8 categorias indispensáveis para a criação de conteúdo nas redes sociais
Na última edição da newsletter Filho da Pauta, que falava sobre a linha editorial e sua importância na criação de conteúdo de marca, fiz a promessa de trazer a relação das oito categorias que considero indispensáveis para a criação de conteúdo nas redes sociais. Então, vamos lá! 👇
A ideia aqui é facilitar a sua criação de conteúdo autêntico e elencar categorias que vão te auxiliar na hora de planejar estrategicamente sua produção.
Ah, uma dica para facilitar a assimilação é tentar identificar o uso de cada uma delas nos perfis que você segue e são referência para o seu nicho (principalmente no Instagram).
Esse é aquele tipo de conteúdo que transmite o DNA da marca, seu propósito, valores, bandeiras, inspirações e crenças. Alguns chamam de "conteúdo institucional", mas acredito que "Universo da Marca" dá uma abertura maior para ir além do "sobre" a empresa, sabe? É nessa categoria que a marca se posiciona de acordo com tudo aquilo que está alinhada.
A ideia dessa categoria é bem simples: mostrar o que a marca oferece ao público-alvo, quais são seus diferenciais, serviços, produtos, entre outros. É apresentar para a audiência o que ela vende. Esse tipo de conteúdo funciona melhor com um público que já possui uma ligação com a empresa e/ou com outros conteúdos produzidos, já que as redes sociais são canais prioritariamente de relacionamento.
Ideal para a publicação de conteúdo mais rico, que transfere valor ao público-alvo por meio de dicas e orientações, por exemplo, ou mesmo compartilhar funcionalidades relacionadas ao serviço e/ou produto oferecido.
Essa palavra é a junção de "informação" e "entretenimento". A proposta é transmitir informações de forma mais leve, criativa e atraente. Para isso, é possível utilizar memes, referências à cultura pop, gamificação etc.
Recomendados pelo LinkedIn
Essa muita gente já faz, principalmente nos stories do Instagram: a publicação de ações do dia a dia, que aproximem a marca do seu público-alvo. É uma excelente maneira de trazer mais humanização ao perfil.
Quem nunca tomou uma decisão de compra com base na recomendação de outras pessoas, não é mesmo? A "Prova Social" trata exatamente disto: depoimentos de outras pessoas que já utilizaram os produtos e/ou serviços de determinada marca. Aqui também entram as premiações, certificações, entre outros conteúdos que transmitem mais credibilidade.
Essa categoria se refere ao compartilhamento de conteúdos de outros canais e/ou pessoas que são referência em temas que estão ligados à marca, como jornais, revistas, portais, personalidades etc. Esse tipo de publicação ajuda a promover o "debate", além de ser uma boa forma de engajar com a audiência e evidenciar os valores que a marca acredita.
Por último, uma categoria de conteúdo que traz mais leveza às publicações da marca. Os posts inspiracionais são aqueles que despertam sensações e sentimentos bons, além de gerar identificação e conexão com o público: frases e/ou conteúdos motivacionais (relacionadas ao nicho), homenagens em datas comemorativas etc.
Vale destacar que essas categorias não são engessadas. Você pode — e deve — misturar duas ou mais. Em alguns casos, é interessante trazer um conteúdo de bastidores sobre produtos/serviços, ou ainda um universo de marca com uma pegada inspiracional, entre outras combinações.
Tudo vai depender dos objetivos e das necessidades da marca, aliados à sua criatividade, como produtor(a) de conteúdo, para conectar as coisas de uma maneira autêntica.
E aí, essas categorias fazem sentido pra você? Sentiu falta de alguma outra? Deixe aqui nos comentários! 🤘😉