71% dos brasileiros vão comprar na Black Friday, como sua loja pode se destacar neste período?
O mês de novembro, como bem sabemos, é um dos mais estratégicos para o comércio, especialmente para o e-commerce. A Black Friday, que antigamente se concentrava apenas na última sexta-feira do mês, ao longo do tempo foi se expandindo e hoje já é um fenômeno muito mais abrangente no Brasil: transformou-se em eventos como Esquenta Black Friday, Black November, Cyber Monday, etc. Com um investimento robusto das grandes varejistas em logística para entregas cada vez mais aceleradas, a competitividade também fica mais acirrada para este que pode ser considerado o mês de ouro para o comércio. Pesquisa recente da Méliuz apontou que 71% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday de 2021.
Além disso, se no ano passado a maioria dos consumidores estava interessada em produtos do dia a dia, neste ano o foco é comprar itens considerados “sonhos de consumo”, como a troca de um eletrodoméstico importante, por exemplo. Isso significa que o ticket médio deverá ser maior em relação ao ano passado.
Outro ponto importante é ir além da divulgação de promoções (afinal, isso é o que todas as lojas vão fazer). Reportagem recente do portal Consumidor Moderno ressaltou que nunca foi tão importante reforçar as ações de branding como na Black Friday deste ano.
O investimento, por exemplo, em ações de segmentação inteligente pode proporcionar uma experiência mais personalizada e com uma abordagem mais aderente ao consumidor. Hoje, a inteligência artificial contida em algoritmos avançados permite identificar e prever mudanças nos padrões de consumo, ainda que sejam muito sutis, com máxima precisão e velocidade. Isso permite identificar exatamente onde um possível cliente está no funil de vendas e entregar ações publicitárias individualizadas.
O uso de IA também é capaz de melhorar muito os resultados de vídeos publicitários e institucionais, o que garante melhores resultados em ações da marca para atingir novos consumidores.
Recomendados pelo LinkedIn
Outro fator importante é que no ano passado a adoção do Pix ainda dava seus passos iniciais, tendo em vista que a plataforma foi lançada no mesmo mês que a Black Friday. Agora, com a ferramenta já tida como o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil , grandes líderes varejistas já estão aceitando o Pix como forma de pagamento, proporcionando uma experiência mais rápida e dinâmica para o consumidor.
Aliás, a pesquisa da Méliuz mostrou ainda que o Pix está à frente do boleto bancário e do cartão de débito nas intenções de pagamento. Melhor para o varejista, que tem a confirmação do pagamento com mais agilidade e consegue liberar a mercadoria do estoque com mais rapidez, além do custo operacional ser bem mais baixo do que o boleto bancário. Com o investimento logístico bem alinhado, o lojista poderá oferecer uma entrega também mais ágil e acompanhar a concorrência.
Do ponto de vista de estratégia de vendas, a Shipay vem como uma grande parceira para proporcionar uma experiência mais segura, fluida e rápida no check-out de pagamento, com a integração do Pix e das carteiras digitais direto no sistema de pagamento das lojas. Com a chegada da funcionalidade do Iniciador de Pagamentos, essa experiência de pagamento poderá ficar ainda mais rápida e fluida para o e-commerce, mas isso é assunto para tratarmos em outro artigo. Quer oferecer pagamentos por QR em seu e-commerce, loja física ou canais digitais da sua empresa? Conte com a Shipay! Para mais informações acesse o link nos comentários.
#blackfriday #varejo #ecommerce #Pix #carteirasdigitais #BACEN #meiosdepagamento #fintech #openinnovation
Vc Bombando como sempre! Sucesso
Founder & CEO at Shipay - Simplificando Pagamentos Digitais
3 aQuer oferecer pagamentos por QR em seu e-commerce, loja física ou canais digitais da sua empresa? Conte com a Shipay! www.shipay.com.br