9 Dicas MATADORAS Para Você Quase Dominar a Arte de Mandar E-mail

9 Dicas MATADORAS Para Você Quase Dominar a Arte de Mandar E-mail

Enquanto você se dedica à leitura deste texto, sua caixa de entrada já foi agraciada com 39 spams de lojas que você jura nunca ter se inscrito, 7 newsletters que você consistentemente ignora, 12 tentativas de golpe de phishing sofisticadas o suficiente para fazer você pensar duas vezes, e, se a sorte estiver a seu favor, talvez, apenas talvez, um ou dois e-mails realmente relevantes.

Em homenagem aos 20 anos do Gmail, aquele pioneiro que nos introduziu à utopia de uma caixa de entrada gratuita com 1GB (uma verdadeira revolução em uma época em que o conceito de "espaço" era tão limitado quanto nosso entendimento do universo digital), decidi compartilhar com você, caro leitor, algumas dicas infalíveis. Essas são para aqueles que aspiram a se destacar no vasto mar de especialistas digitais, seja elevando sua produtividade a níveis estratosféricos ou conquistando a lealdade de seus clientes com uma maestria de comunicação jamais vista.


  1. Adote a política de 'zero resposta': Jamais responda a um e-mail. É uma tarefa exaustiva e totalmente desnecessária. Se algo for realmente urgente, confie que a pessoa encontrará uma maneira de invadir sua vida real, seja por telefonema ou mensagens instantâneas. Afinal, para que servem os sinais de fumaça modernos?
  2. O Labirinto de Minotauro Digital: Transforme sua caixa de entrada (e a de outros) em um labirinto de textos inúteis que poderiam ter sido um WhatsApp. Ou que poderiam simplesmente não ter existido, garantindo que qualquer mensagem de valor seja uma agulha no palheiro. Mantenha seus clientes, colaboradores e parceiros em alerta máximo com uma enxurrada de conteúdos irresistivelmente irrelevantes.
  3. O Ghostwriter IA: Por que gastar seu precioso tempo redigindo e-mails quando uma IA pode gerar páginas e páginas de texto que ninguém terá paciência de ler? O volume do texto servirá como um testemunho da sua diligência e intelecto. É a ilusão perfeita de produtividade e comprometimento, encapsulada em um mar de palavras que ninguém vai navegar.
  4. Mantenha todos os e-mails em aberto: Uma caixa de entrada abarrotada é sinal de importância. Deixe todos saberem que você é indispensável, mantendo cada e-mail não lido como um troféu. O melhor assunto de happy hour é aquele momento em que cada um abre suas mensagens para comparar quem tem mais notificações não respondidas.
  5. Assuntos de e-mail vagos são seus melhores amigos: Títulos como "Ei", "Urgente" ou simplesmente "..." são perfeitos. Eles criam um ar de mistério e garantem que o destinatário, movido pela curiosidade, abrirá seu e-mail.
  6. A arte do CC e BCC indiscriminado: Não pense muito sobre quem colocar em cópia ou cópia oculta. Quanto mais, melhor. Isso não só espalha a responsabilidade, te coloca em evidência, como também confunde sobre quem realmente precisa tomar uma ação. A única certeza é que você não precisa fazer nada: alguém vai ser proativo e tomar a iniciativa.
  7. Maratona de e-mails à meia-noite: Envie e-mails importantes bem tarde da noite ou de madrugada. Isso deixa a impressão de que você trabalha duro e faz hora extra, elevando seu status de comprometimento ao nível máximo. E não se preocupe: se você não gosta de acordar muito cedo ou estiver passeando à noite, dá pra agendar o envio!
  8. Anexe arquivos gigantescos: Sempre anexe arquivos enormes aos seus e-mails, preferencialmente acima de 25MB. Isso pode não só testar a paciência do destinatário como também a capacidade de armazenamento do e-mail dele. Demonstração de poder sutil.
  9. Termine seus e-mails com cliffhangers: "Falando nisso, você não vai acreditar no que aconteceu..." e deixe por isso mesmo. Isso garante um follow-up, mantendo o ciclo de comunicação (e suspense) eternamente vivo.

BONUS – A Isca Digital Inalcançável: SEMPRE envie links para arquivos hospedados no Drive com um título muito chamativo e interessante, mas não dê permissão para ninguém acessar. Dessa forma você poderá medir o engajamento e a curiosidade das pessoas e, de quebra, se consolidar como uma autoridade no meio em que você atua. Todo mundo vai te chamar pra almoçar depois disso.

______________________________

Lá vai você, armado até os dentes com estratégias que irão, sem dúvida, revolucionar sua presença no mundo digital. Aplique com sabedoria (ou não) e veja sua produtividade (e possivelmente sua lista de contatos) transformar-se diante dos seus olhos. Brincadeiras à parte, feliz aniversário, Gmail! Que possamos continuar a honrar seu legado com nossa infindável busca por eficiência e... bem, sarcasmo.


Letícia Medeiros

Evidence-Based Politics | Dados & RIG | Apresento o que as autoridades brasileiras falam sobre sua agenda política

8 m

Amei! Se não podemos ir contra, se jogar na insanidade coletiva é a melhor saída mesmo hahaha

Maria Pia Mussnich

Diretora de novo negócios FSB Comunicações

8 m

Que Sorte a minha ter vc p nos informar: Assuntos Importantes 👏👏👏👏

Leo Barlach

Energia Renovável e Sustentabilidade | Ex-MIT & USP | PM na Systemiq

8 m

Faltou os vendedores, que já te mandam email como resposta (RE:) sendo que você nunca mandou a pergunta, que vão te ajudar com lead generation ou tech recruiting (quando vc trabalha numa ONG)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cauê Madeira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos