9 coisas que aprendi Startup Weekend Palhoça Education
Foto: Yago Torres

9 coisas que aprendi Startup Weekend Palhoça Education

Nos dias 17, 18 e 19 ocorreu o Statup Weekend Education em Palhoça. Foi um final de semana muito "louco", conheci pessoas incríveis, me preocupei muito, quebrei muito a cabeça, fui em frente mesmo com medo, errei, pivotei 2x, tive mentores que me deram feedbacks negativos e positivos, cantei Vira-Vira do Mamonas no Karaokê (Sim, eu fiz isso) e dei muita risada! Foram 3 dias muito gratificantes, por isso quero compartilhar os principais tópicos aprendidos no #SWpalhoçaEDU.


1. Resiliência

Desafios sempre iremos passar, então porque não nos impor auto desafios pertinentes e nos moldarmos com eles? Se haverá desafio, querendo ou não, então vou me desafiar a ser melhor. Acredito que o Startup Weekend desperta essa mentalidade nos participantes, pois é muito mais fácil ficar o final de semana (com chuva) em casa vendo série e comendo pipoca, do que ir para campo desenvolver resiliência.


2. Network

Em momentos como esse há duas alternativas, ou você conversa com o máximo de pessoas possível e absorve o melhor delas, no máximo tempo disponível, pois o tempo não é um ativo barato em um SW, ou a segunda opção é não imergir nesse universo e ser repelido pelo processo (autossabotagem). Tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas e trocar alguns cartões. Uma dica legal é colocar uma meta de contatos por evento, comece com 5 cartões trocados. Topa o desafio?


3. Lição para a vida

As pessoas que conheci esse final de semana tinham algo em comum, posso dizer que são inconformados e loucos. Quer um insight? Conviva mais com pessoas assim. Pois apesar do desgaste físico causado pela intensidade do final de semana, todos que conversei tinham seu propósito alinhado e disposição suficiente para não desistir deles.


4. Pivotar

Outro conceito que merece destaque é o ERRO, embora esse sentimento/ação pese quando surge, no SW constatamos que independente do MELHOR que você faça vai haver erros, e eles são comuns. Hã? É comum errar? Sim! O que diferencia os times de sucesso é a capacidade de errar rápido. Erre, erre, erre, mas se for para errar, erre rápido e barato.


5. Sempre podemos melhorar

Minhas qualidades são qualidades pra quem? Nunca seremos avaliados da mesma forma por duas pessoas, não há possibilidade de agradar a todos, todo o tempo, isso é fato. No entanto estou exercitando e fortalecendo a minha empatia? Esse final de semana me fez avaliar bastante a forma de líder que pretendo me tornar. Aprender com os erros e aprimorar os pontos fracos é essencial.


6. Estudar

Por mais que eu saiba sobre algo, sempre haverá alguém que sabe mais e melhor. Cabe a mim usar esses momentos para me conectar as pessoas certas e aprender com elas.


7. Ouvir quem sabe

Executar não é privilegio, pois de nada vale executar errado. Para isso ter mentores é indispensável, o SW Palhoça Education impressionou com time de mentores, tanto pela adrenalina/comprometimento quanto pelas "porradas" que davam. Feedback negativo é uma excelente forma de evoluir. #semmágoa #NOflocodeneve


8. Nem sempre o resultado é o esperado

Na edição do Startup Weekend Education que participei, julguei algo simples traçar uma linha reta e ir em direção ao objetivo de forma rápida e linear. No entanto, com apenas 54 horas para desenvolver uma ideia, validar e mostrar que é escalonável, você entende um pouco sobre as coisas que ouve, como: "seja resiliente", "não se apaixone pela ideia". Mudança é um processo natural que um time de sucesso enxerga e administra. Embora tenha sido entregue o melhor possível, nem sempre é o que as pessoas precisam e não há problema algum nisso, basta corrigir a falha a recomeçar.


9. Coloque no LinkedIn a sua experiência

Sempre temos muito compartilhar com as nossas experiências, por isso deixo um desafio para você. Coloque no seu LinkedIn as suas últimas participações em eventos ou projetos que te fizeram bem! =D

Muito bom! O Carlos que esteve com vocês me indicou esse artigo, gostei muito da forma como foi compartilhado, muitas dicas! Abraços

Denny Mews

CEO at Cargon, Founder, Board Member, Serial Entrepreneur, Professor, passionate about innovation, education, logistic and tech.

7 a

Top Hiago, muito bom!

Fabiane Machado

Logística | Gestão de Riscos

7 a

Parabéns carinha, saiba que tenho muito orgulho de trabalhar com pessoas foda e você é uma delas!!! Top top

Alexandre Weimer

Empreendedor e estrategista. Falo sobre Vendas & Marketing com objetivo de gerar LUCRO! Em 2024 entreguei 44 palestras e 25 treinamentos.

7 a

Muito bom Hiago. És digno de muito sucesso! Fiquei triste por não estar junto aos mentores, mas com certeza fique imaginando a intensidade e dinamismo que foi o evento. Uma oportunidade única de praticar muitas coisas. Acelera! Não pare 🚀🚀🚀🚀🚀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Hiago Xavier

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos