8 razões para abordar a Sustentabilidade na estratégia da sua empresa

8 razões para abordar a Sustentabilidade na estratégia da sua empresa

Em um cenário cada vez mais competitivo, muitas empresas já perceberam que “ser sustentável” é mais do que ter uma pegada ambiental, tem benefícios econômicos de longo prazo.

“Considerando a relação entre sustentabilidade e competitividade as organizações podem adquirir diferencial competitivo, diante da dinâmica de seu mercado de atuação, ao incorporar práticas de responsabilidade socioambiental em sua gestão.” (FARIAS, 2010)

1.     Demandas de consumidores

Com o entendimento da importância e rápida difusão do tema em todo o mundo, os consumidores têm cada vez mais se preocupado em adquirir produtos e/ou serviços de empresas que tenham uma pegada ambiental. Portanto, organizações que estão atentas às necessidades de seus stakeholders, terão uma nova possibilidade de aumento de receita.

2.     Marca e reputação

Toda ação e comunicação de uma empresa, reflete na sua reputação e consequentemente na marca. O fomento de relações positivas com o consumidor através de iniciativas sustentáveis contribui para a reputação da organização.

3.     Manter-se competitivo

Neste mundo globalizado, o mercado vem exigindo que as organizações incluam em suas estratégias de práticas sustentáveis. Só dessa maneira conseguirão manter-se vivas no mercado.

4.     Limitação de recursos

Sendo os recursos naturais finitos, como por exemplo, os combustíveis fósseis e a água, quanto mais tais recursos ficam escassos, maiores os custos para a empresa. Daí a importância na preservação e também no investimento em inovação, buscando itens substitutos, quando possível.

5.     Engajamento de funcionários

Trabalhar para uma causa, tende a deixar os funcionários mais motivados e engajados com a organização e, dessa maneira, os empregados tendem a permanecer na empresa.

FARIAS, Camila S. Sustentabilidade e competitividade: construindo relações a partir da percepção dos stakeholders – o caso do APL de software de Recife. 2010


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Aline Barbaroto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos