7 dicas para usar os pop-ups sem prejudicar o SEO
Imagem: Freepik.com

7 dicas para usar os pop-ups sem prejudicar o SEO

Desde já, vale destacar que o Google penaliza os sites que utilizam propagandas de intromissão, principalmente no modo mobile. Assim, os anúncios indevidos atrapalham muitas páginas. Nesse sentido, vamos te mostrar 7 dicas para usar os pop-ups sem prejudicar o SEO.  

Mas antes, vamos lembrar que o pop-ups é um grande aliado dos profissionais do marketing. Não é à toa, já que o recurso tem uma taxa de conversão de 11,09%. No entanto, desde 2018 o Google desvaloriza o alcance de sites com anúncios intrusivos. 

Ainda assim, o Google permite a utilização dos anúncios. No entanto, a página deve respeitar algumas regras. Hoje, vamos te mostrar algumas dicas de como usar os pop-ups sem prejudicar o SEO do seu site. 

1. Alguns anúncios intersticiais estão proibidos  

Pop up no seo

Para início de conversa, os anúncios interativos avançados são os intersticiais. Os dispositivos móveis recebem tal tipo de propaganda. Assim, eles são exibidos entre um conteúdo e outro.

Nesse sentido, o Google penaliza os intersticiais intrusivos. Ou seja, pop-ups que os usuários são obrigados a fechar para acessar o conteúdo, bem como layouts enganosos e propagandas que devem ser dispensadas antes que o visitante veja a página, podem prejudicar o alcance do seu site. 

Entretanto, a lista não para por aí. O Google já penalizou pop-ups que interrompem a navegação dos usuários enquanto eles navegam entre as páginas de um site. Além disso, também puniu sobreposições difíceis de fechar, anúncios lightbox, dentre outros. 

Contudo, os sites podem adicionar os pop-ups na saída. Mas não confie demais nessa modalidade. Afinal, o anúncio pode estragar a experiência do usuário. 

2. Utilize intersticiais não intrusivos 

Sim, o Google não penaliza os pop-ups não intrusivos. Nesse contexto, o site deve fornecer algumas informações, tais como intersticiais de verificação de idade e notificação do uso de cookies. 

Além disso, os banners, slides, guias e inlines que ocupam menos de 15% da tela estão liberados. Mas lembre-se, eles devem ser fáceis de fechar. Assim, evite sobreposição de tela cheia e modais de anúncio. 

Ademais, é importante pensar na experiência do usuário. Dê preferência aos pop-ups que não atrapalham o visitante e, o principal, que ele continue a ver o conteúdo sem nenhuma intromissão. 

3. Pop-ups cronometrados são uma boa escolha! 

De fato, os pop-ups são ótimos aliados da conversão. O Google pode penalizar o uso indevido, mas existem outras alternativas interessantes. A primeira delas é projetar os anúncios intersticiais para serem o menos intrusivo possível. 

Assim, você pode mudar quando eles aparecem ao usuário. Como exemplo, ao invés de mostrar o pop-up assim que o visitante entra na sua página, programe-o para aparecer depois de um período. É melhor que surja uma intromissão no final da leitura do conteúdo do que no começo. 

Como se não bastasse, você pode limitar o tempo de exibição dos pop-ups. Para o usuário, é melhor ser surpreendido com um anúncio que some após alguns segundos, do que com aquele que não desaparece por conta própria. 

No entanto, os pop-ups programados para aparecer após a leitura do texto dependem da qualidade do conteúdo. Portanto, invista nesta modalidade de marketing e não seja refém dos anúncios. 

4. Cautela com os intersticiais de “área cinzenta”! 

Nesse caso, existem algumas intersticiais que não tem a finalidade de publicidade, no entanto, elas podem prejudicar o seu site. São as pop-ups de “área cinzenta”. São importantes para a comunicação da página. 

Dentre tais pop-ups, podemos destacar a seleção de idioma em sites internacionais, botões de compartilhamento e postagens relacionadas. Além disso, há caixas de bate-papo ao vivo e intersticiais de cupom. São recursos importantes, mas que podem afetar o alcance do seu site. 

No entanto, o Google não penaliza tais medidas. No entanto, os sites não devem exagerar. Assim, o algoritmo pode entender a mensagem equivocadamente e prejudicar o SEO do seu site. 

5. Use os pop-ups permitidos com cautela! 

Apesar da interrupção, alguns anúncios são permitidos. Diferente dos pop-ups da “área cinza”, tais intersticiais podem ser usados, por enquanto. Afinal, não sabemos como a próxima atualização do algoritmo pode atuar. 

Nesse sentido, há os intersticiais entre páginas. Ou seja, o Google desvaloriza o site quando o pop-up aparece do acesso a partir do SERP. No entanto, não há penalização quando o anúncio é apresentado na navegação interna entre as seções daquele endereço. 

Além disso, os pop-ups adicionados por intenção de saída não são punidos. Para tal, é importante colocar uma tag sem índice no código para evitar a penalidade do intersticial. Por enquanto, você pode utilizar tais tipos de anúncio sem ser desvalorizado pelo Google. 

6. Os desktops podem receber anúncios intrusivos!

Pop up para desktops

Atualmente, o Google tem dado preferência aos sites com boa navegação via mobile. Não é à toa, já que a maioria dos usuários usa a Internet via smartphone. Assim, há regras diferentes para as páginas em dispositivos móveis e desktop. 

Nesse sentido, os dispositivos móveis podem ocultar os pop-ups. Mas os usuários de desktop podem visualizar. É uma forma de manter a conversão via intersticiais. Mas, lembre-se, o algoritmo pode mudar de interpretação. 

Assim, independente da navegação mobile ou desktop, dê preferência para anúncios não intrusivos. Eles não vão piorar a experiência do usuário. Além disso, com um pouco de marketing de permissão você pode melhorar a sua comunicação e taxas de conversão. 

7. Não coloque pop-ups nos endereços encontrados nos resultados de pesquisa do Google! 

Sim, esse é um desdobramento da dica 5. Você pode explorar os intersticiais entre as páginas do seu site. No entanto, evite colocar pop-ups na seção principal, principalmente se ela estiver no resultado de pesquisa do Google. 

Assim, o Google procura os intersticiais que aparecem na interação entre o clique de pesquisa, a navegação da página e a visualização do conteúdo. O que vem depois, ou seja, o que aparece quando o usuário navega pelo site, ou algo do tipo, é entre ele e o usuário. Aqui, não há interferência da regra. 

No entanto, muitos sites têm bons resultados com pop-ups em páginas que aparecem dos resultados de pesquisa. Sinta-se à vontade para manter sua estratégia. Afinal, uma penalidade não o prejudicará se for rico em conteúdo. 

Para finalizar!

Apesar de tudo, muitos sites mobile usam pop-ups e estão bem ranqueados. Não é uma surpresa. No entanto, vale a pena ficar esperto para não sair perdendo. 

Agora, você já conhece as dicas para usar os pop-ups sem prejudicar o SEO. É melhor prevenir do que remediar. E lembre-se, um site com conteúdo rico e que preze pela experiência do usuário dificilmente será afetado por tal penalidade. 

Por: Wagner Santos

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos