7 tendências em tecnologia que você deve conhecer

7 tendências em tecnologia que você deve conhecer

As tendências em tecnologia permitem remodelar a entrega de produtos e serviços, reconfigurar modelos de trabalho e alterar a forma de consumo e acesso à informação. Com a digitalização acelerada, é possível poupar tempo, otimizar processos e torná-los mais eficientes nas empresas – de forma interna e externa.

Na prática, as tendências tecnológicas estão ditando o tempo todo o caminho por onde os negócios devem percorrer. E, ao mesmo tempo em que as inovações evoluem de forma acelerada, as empresas precisam estar antenadas para se manter competitivas.

Diante disso, várias inovações moldarão os próximos anos – e é importante estar de olho nas tendências em tecnologia para se manter à frente da concorrência.

Confira a seguir quais são essas principais tendências!

Por que investir nas tendências de tecnologia?

Para entender por que investir em tendências tecnológicas, pense na empresa como uma cidade em crescimento. Para atender às demandas, é preciso construir novas vias, melhorar saneamento, mobilidade e segurança. Só assim sua infraestrutura pode acompanhar o desenvolvimento e suportar o fluxo maior de pessoas e necessidades.

Com essa analogia, fica mais fácil perceber que o mesmo acontece com a empresa, que, em vez de moradores, recebe mais clientes, funcionários e parceiros. E isso só é possível acontecer, é claro, a partir do impulso de tecnologias e inovação.

Investir nas tendências em tecnologia, dessa forma, é uma maneira de manter em movimento a infraestrutura tecnológica da sua empresa, garantindo que as operações atuais possam suportar cada nova demanda que surgir e manter o crescimento contínuo.

Muitas vezes contrariado, o gestor pode argumentar que o investimento em tecnologia é caro e que o retorno não é imediato. Bem, essa não deixa de ser uma verdade.

No entanto, a ideia é justamente fazer uma análise específica da operação, entendendo quais tecnologias podem agregar no contexto atual. Ou seja, não se trata de abraçar o mundo, mas apenas começar e, aos poucos, impulsionar a inovação, a eficiência e o crescimento do negócio.

7 tendências em tecnologia para os próximos anos

Com base em pesquisas recentes, reunimos 7 tendências tecnológicas que são novidade ou que devem crescer ainda mais nos próximos anos. Confira a lista!

  1. Computação em nuvem
  2. IoT (Inteligência das Coisas)
  3. Cibersegurança em escala global
  4. Criptografia pós-quântica
  5. Agentes de IA
  6. Blockchain
  7. Clientes-máquina

1. Computação em nuvem

Computação em nuvem se refere à disponibilização de serviços digitais por meio da internet (a tal “nuvem”), o que inclui servidores, bancos de dados, softwares, etc. A tecnologia substitui o modelo de infraestrutura local, em que os sistemas e aplicações precisam ser instalados e gerenciados nas instalações físicas da empresa.

A Gartner estima que, até 2027, 50% das empresas usarão as plataformas de nuvem da indústria (ICPs) para acelerar os negócios.

As plataformas de nuvem são soluções de infraestrutura para oferecer recursos e serviços conforme a necessidade de cada setor. Um player reconhecido é a Salesforce, uma das principais empresas de plataforma de nuvem da área de vendas e marketing.

Essa tendência tecnológica oferece benefícios como redução de custos, maior velocidade, desempenho e, enfim, escalabilidade global – uma vez que os serviços são executados com segurança em uma rede mundial de data centers.

2. IoT (Inteligência das Coisas)

Internet das Coisas (Internet of Things), ou IoT, é uma rede de dispositivos capazes de transferir dados uns aos outros. Essa tecnologia permite que sensores, softwares e conectividade de rede sejam incorporados a objetos, capazes de coletar, enviar e receber informações sem a intervenção humana.

Você já deve ter ouvido falar do conceito de “casa inteligente”, certo?

Uma “casa inteligente” é equipada com dispositivos que oferecem conforto, segurança e eficiência em tarefas do dia a dia. A Alexa, da Amazon, é um exemplo de assistente virtual que viabiliza a integração e o controle de aparelhos via comando de voz.

E a tecnologia da Alexa utiliza – adivinha só – o IoT.

Essa tendência em tecnologia já é sucesso na indústria, agricultura, logística e na cadeia de suprimentos e, de acordo com a previsão da Transforma Insights, até o final de 2032 teremos 34,4 bilhões de dispositivos IoT conectados no mundo todo.

