75º Edição da Gossip Marketing - Nova rede Airchat, Amazon lançado canal de TV, novo recurso do Spotify e muito mais…
Olá, humano! Vou ser tia de uma guriazinha, vibre comigo. A música dessa edição é como uma conversa. Bora pra mais uma news?
📲 Rede social - Airchat: quem é a mais nova rede social no pedaço?
Imagine que o X cruze com o Clubhouse e eles tenham um filho; o nome do menino é Airchat. Afinal, o que é essa nova rede social?
Por que isso é quente?
E mais uma vez nos deparamos com a pergunta de 1 milhão de dólares: essa rede vai vingar?
Se analisarmos as evidências, a resposta é um claro NÃO. No entanto, não se pode descartar a possibilidade de sucesso caso a sorte decida sorrir para eles.
Considerando apenas as evidências concretas, por enquanto, aqui estão elas: a maioria das pessoas está saturada das redes sociais; uma plataforma de áudio pode abrir espaço para diversos clones de IA; as redes atuais, como TikTok e X, estão em declínio e enfrentam insatisfação dos usuários.
Em menos de quatro anos, testemunhamos o surgimento e a queda de diversas plataformas aqui no Brasil, como Clubhouse, BeReal, Koo, e muitas outras que sequer alcançaram grande popularidade. Agora eu pergunto a você: por que essa seria diferente?
🛍 Consumo - Por que a Amazon está lançando um canal de TV com criadores que irá funcionar 24 horas por dia?
A resposta parece bem óbvia, mas essa fala define bem o porquê "Assistir ao Amazon Live é como fazer compras com um amigo que também é personal stylist." O que está acontecendo afinal?
Por que isso é quente?
Quando se trata de gerar consumo não necessário, o ideal é fazê-lo divertindo as pessoas. Nesse sentido, a Prime é perfeita para integrar a marca na promoção de produtos enquanto proporciona entretenimento.
Um novo relatório da Accenture revelou que 59% dos usuários consideram o conteúdo gerado pelo usuário tão divertido quanto a mídia tradicional. Outro dado importante revelou que 75% dos adultos nos EUA olham para o dispositivo móvel enquanto assistem TV.
Esse cenário é altamente favorável para a economia dos criadores. No Brasil, a DiaTV foi lançada com a proposta de ser uma TV 24x7, com programação centrada em criadores.
Se isso passa uma mensagem, é a de que as marcas estão focando no processo de descoberta, onde 95% dos compradores estão presentes, mesmo que sem intenção de comprar. No entanto, essa dinâmica pode mudar em breve se o seu criador de conteúdo favorito estiver sempre presente em sua vida.
🎤 Tendência - Spotify está testando novo recurso baseado na tendência de consumo musical do TikTok
"Starlight" do Muse só funciona para mim na velocidade 1.5x. Isso significa que eu só ouço a música pelo YouTube, mas em breve isso pode mudar. O novo recurso que o Spotify está prestes a lançar promete revolucionar o cenário do consumo musical, entenda:
Por que isso é quente?
Não é novidade para ninguém que o TikTok se destaca como uma plataforma para descobrir novas músicas. No entanto, é importante notar que as versões das músicas reproduzidas na plataforma muitas vezes são modificadas pelos usuários.
Em 2023, cerca de 38% das músicas no TikTok tiveram sua velocidade ou tons alterados, o que causou preocupação para artistas e gravadoras, já que eles não recebiam royalties por essas versões modificadas. Em comparação, no Spotify, pelo menos 1% das músicas foram modificadas de forma semelhante.
Essas versões modificadas geralmente são acompanhadas de vídeos e dancinhas que se tornam virais no TikTok, gerando mais alcance e aumentando a popularidade.
Recomendados pelo LinkedIn
Embora resolver a questão dos royalties seja um passo importante, o próximo desafio é lidar com a descoberta dessas músicas, especialmente considerando a resistência das gravadoras em permitir que as versões modificadas sejam tocadas em redes sociais.
🔥 O que andou aquecendo por aí:
ChatGPT: está lançando uma versão menos prolixa nas respostas, melhor em redação, matemática, raciocínio lógico e codificação para os usuários premium.
Google: está sendo superado pela IA. Segundo Jon Gillham, fundador de uma empresa que detecta IA, o algoritmo não consegue acompanhar a quantidade de spam gerado por IA (10% dos resultados hoje são spam de IA).
Meta: está desenvolvendo o "Creator IA", um bot que possibilita aos criadores personalizar interações em DM e comentários para responder em massa.
WhatsApp: está adicionando filtros de mensagens separando em abas de "todos", "não lidas" e "grupos".
TikTok: vai permitir marcar outros perfis na bio e adicionar links em videos orgânicos.
👀 De olho na vaga internacional
Estou montando um banco de talentos para enviar para recrutadores sempre que me pedirem indicação. Se você quiser se juntar nessa lista, clique aqui.
Especialista em marketing: a Wayfinder Academy está em busca de uma pessoa capaz de gerar um crescimento de 10 vezes.
Gerente de criadores: a Electronic Arts precisa de um líder para gerenciar e recrutar criadores para seus programas.
Roteirista: a Why Files está em busca de alguém que entenda o estilo dos vídeos do canal para escrever roteiros de vídeos/mini documentários sobre temas misteriosos e estranhos.
Estrategista de conteúdo: a Algocentric está buscando um profissional experiente para criação de conteúdo para agências de SaaS B2B.
Designer: a Flax Creatives precisa de uma pessoa para criar thumbs de alta qualidade e performance para o YouTube.
Caso você seja novo (a):
Minha missão é reduzir o barulho gerado pelo excesso de informação, engajando na criação de um ambiente mais criativo por meio da curadoria e criação de conteúdo de valor.
Como posso te ajudar:
❤ Compartilhar é se importar
Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.
Se essa news ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.
Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários. Te vejo na próxima segunda!