7 tendências de vendas para 2023...

7 tendências de vendas para 2023...

Trouxemos para vocês as principais tendências no universo de vendas para 2023. São tendências baseadas em resultados de pesquisas realizadas pela Novigi durante 2022 no Brasil, assim como, resultados de pesquisas de institutos internacionais.

É sempre importante lembrar que as tendências refletem comportamentos durante um período de tempo, que fizeram a diferença para pessoas/profissionais/clientes ou empresas, e que, por isso, são intensificadas no ano seguinte, ou se tornam foco de atuação/estratégias.

Vale conferir!!

1 – Experiência conversacional com o cliente deve ser intensificada

A conversational experience ou experiência conversacional em vendas tem a ver com o nível de interação e personalização que você tem com o seu cliente por meio dos seus canais de comunicação - ou seja, o pronto atendimento para esclarecimentos sobre o seu produto ou serviço. E, pensando em uma experiência conversacional positiva, as empresas investirão mais em uma mistura de chat online (chatbot) e atendimento humano seja por telefone ou presencial, para recepcionar as solicitações de seus clientes.

2 – O vendedor precisará ser ainda mais criativo

É estranho falar em criatividade em vendas, porque normalmente pensa-se em uma conta muito exata (matemática), quando o assunto é receita, números. Mas o ponto aqui é... o vendedor precisará encontrar alternativas criativas para suas abordagens e discursos de vendas -- mais do que nunca.

Até mesmo as mensagens frias (cold call, cold messages) precisarão impressionar com gatilhos criativos que o vendedor terá de explorar para captar a atenção do prospectado.

3 – Vendedores precisarão entender mais de planejamento de vendas

Considerando que estamos saindo de uma pandemia, temos um novo governo assumindo e uma guerra existente na Europa, temos ainda uma certa instabilidade no mercado nacional e internacional. Isso significa que planejar ações de vendas (estudar o mercado e a concorrência) será necessário não somente para os gestores, mas também para toda a equipe.

Há equipes de vendas que são bastante autônomas na execução, mas precisarão abraçar um pouco da autonomia também em seus territórios (regiões) de atuação (carteira de prospects/prospectados e clientes) por meio de planejamentos estratégicos individuais.

4 - Diversos departamentos da empresa serão ainda mais corresponsáveis pela conversão do lead em cliente, assim como pela sua consequente fidelização

Áreas como marketing, customer service, TI, operações, financeiro deverão se preocupar também com o sucesso da conquista e fidelização do cliente. Jogar essa responsabilidade na mão do vendedor (ou área de vendas) é, definitivamente, coisa do passado. A jornada do cliente durante a compra, e que poderá passar em algum momento por essas áreas, exigirá que as empresas fiquem atentas a profissionalização das suas equipes para a conquista do cliente.

5 – Vídeos curtos serão utilizados com mais frequência como ferramenta de vendas nas redes sociais

Textos muito longos para comunicar uma oferta ou solução poderão afastar seu público. Em 2023 os vídeos curtos estarão com força total nas diversas formas de apresentação da sua empresa e/ou solução, marca.

6 – Empresas investirão mais em treinamentos de vendas e atendimento ao cliente para suas equipes

Como já dito no item 4, muitos departamentos serão corresponsáveis também pela conquista e retenção dos clientes. Isso exigirá melhor preparo desses profisisonais, por meio das técnicas adequadas de comunicação assertiva, empatia, proatividade e outras.

7 – Profissionais de vendas deverão ser mais multidisciplinares

Haverá uma busca maior das empresas por profissionais para atuarem em vendas que tenham experiências em outras áreas corporativas como financeiro, SAC, marketing e até recursos humanos. Isso porque o entendimento do cliente como “pessoa” em 2023 exigirá mais competências e habilidades, que ajudarão na construção do relacionamento comercial e consequente fechamento. 

Fontes: Novigi / CRM Lab / Hubspot

_________________________...___________________...____________

IMPORTANTE: algumas pessoas nos perguntaram sobre o porquê do marketing digital não ter aparecido. A resposta é simples - o marketing digital foi tendência fortíssima em anos anteriores e já se consolidou de alguma forma como uma estratégia de vendas.

O que achou? Sua empresa e profissionais estão preparados para essas novas tendências?

Deixe seu comentário...

Laine Oliveira - Novigi Consultoria e Trienamentos

Glauber M. Charleaux

Executivo de vendas/Especialista em transporte rodoviário/Consultoria em Transporte/Consultor Comercial/Logística/Coordenador Operacional/Cabotagem/Analista/Comercial/Vendas/Terminal

2 a

Excelente texto Laine Oliveira - Novigi Consultoria e Treinamentos... A interação entre a área comercial e as demais tem que estar em perfeito alinhamento. As vezes um pequeno erro operacional ou do atendimento, pode acabar com um trabalho de meses feito pela área comercial.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Laine Oliveira - Novigi Consultoria e Treinamentos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos