7 passos para uma transformação exponencial:
De acordo com Nick Davis, da Singularity University,
"Muitas organizações estão lutando para criar culturas favoráveis à inovação e ambientes de aprendizado contínuos necessários para sobreviver e prosperar. Pode parecer difícil mudar de rumo tão rapidamente, mas os líderes de hoje precisam aceitar o desafio de aprender tudo o que puderem sobre tecnologias exponenciais e as oportunidades e ameaças que representam para suas organizações"
Na opinião de Davis, para chegar em primeiro lugar e ficar entre os melhores, as organizações precisam se tornarem empresas exponenciais. Criando uma estratégia focada no futuro, desenvolvendo e capacitando líderes exponenciais, construindo os produtos de amanhã hoje. Pra isso os líderes exponenciais necessitam ter habilidade de “surfar a onda atual”, e ao mesmo tempo, “prever a próxima onda” que irá impactar seu negócios.
Davis destaca algumas tecnologias que têm potencial de transformar todos os tipos de negócios, mais rapidamente do que nunca. Entre elas estão:
- Inteligência Artificial (IA);
- Realidade Aumentada e Realidade Virtual (RA e RV);
- Veículos autônomos;
- Blockchain;
- Internet das coisas (IoT);
- Impressão 3D e fabricação digital;
- Robótica
Para orientar empresas e líderes a aumentar suas chances de obterem resultados exponenciais, Davis apresenta sete etapas para uma estratégia de inovação sólida em busca da transformação exponencial:
1. Alinhe sua organização a uma visão estratégica:
"Em algumas organizações, os programas de inovação são categorizados como Transformação Digital e são vistos simplesmente como outro projeto de tecnologia a ser gerenciado. E embora as tecnologias exponenciais sejam o principal motivador da mudança, é necessário ver a transformação através de uma lente mais ampla", afirma Davis.
É preciso encarar a inovação e a transformação digital como parte da estratégia e não apenas como um programa isolado, para isso os líderes exponenciais precisam conduzir toda a organização para a mudança, e lembrar constantemente que quem faz a mudança acontecer de fato são as pessoas.
#Bônus:
Para lhe auxiliar com o alinhamento estratégico e na condução da transformação indico a leitura dos livros abaixo:
The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail
Liderando Mudanças - Transformando Empresas Com a Força das Emoções
Acelere - Tenha Agilidade Estratégica Num Mundo: EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO
Seis Regras Simples. Como Gerenciar a Complexidade sem Se Complicar
2. Entenda os drivers de tecnologia emergentes e exponenciais:
Você precisa constantemente se perguntar como a tecnologia está, ou pode vir afetar, seus negócios. Um entendimento das tendências tecnológicas mais relevantes para sua organização e setor, ajudará sua equipe a decidir onde investir tempo e recursos e expandir as possibilidades para o futuro.
3. Construa um negócio baseado em dados:
Só assim você irá entregar valor para seus clientes. Adote uma “cultura de startup” faça testes rápidos, mensure os resultados e entenda o que pode ser implantado, melhorado e até mesmo o que precisa ser descontinuado.
4. Desenvolva a ambidestria
Segundo Davis, a ambidestria é a capacidade de fazer com sucesso coisas aparentemente opostas ao mesmo tempo: atingir metas de crescimento trimestrais enquanto desenvolve produtos e serviços inteiramente novos que impulsionaram o crescimento futuro de sua organização. "Os líderes inovadores exibem a ambidestria equilibrando os objetivos organizacionais e o foco entre o presente e o futuro".
5. Construa um pipeline de inovação
Inovação é transformar novas ideias em resultados, por isso é essencial que as organizações estruture um processo de inovação envolvendo desde a ideação até a comercialização, a fim de monitorar o desenvolvimento de cada iniciativa inovadora e avaliar seus resultados, garantindo a implantação plena das soluções.
"A inovação bem-sucedida em uma empresa comercial é um exercício de combinação que estabelece um casamento de longo prazo entre uma oportunidade de negócio e uma tecnologia nova ou emergente", afirma Mark Settle, CIO da Okta.
Settle e Davis defendem que toda empresa estabeleça métodos de identificação, verificação, seleção e implementação de oportunidades de inovação que sejam eficazes dentro do contexto de seu modelo de negócios, práticas de gerenciamento e cultura corporativa.
6. Monitore a paisagem
Como mencionado anteriormente, as empresas necessitam de líderes que consigam “enxergar a próxima onda” baseado nas tendências tecnológicas e movimentos de mercado, os quais seus negócios estão inseridos. "A capacidade de visualizar e acompanhar tendências, tecnologias e atividades de mercado relevantes pode ajudar as organizações a aprender como e quando tomar medidas para minimizar as ameaças que causam disrupções", diz Davis.
"Os gerentes de investimentos constantemente aconselham seus clientes a administrar seus riscos equilibrando seus investimentos em ações e títulos, empresas de valor e crescimento, firmas de grande capitalização e pequenas empresas etc. Os líderes de TI precisam adotar uma mentalidade similar na gestão de oportunidades dentro de seu pipeline de inovação. A maioria das corporações detesta o risco. Consequentemente, suas práticas de gerenciamento de pipeline são amplamente projetadas para minimizar o risco de falha de investimento em todas as ocasiões possíveis. Iniciativas aprovadas que emergem desse tipo de pipeline são geralmente projetos copiados e bem parecidos que imitam as iniciativas de concorrentes líderes do setor. Este não é o caminho para a vantagem competitiva", argumenta Settle.
Reforço que um diferencial competitivo durava em média 30 anos na década de 80. Hoje, dura em média 5 anos e está diminuindo a cada dia, ou seja, fazer mais do mesmo não irá adiantar. Você precisa de fato trabalhar para constantemente reinventar seu negócio.
7. Seja ousado, tome a iniciativa.
De nada adianta ter um excelente plano estratégico se você não o executar, costumo dizer que prefiro 50% implanto do que 100% planejado. "Os líderes precisam neutralizar a esquizofrenia do investimento dentro de suas empresas. Se houve alguns recentes fracassos espetaculares, os líderes precisam apresentar várias iniciativas de inovação infalível que restauram a confiança", prega Settle.
Portanto, promova a mudança, administre a ansiedade e as frustrações. Os erros acontecerão, certamente, mas o que irá diferenciar sua organização é a velocidade e o como você consegue aprender com os erros, a fim de gerar conhecimento para as próximas tentativas.
Massoterapeuta licenciado na Massoterapia
5 aNada mais sensato do que vc prestar atenção aos resultados da sua corporação, aprender com aquilo que não deu certo, enfatizar o que rendeu mais e estar sempre aberto a toda essa revolução que estamos vivendo. Coragem e determinação, dois pontos importantes a andarem Juntos nesse momento ...
Communication and Marketing | Leadership | Innovation | Global Business | Technology
5 aSensacional! Parabéns Aézio e obrigada por compartilhar!
CEO at Cargon, Founder, Board Member, Serial Entrepreneur, Professor, passionate about innovation, education, logistic and tech.
5 aMuito bom Aézio Almeida dos Santos, mas o que não existe é a receita de bolo, precisa ir experimentando e ter a coragem de dar a cara à tapa.