
F+É = Foca + energia. (Desconsidere o acento aqui kkk)
E fé é uma prática importantíssima para que tudo que precisa ser feito seja bem feito.
No final das contas, trata-se de um conceito muito simples, mas que nem sempre é simples de aplicar.
Isso porque somos bombardeados de distrações a todo momento. Aqui mesmo, na hora de fazer esse texto, havia tantas coisas ao redor que potencialmente seriam capazes de gerar alguma distração.
E distrações nunca são positivas. Ainda mais para quem deseja atingir um nível de alta performance.
A melhor maneira de fazer algo bem feito, e fora da curva, é dedicar-se profundamente ao processo. Respeitando seus limites físicos e mentais, é claro.
7 – Só vá além no que fizer sentido pra você
Isso pode até parecer estranho, em um primeiro momento. Mas acredite, é muito importante.
Para atingir um nível de alta performance é preciso se empenhar e se comprometer com os processos.
Porém, o que precisa ser avaliado é se tudo isso faz sentido para você. Afinal, você está respeitando os seus principais traços indo em busca dessa alta performance?
Não é nada incomum encontrar pessoas que se formaram na faculdade e, até mesmo, dedicaram a sua vida toda à uma carreira, que elas nunca quiseram de verdade.
Tudo isso porque os seus pais queriam, ou porque era algo bem aceito socialmente e, até mesmo, porque era a melhor maneira que elas conheciam para ganhar dinheiro.
Quando isso acontece, ir para o trabalho, cumprir as tarefas e lidar com o dia a dia se torna um desafio muito exaustivo.
E o ponto é, até quando essa pessoa vai suportar esse desafio?
Não dá pra lidar com isso a vida toda e a tendência, para as que preferem continuar nesse caminho, é levar seus principais traços para a dor. Como já dissemos na dica 5, viver assim não é nada positivo.
Portanto, só vá além daquilo que faça sentido para você.
E você só vai saber disso quando se conhecer melhor, saber quais são os seus traços e procurar ambientes favoráveis para poder aplicar todos os seus recursos.
Portanto você já sabe qual é o primeiro passo. Fazer uma Análise Corporal e dar o pontapé inicial para uma vida de alta performance. E aí? Você topa assumir esse desafio?