7 sinais de que sua indústria está com problemas de gestão
Mesmo estando na era da informação, infelizmente muitas indústrias hoje em dia ainda não dão a importância necessária a gestão da sua produção e operação. Muitas vezes a operação da fábrica é resumida a planilhas de excel, anotações feitas a mão e outros documentos e processos vulneráveis a erros e perdas.
Isso pode gerar diversos problemas, como perda de matéria prima, prejuízo com produtos mal calculados, confusão no estoque, tomadas de decisões erradas devido a falta de relatórios, etc. E ainda nem consideramos o que a fábrica poderia estar gerando a mais com uma boa gestão.
Identificar e tratar esses sinais irá trazer resultados diretos de curto e longo prazo para sua indústria como um todo.
1. Informações descentralizadas
Este é um dos sinais mais comuns na maioria das indústrias. Ao registrar informações em diferentes planilhas, documentos ou ainda pior, não registra-las, você se verá no meio do caos, com as informações da sua indústria descentralizadas e perdidas no meio do processo produtivo. Isso acaba gerando diversos problemas e dificulta muito a geração de relatórios confiáveis para a tomada de decisões estratégicas.
- Investir para aumentar a capacidade ou em gestão para melhorar a utilização da capacidade?
2. Dificuldade para calcular custos de produção
Você sabe quanto exatamente é o custo da sua fábrica? Um fator muito importante é o custo de produção geral da sua indústria. É preciso calcular todas as despesas geradas pela sua indústria para poder ter um relatório preciso do custo da sua fábrica. Sem isso não é possível calcular corretamente o preço de venda de seus produtos ou o salário que pode pagar a seus colaboradores.
3. Dificuldade para formar preços de venda
Calcular o preço de venda de um produto de forma errada é um “pecado capital” que afeta diretamente a saúde financeira da sua fábrica. Embora inicialmente pareça uma tarefa fácil, se não for feita com ferramentas e métodos adequados, pode gerar um impacto direto nas suas finanças. Não é muito raro encontrarmos indústrias que na verdade estão pagando para fabricar um produto específico, que acaba passando desapercebido no meio de produtos rentáveis.
4. Dificuldade para controlar estoque
Se a sua fábrica tem problemas no estoque, como a falta de um sistema de que controle a entrada e saída de produtos ou ainda problemas com colaboradores, a saúde financeira da sua fábrica pode estar em risco. Se você parar para pensar, muitas fábricas tem mais “dinheiro” dentro do estoque do que nas contas dos bancos. Portanto, uma boa gestão do estoque é fundamental para manter a sua fábrica em boa operação.
5. Máquinas ou colaboradores ociosos
Se há máquinas ou colaboradores “parados” no seu chão de fábrica sua produção provavelmente não está aproveitando seu potencial na plenitude. Para utilizar 100% deste potencial, é preciso investir para aumentar a capacidade dos gargalos, ou seja, não adianta comprar máquinas velozes ou mais mão de obra em uma etapa do processo produtivo se no próximo a mesma velocidade não é alcançada. Isso leva a um setor da sua fábrica ficar esperando o outro terminar determinada tarefa para poder trabalhar, desperdiçando horas máquina e homem da sua produção.
Muitas vezes vale mais a pena investir em gestão para otimizar a utilização dos recursos já existentes na sua fábrica do que buscar novos recursos que serão subutilizados.
6. Relatórios e planilhas não confiáveis
Não poder confiar nos dados da sua indústria é péssimo para seu futuro. Sem estas informações você não poderá medir o sucesso e os erros do seu processo produtivo e, logo, não conseguirá melhorá-lo e tão pouco utilizar todo o seu potencial. Sendo assim, é fundamental organizar a geração de relatórios confiáveis para você poder tomar as decisões estrégicas certas para sua fábrica atingir o sucesso.
7. Setor financeiro desorganizado
O setor financeiro de uma fábrica pode ser um setor bem complexo e que demanda uma atenção extra em sua gestão. Desde a geração de notas fiscais eletrônicas para seus produtos até relatórios de contas a pagar e receber devem ser documentados em um sistema confiável em que você possa gerenciar seu fluxo de caixa de forma eficaz.