7 passos para construir sua reputação online

7 passos para construir sua reputação online

Ter uma presença digital sólida e consolidada não é apenas privilégio de grandes marcas, como alguns podem pensar, mas fruto de um trabalho constante e consciente. Todo aquele que deseja estar nas mídias sociais, promovendo seu nome e seus serviços de forma positiva e que transmita confiabilidade aos seus clientes e parceiros deve considerar esses sete passos, essenciais para obter uma boa reputação digital. Confira abaixo:

7 passos da boa reputação

1. Presença

Você decidiu estar na rede. Isso pode parecer fácil, mas a internet é um mundo próprio, com diferentes mídias, diferentes audiências e diferentes espaços. Cada um com sua identidade. Sair atirando para todos os lados pode parecer uma boa ideia num primeiro momento, mas antes de sair criando um perfil em tudo quanto é lugar, considere:

  • Quem é você?
  • Quem são seus clientes? Qual é o público que você deseja alcançar? (Personas)

A partir dessas perguntas, você poderá planejar exatamente como quer se posicionar e que imagem deseja transmitir a seus potenciais clientes, indo onde eles realmente estão.

2. Reputação

Atualmente, antes de comprar alguma coisa ou contratar algum serviço, as pessoas procuram na internet opiniões de outros, textos e dados a respeito daquilo que desejam adquirir. Assim, uma má reputação pode cortar pela raiz as chances de qualquer negócio online.

A qualidade das publicações em uma página, o modo como os clientes são tratados, como são recebidas e respondidas as dúvidas e reclamações, tudo isso conta para manter ou perder a boa reputação de um profissional.

As pessoas só saberão quem você é a partir daquilo que você publica. Frases motivacionais e fotos de gatinhos fofos podem parecer adoráveis, mas podem não trazer a seriedade e o profissionalismo que você deseja transmitir ao seu público. Planeje com cuidado suas publicações.

3. Otimização

Diretamente relacionado com a reputação, esse passo diz respeito à construção da sua imagem com o público. Um perfil otimizado e planejado se torna mais atraente aos olhos do cliente. Uma boa foto de rosto, sem vulgaridade, talvez de maquiagem leve ou de terno e gravata, passa maior profissionalismo que uma foto tirada em um momento de descontração.

Os clientes, a partir da sua página, podem entrar em contato com você facilmente? Têm acesso a todas as informações relevantes sobre você e o serviço que você oferece? Você otimiza suas publicações com tags? Tudo isso deve ser observado na otimização do seu perfil.

4. Relacionamento

Você e seu público: uma relação de amor ou indiferença? É necessária a interação constante com as pessoas que visitam sua página. Um “curtir” nos comentários, já mostra que você leu o comentário e ele não passou despercebido. Porém, o melhor é responder todos os comentários, tanto em perfis, como em blog.

No relacionamento também se pensa no formato de mídia que melhor agradará seu público-alvo. Vídeos, textos, infográficos: tudo é relevante e pode ser bem-vindo, mas deve ser pensado especificamente para atingir o público a que se destina e se encaixar tanto no formato que você escolheu para se promover, como no nicho onde você atua.

5. Constância

Quantas vezes já nos deparamos com uma página interessante e com algo de relevante que causa interesse, porém não é atualizada desde… 2013? É necessário sempre estar apresentando novidades para o seu público. Na era da informação, quem não se atualiza fica para trás.

Grandes portais de notícias atualizam seus sites 24 horas por dia, todos os dias. Certamente você não tem esse tempo todo para administrar e publicar em seu perfil ou página, mas procure manter seu espaço online sempre atualizado. Uma boa dica é utilizar ferramentas online para programar suas postagens. Tire um tempo para produzir conteúdos e depois você pode contar com a programação automática, através de ferramentas como Hootsuite, por exemplo, que poderão lhe ajudar.

6. Freqüência

De quanto em quanto tempo você atualizará sua página? Todos os dias? A cada dois dias? As segundas, sextas e sábados? Crie uma rotina de postagens, de modo que o público saiba que você está sempre lá, e pode esperar conteúdo novo em determinados dias e horários.

Determine quantas publicações você fará por dia, alterne sempre os conteúdos exibidos, podendo inclusive fazer uma escala, por exemplo: segundas-feiras/vídeos; quartas-feiras/textos; sábados/tutoriais.

7. Ferramentas

Uma das melhores coisas do ambiente online é que as interações e visualizações são completamente mensuráveis. Ou seja, você tem como saber se suas ações online estão dando retorno, se estão atingindo seu público. Assim, você poderá testar diferentes formatos e verificar qual deles atinge os seus objetivos, usando ferramentas de medição de resultados como o Google Analytics. Além disso, você deverá escolher o que usará na interação e na captação de leads, como autoresponder, landing pages, formulários, etc.

Como você tem feito na construção de sua presença digital? Quais são suas estratégias? Têm seguido os sete passos para uma boa reputação online? Compartilhe com a gente!

Um abraço,

 Quer receber dicas em primeira mão no seu email?Assine nossa news lá no Blog >>> www.blogyou.com.br 

Já Conhece nosso Programa de Gestão Estratégica em Marcas Pessoais? www.metodoyou.com 

Sara Zimmermann

Ajudo empresas a gerar resultados | Estrategista em Marketing, Conversão e Vendas | Professora e Palestrante | LinkedIn Creator | Bora vender?

8 a

Estou virando fã Daniela! Curtindo e compartilhando quase todos os conteúdos. Parabéns!

Em primeira mão, formatos interessantes!!!!

Mário J. Mion

Especialista em Marketing Digital, oferece estratégias digitais para alavancar suas vendas nas Redes Sociais. Desenvolvimento de Líderes.

9 a

Perfeito. Estava precisando ouvir isso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de DANIELA VIEK

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos