#87 - Por que a Seleção Brasileira de futebol masculino não é imbatível? E o que isto tem a ver com segurança das pessoas.

#87 - Por que a Seleção Brasileira de futebol masculino não é imbatível? E o que isto tem a ver com segurança das pessoas.

A seleção brasileira de futebol masculina, apesar de sua rica história e grande sucesso, pentacampeão mundial, não é imbatível por uma série de razões que envolvem tanto fatores internos quanto externos. O futebol tem evoluído muito ao longo dos anos, e muitos países investiram pesadamente em suas seleções e na formação de jogadores. Países que antes não eram vistos como potências, como Bélgica e Croácia, por exemplo, hoje são altamente competitivos.

Isso causa uma grande tristeza na população, já que o esporte favorito da nação é o futebol. Porém há muito s fatores que atrapalham o bom desempenho da seleção e você, torcedor, pode deixar a emoção tomar conta da sua razão e deixa-lo cego para estes fatores. "Como assim, os melhores jogadores não conseguem ser campeões juntos?"

E o que mais "dói" é que individualmente (em seus clubes) são campeões, mas quando estão juntos o resultado fica aquém do esperado pela torcida brasileira. E se você comparasse a seleção com a sua empresa, que possui grandes profissionais. Acredita que cabe a comparação? Na minha visão, sim. As vezes temos um super time nas empresas, porém pode não atender as metas, as expectativas. E qual seria o motivo, vamos ver a seguir:

Fonte:

# Cultura Organizacional

Em contextos que exigem cooperação, entendimento mútuo e alinhamento de objetivos uma cultura única faz a diferença. As diferentes expectativas quanto ao comportamento, tempo, hierarquia, ou até ética de trabalho podem gerar desentendimentos e frustração.

O tempo necessário para internalizar a cultura de uma empresa pode variar dependendo de diversos fatores, como o tamanho da empresa, a complexidade da cultura, o nível de integração da pessoa, e a forma como a cultura é transmitida e vivenciada no dia a dia. Pode-se levar anos a introspecção de uma cultura, um "jeito de ser".

# Mudança nas Características dos Jogadores

Embora o Brasil seja famoso por produzir jogadores tecnicamente habilidosos, as seleções modernas exigem mais do que apenas técnica. O futebol contemporâneo demanda maior disciplina tática, preparo físico, inteligência de jogo e capacidade de adaptação a diferentes estilos. Nem sempre o Brasil consegue equilibrar esses fatores com sua tradição de jogo bonito e criativo.

E também, imagina cada time de futebol (Flamengo, Palmeiras, Barcelona, Manchester City, entre outros), cada um com uma cultura diferente, uma tática diferente, um "DNA" típico. E quando mistura todo mundo de diferentes origens? Sem tempo para adaptação e treinamento? Como você acredita que ficará no final.

Fonte:

# Alta Pressão e Expectativa

A camisa da seleção brasileira pesa muito devido ao histórico de conquistas, como os cinco títulos mundiais. Isso coloca uma pressão enorme sobre os jogadores e técnicos, o que pode afetar o desempenho, especialmente em momentos decisivos. Além disso, as cobranças e expectativas da mídia e da torcida são intensas.

Quando você está entre os melhores do mundo naquilo que faz é esperado muito de você, seja em qualquer profissão. E excelentes profissionais têm um nível de cobrança alto também. Se o líder da equipe não conseguir ter experiência nesta situação, não conseguir ler o cenário, uma estratégia definida e entendida por todos, isso pode levar ao resultado não esperado.

# Gestão e Planejamento

Nos últimos anos, a gestão do futebol brasileiro tem sido questionada pela mídia. A falta de planejamento a longo prazo, mudanças frequentes de técnicos e estratégias, e questões políticas dentro podem impactar negativamente o desempenho da seleção.

# Adversários de Alto Nível

Nos grandes torneios, como a Copa do Mundo, a seleção brasileira enfrenta equipes que têm excelente estrutura, jogadores de alto nível e comissões técnicas qualificadas. Essas seleções, como Alemanha, França, Argentina, entre outras, também têm a capacidade de vencer jogos importantes.

Fonte:

E o que isso tem a ver com a Segurança das pessoas? O assunto está completamente conectado! Muitas vezes não temos uma cultura definida, implantada, mas cobramos que não tenha acidentes, que as pessoas façam o certo sempre e cuidem-se. Todavia exigimos muito, mas não analisamos e fornecemos o caminho a trilhar.

Uma cultura de Segurança é um grande passo a seguir: valores definidos, procedimentos, processos claros, regras, mentalidade coletiva. A diversidade é positiva, mas precisa de alinhamento estratégico para que não ocorra justamente o que vemos com a seleção brasileira. E precisa tempo para todos "falarem a mesma língua".

Embora o Brasil tenha um histórico impressionante no futebol, o esporte é dinâmico e sempre sujeito a mudanças e surpresas (assim como nossa carreira, nossas vidas, as empresas, cenário econômico,...). Nenhuma seleção (nenhum super profissional), por melhor que seja, está imune às derrotas (incluindo acidentes com pessoas).

Abraço!

Renato Silva Filho Silva

Instrutor, consultor e palestrante em saúde e segurança do trabalho

2 m

Há muitas semelhanças, é verdade, especialmente quando se fala de trabalho em Equipe. Não há time ou seleção imbatível, mas há que se avaliar os resultados alcançados em cada campeonato ou o faturamento mensal em cada empresa. A diferença está que, enquanto as empresas não têm coração, mas CNPJ, os times são modificados quase que instantaneamente para buscar o objetivo total. Enquanto que na seleção, há carência de bons dirigentes e técnicos. Qual empresa manteria um CEO com incapacidade de administração e incompetência do atual dirigente da CBF?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Helio Macedo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos