7 Tendências de Marketing de Conteúdo para 2021
2020 foi uma aula em tempo real sobre erros e acertos em ações de marketing e posicionamento das marcas nas mídias sociais. Mas quais serão as tendências de conteúdos mais exploradas nas mídias sociais em 2021?
O marketing de conteúdo já encabeça as estratégias do marketing digital a um bom tempo. Nunca foi tão importante criar um conteúdo relevante, que realmente mostre que a marca tem autoridade em seu segmento, que ela é próxima dos seus seguidores, que quer saber realmente a opinião deles; E como falei acima, 2020 veio com uma chuva de oportunidades para aprender de um jeito ou de outro a criar um bom conteúdo.
Então agora em 2021 é a hora de acertar nas principais estratégias de conteúdo para aproximar mais ainda seus seguidores, e realmente transformar a sua marca em uma grande referência nas mídias sociais. Por isso separei algumas das principais estratégias que serão utilizadas nesse ano.
Humanização e comprometimento das marcas.
Essa tendência já estava vindo forte em 2018 e 2019, mas em 2020 ficou ainda mais claro que a era da humanização das marcas chegou!
Diversas situações aconteceram em 2020 que mexeram com as emoções de todo mundo, pandemia, casos de racismo, sexismo, intolerância e etc.. E isso colaborou para que as marcas assumissem um posicionamento mais humanizado nas mídias sociais. O movimento #blacklivesmetter por exemplo, teve apoio de diversas marcas ao redor do mundo, onde elas abriram seus canais para falar sobre racismo e ampliar ainda mais as vozes da comunidade negra.
E também fica cada vez mais notório que os consumidores tendem a avaliar como as marcas estão se posicionando e quais causas elas defendem; porque se não for as mesmas que o consumidor defende, eles dificilmente irão consumir algo daquela marca.
Mas atenção: Autenticidade nesse processo de humanização é fundamental, e o usuário vai notar isso muito bem!
UGC –User Generated Content (Conteúdo gerado pelos usuários)
As marcas tendem a usar ainda mais as publicações feitas pelos seus seguidores em suas campanhas. Embora essa estratégia não seja nenhuma novidade, o UGC vai se fortalecer muito em 2021 pelo simples fato de que está cada vez mais nítido o “poder de influência do usuário comum”, onde as pessoas se identificam muito mais com quem é parecido com elas.
Isso abre muito espaço para que novos "nano influenciadores" apareçam e conseguiam ajudar as marcas a crescerem mais. E o mais bacana é que o publico gosta de participar, gosta de sentir que faz parte daquela marca, e isso também pode inspirar na criação de diversas campanhas que envolva seu publico diretamente e atraia novos clientes.
Então aproveite essa “onda” e traga seus consumidores para suas estratégias e ações digitais, como desafios no TikTok utilizando algum produto, repost’s dos usuários que mencionarem sua marca, entre inúmeras possibilidades existentes
Conteúdo com mais interatividade
Sério isso Lucas? Interatividade é alguma novidade agora? --'
Okay! Concordo, sabemos que a interatividade de certa maneira fazia parte de algumas estratégias de marketing antigamente. Eu lembro que quando era pequeno, passava um programa na televisão que morria de medo de assistir, o “Você decide”, onde eles contavam uma história, que geralmente era um crime, e eles envolviam o público para que escolhe o final dos seus episódios.
Mas de uns anos pra cá, os conteúdos interativos se tornam cada vez fundamentais; E nesse ano de 2021 ele vai ser PRIMORDIAL.
As marcas precisam investir pesado em interatividade para conseguir se destacar em meio a uma infinidade de post’s, e criar cada vez mais um envolvimento humano em suas postagens. Enquetes, testes, caixa de perguntas vão fazer cada vez mais parte da rotina das publicações; sem falar que essa interatividade pode criar um canal de comunicação muito bom com o usuário e você entender ainda mais seus gostos, pensamentos e opiniões.
Então está na dúvida sobre que conteúdo criar, abra uma enquete e peça opinião do seu público. Essa vai ser a melhor maneira de fazer um checklist sobre quais assuntos desperta mais interesse nos seguidores.
Experiência em tempo real (Lives)
Um dos formatos que mais se popularizou em 2020 foram as lives. Diversas lives ao redor do mundo bateram recordes de audiência, superando até alguns programas famosos na televisão; Mas porque será? Um fato simples: As pessoas queriam uma conexão, principalmente conexões em tempo real. E é nesse sentido que as marcas podem se aproximar cada vez mais do seu publico.
Por mais que tenha se “desgastado” um pouco, as lives ainda devem ser muito exploradas para continuar criando uma conexão em tempo real, como abrir para perguntas e respostas, webinars, entrevistas com participação do público, mostrar o lançamento de um produto, ou um evento para entreter seu publico.
Diversas tecnologias de inteligência artificial, como chatbots ou dispositivos de realidade virtual vão expandir ainda mais essa experiência e torna-la cada vez mais imersiva nos próximos anos.
TikTok e Reels
Com 2 bilhões de downloads no mundo, o TikTok foi o app mais baixado em 2020, e isso deixa esse app nas principais tendências para esse ano; até porque ainda estamos desvendando os segredos do seu algoritmo e o que faz um conteúdo viralizar.
Mas já ficou claro que as marcas estão migrando pesado para dentro dessa plataforma com o intuito de criar uma conexão ainda mais humanizada e com uma linguagem ainda mais parecida com a do seu público, principalmente agora que você pode criar conteúdo patrocinado se você é uma empresa e tem uma conta comercial.
Mas para o Instagram não ficar para trás, o reels também vem cada vez mais forte, afinal ele foi criado pelo tio zuckerberg justamente para não perder a atenção dos seus usuários para uma nova plataforma. Por mais que seja algo que ainda está se consolidando, esse ano o reels entra como um dos formatos principais na criação de conteúdo; Por ser vídeos curtos, você tem uma liberdade de criar algo mais leve, mais divertido e informativo ao mesmo tempo.
Slow Content (Conteúdo lento)
Estamos sempre sendo inundados de conteúdo, não importa a hora ou o dia, sempre vai alguém “disputando” sua atenção com uma publicação nova para você ver. Mas esse grande volume de publicações nem sempre entregam conteúdos relevantes
Todos os dias eu canso de ver esses gurus de marketing e os reis da copy vendendo calendários de ideias de postagens para o ano todo para que você não fique um dia sem quer sem postar, e apenas um recado para vocês que compram isso: PAREM URGENTE!
Conteúdo relevante não se cria com formula mágica, demora horas, as vezes dias, as vezes até semanas. Claro que as vezes os deuses da criatividade dormiram de conchinha conosco e acordamos com uma inspiração gigantesca que nossa produção de conteúdo se torna mais rápida, mas isso é exceção é não uma regra!
Se os últimos anos foram marcados para produção frenética de conteúdo, saiba que as marcas e os criadores de conteúdo estão cada vez mais pisando no freio para focar na QUALIDADE e não na QUANTIDADE.
É simples de entender, as pessoas deixam de lado os “conteúdos fúteis” para se aprofundar com temas que são realmente importantes. As pessoas querem um bom conteúdo, e bom conteúdo são aqueles que entregam valor para seu usuário, que mostram o propósito da sua marca, e você acha que um conteúdo assim vai ser criado em 15 min? Acho que não
Eles precisam de criatividade, inspiração, planejamento, pesquisa, maturação, revisão. Precisam de aprofundamento, coleta de dados, alinhamento com o usuário e a marca. Por isso se você quer se destacar em 2021 com seus conteúdos, chega de cumprir tabela e cronogramas malucos de publicações, preze qualidade, e entenda que qualidade demanda tempo e pratica
Cultural
Com todo esse processo de humanização das marcas, algo também fica evidente para seu público: A cultura!
Hoje em dia está fácil de entender como funciona a cultura das empresas, como ela trata seus colaboradores, como é o ambiente por dentro das quatro paredes, e isso é incrível, porque as pessoalmente realmente gostam de saber e ver a rotina de uma empresa.
Então “conteúdo cultural” também vai ser tendência em 2021, mostrando os valores que a empresa defende, a sua diversidade, a sua acessibilidade, seu ambiente descolado e leve, com o objetivo de mostrar para seu público todo o processo de criação dos seus produtos, como também para recrutar novos talentos, por um fato é: Todo mundo gostaria de trabalhar numa empresa com uma cultura incrível e um estilo "diferentão".
Então aposte muito no marketing de conteúdo e nessas tendências; E quem ter o "timing" para criar algo com uma data comemorativa em um desses formatos de conteúdo, com toda certeza irá se destacar
E o que você acha dessas tendências? Percebe mais alguma que vai aparecer forte esse ano? Comente:
Esse artigo demorou 3 horas para ser finalizado. Você reagir, comentar e compartilhar leva 5 segundos. Vamos espalhar e ajudar o social media kkkkkkk
Community Manager da Maior Comunidade de Vendas do Brasil!
3 aOlha, esse artigo tá de parabéns! Esse ano eu assumi o compromisso da QUALIDADE ao invés do OVERPOSTING (estratégia que utilizei pra saber quem de fato gostava do meu conteúdo). Cada vez mais o slow content ganha valor, apesar de ser pro fundo do funil 😍 Ser autoridade em algum tema é EXTREMAMENTE importante pra virar referência e ser DIFERENTE!