3. Cibersegurança em escala global

Na medida em que as tecnologias avançam, ameaças de roubos de dados e ataques cibernéticos seguem o mesmo ritmo. Esses crimes representam uma ameaça tanto para a integridade de empresas como para a segurança nacional e a sociedade.

Com isso, apesar das investidas recentes em novas tecnologias que asseguram a segurança digital, os criminosos cibernéticos estão atentos e sempre criam estratégias mais sofisticadas e difíceis de detectar, superando as barreiras que surgem.

Bernard Marr, consultor especializado no universo digital, prevê que 2025 será o ano em que veremos a segurança cibernética não apenas como uma questão técnica a ser resolvida, mas como um elemento crítico de debates e medidas a nível mundial.             

4. Criptografia pós-quântica

A criptografia pós-quântica é um tipo de proteção desenvolvido para combater ameaças tanto da computação tradicional quanto das tecnologias de computação quântica.

Simplificando, um computador quântico é uma tecnologia mais avançada que usa as leis da mecânica quântica para resolver problemas complexos de forma muito mais rápida do que os computadores comuns.

Com o avanço da computação quântica, especialistas preveem que a criptografia usada hoje pode se tornar vulnerável até 2029. Além disso, segundo a Gartner, a criptografia atual poderá ser totalmente quebrada até 2034, tornando a implementação da criptografia pós-quântica uma prioridade urgente de segurança.

5. Agentes de IA

Até 2028, pelo menos 15% das decisões diárias de trabalho serão feitas de forma autônoma com o auxílio de agentes de IA, conforme dados da Gartner.

Agentes de IA são programas projetados para tomar decisões e agir de forma independente para atingir metas predefinidas A tecnologia combina recursos como memória, planejamento, leitura do ambiente e, a partir de diretrizes de segurança para executar tarefas, os agentes avançam na resolução por conta própria.

Em resumo: o ser humano atrás da máquina define o que deve ser feito, assim como as metas, mas o agente de IA é quem escolhe as melhores ações para alcançar os objetivos.

Essa tendência em tecnologia está transformando setores como atendimento, recrutamento e onboarding. No atendimento, por exemplo, eles fazem perguntas ao cliente, pesquisam informações no portfólio interno e, a partir delas, retornam com soluções.

6. Blockchain

Blockchain é uma tecnologia que armazena informações em blocos, formando uma cadeia. Inclusive, a tradução do termo é, literalmente, “cadeia de blocos”.

Cada bloco registra informações e, como não é possível excluir nem modificar os blocos presentes nessa “corrente”, os dados se tornam cronologicamente consistentes, tornando transações financeiras, por exemplo, mais seguras e transparentes.

O blockchain já está presente em diversos setores, como o financeiro para gerenciamento de contas, mídia e entretenimento para gerenciar dados e direitos autorais, além do varejo, onde a tendência em tecnologia é útil para monitorar movimentações de mercadorias.

Em 2024, o mercado global de blockchain foi de US$ 26,91 bilhões e deve atingir US$ 1.879,30 bilhões em 2034, segundo a Precedence Research.

7. Clientes-máquina

Imagine um carro autônomo capaz de detectar sozinho um pneu furado, encontrar sozinho uma oficina, agendar o serviço e enviar informações necessárias para o conserto.

Pois esse futuro, que podemos considerar no mínimo intrigante, é a era dos clientes-máquina. Com essa tecnologia, as máquinas, assim como os seres humanos o fazem hoje, também serão capazes de comprar produtos e serviços de forma autônoma.

A Gartner aponta três fases dessa tendência em tecnologia.

Na fase um (atualmente), os humanos lideram e as máquinas executam. Na segunda fase (2026), humanos e máquinas compartilham a liderança, enquanto as máquinas executam. Na terceira (2036), as máquinas serão capazes de liderar e executar as compras sozinhas.

Acompanhe de perto as tendências tecnológicas

Agora que você conhece as tendências em tecnologia, quais inovações você deseja abraçar e implantar em seu negócio nos próximos anos?

A Starta possui uma cultura centrada na transformação através da tecnologia, e usamos soluções criativas e inteligentes para ajudar na inovação e eficiência da sua empresa. Que tal aproveitar e descobrir como podemos te ajudar em seus negócios?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos