9 HÁBITOS PARA AUMENTAR A SUA PERFORMANCE

9 HÁBITOS PARA AUMENTAR A SUA PERFORMANCE

A liderança é manifestada por comportamentos. Vai concordar comigo quando afirmo que os seus estados emocional, físico e mental têm um enorme impacto no que faz, como faz, quando faz e quanto faz. Por essa razão é tão importante focar-se nos seguintes 9 hábitos para aumentar a sua performance.

Provavelmente conhece pessoas que não têm doenças formalmente diagnosticadas mas que têm pouquíssima energia, vontade e motivação, que se sentem permanentemente sobrecarregadas com o passado, que vivem ansiosas com o futuro e que encaram o presente com desconfiança e pessimismo.

Independentemente do conhecimento que possa ter sobre os comportamentos adequados a cada situação, se não estiver no estado certo, dificilmente os conseguirá colocar em prática. Este facto condiciona a forma como comunicamos, como nos relacionamos e como perseguimos os nossos objetivos.

A boa notícia é que são apenas alguns hábitos que definem os nossos níveis de mobilização e de concretização, pois a base da produtividade é a energia. Com bons hábitos, vai sentir-se com mais vitalidade e maior resistência ao esgotamento físico, mental e emocional. Maus hábitos são meio caminho andado para se arrastar pelos dias e pela vida.

Invista nos 9 hábitos para aumentar a sua performance que lhe apresento a seguir e dispare a energia com que desfruta da vida e persegue os seus objetivos.

#1 Deite-se cedo

O sono é a base da energia. Se não dormir o suficiente, o seu desempenho, para além de ficar aquém do seu potencial, vai deteriorar-se continuamente.

Embora algumas pessoas garantam que trabalham ao seu melhor nível com seis ou menos horas de sono, pesquisas recentes indicam que essas pessoas se estão a enganar a elas próprias. Sete a oito horas de sono são praticamente obrigatórias para quem pretende manter-se cognitivamente alerta no médio e longo prazo.

Para algumas pessoas, a privação de sono pode parecer estabilizada, o que significa que se sentem ligeiramente cansadas de forma permanente, mas com a ideia que não estão a piorar. Uma experiência recente muito interessante demonstrou que apesar da privação de sono, inequivocamente, causar declínios contínuos no desempenho mental, as pessoas, na esmagadora maioria dos casos, não têm consciência disso.

Protocolo: deite-se às 22h00 todas as noites nos próximos trinta dias.

#2. Faça exercício regularmente

O exercício é um excelente investimento nos seus níveis de energia a longo prazo. É fácil eliminar o exercício físico no curto prazo, no entanto, em poucas semanas começa a perder o seu condicionamento geral, e, será cada vez mais difícil pensar com clareza e ficar alerta durante largos períodos de tempo.

Se luta para encontrar tempo para fazer exercício, não faça do ginásio a sua prioridade. Crie o hábito de fazer flexões ou burpees todos os dias em casa. Estes exercícios vão acelerar o seu coração e não exigem que reserve muito tempo da sua agenda super ocupada.

Pode acrescentar idas ao ginásio ou outro tipo de treino mais intenso, no entanto, este pequeno investimento, vai mantê-lo energizado enquanto não puder treinar de outra forma.

Protocolo: faça pelo menos 10 burpees ou flexões diariamente em casa.

#3. Medite diariamente

A popularidade da meditação – uma forma de praticar atenção plena – está a crescer no mundo corporativo, essencialmente entre CEOs e executivos seniores, pois estes profissionais encontraram nesta prática uma forma de desenvolver habilidades críticas de liderança e de garantirem o mindset certo para alcançarem objetivos.

De uma forma consistente, em milhares de estudos científicos, foram encontrados, entre muitos outros, benefícios comprovados como: redução da ansiedade, aumento da resiliência e do desempenho sob stress; desenvolvimento da inteligência emocional – a análise de imagens cerebrais sugere que a meditação fortalece a capacidade de regularmos as emoções; aumento da criatividade – pesquisas sobre criatividade sugerem que os nossos maiores insights acontecem quando estamos em estados mentais mais relaxados e meditativos. Isto ocorre porque a meditação incentiva o pensamento divergente, uma componente-chave da criatividade; aumento da concentração – muitos estudos demonstraram que as nossas mentes têm a tendência de vaguear cerca de 50% do tempo. Adicione a isto interrupções no trabalho, mensagens, chamadas e e-mails, e é sem surpresa que constatamos que as pessoas têm muita dificuldade em manter o foco. O treino de meditação ajuda a conter a distração, fortalecendo o pensamento focado e a memória.

Protocolo: Medite 12 minutos diariamente.

#4. Defina a sua intenção no dia anterior

A energia está muito dependente experiência de fluir. Se começar a trabalhar no duro, vai superar a procrastinação e continuar produtivo ao longo do dia. Se começar devagar ou a procrastinar, vai acabar a lutar contra os seus próprios impulsos, desperdiçando energia em tarefas improdutivas.

Uma boa forma de evitar isso é definir, no dia anterior, uma intenção muito clara sobre como será o seu dia seguinte. Visualizar essa intenção e, a partir dela, elaborar a sua agenda e uma pequena to do list, vai garantir que não terá hesitações e que as suas tarefas se vão encadear de forma automática quando acordar.

Protocolo: antes de se deitar, defina o que pretende concretizar no dia seguinte, conceba um plano e visualize-o.

#5. Realize o trabalho duro logo pela manhã

Procure realizar o trabalho mais relevante nas primeiras quatro horas do seu dia de trabalho, começando ASAP.

Como acontece com a maioria das pessoas, os meus níveis de energia dependem muito do meu estado emocional. Quando termino tarefas ou projetos importantes, sinto-me mais confiante, produtivo e bem-humorado. Se perdi tempo com e-mails, reuniões desgastantes, conversas de corredor, telefonemas longos ou se não consegui produzir algo valioso, fico mais frustrado e entro na segunda metade do dia a lutar contra o tempo.

Por outro lado, o trabalho profundo nem sempre é sustentável durante um dia completo. É muito melhor concentrá-lo num período específico em vez de o inserir aleatoriamente ao longo do dia. Se for no período da manhã, melhor, porque estamos cognitivamente mais frescos e no geral menos desgastados.

Protocolo: Transforme as quatro horas da manhã num período de trabalho tranquilo, profundo e profícuo.

#6. Leia bons livros

Os grandes benefícios de ler não estão apenas relacionados com as ideias e informações que obtemos a partir dos livros. Na realidade, os melhores livros são aqueles que alteram subtilmente os nossos padrões de pensamento.

Os audiobooks podem ser muito úteis para o efeito, já que podemos ouvi-los onde, quando e quantas vezes quisermos. Um bom audiobook direciona-nos automaticamente para o que temos que focar e trabalhar.

Protocolo: tenha sempre disponível um audiobook que o motive e que o torne mais capaz na perseguição dos seus objetivos.

#7. Mantenha os seus objetivos atrativos

Tem que vender muito bem os seus objetivos a si próprio. Parte deste processo começa com o embrulho. A forma como enquadra os seus objetivos e projetos tem um grande impacto na sua motivação: é algo que tem mesmo que fazer? Ou é um desafio irresistível?

Tem que se inspirar ao relembrar-se continuamente das razões que o levaram a trilhar esse caminho. O que esperava alcançar? Bons profissionais de marketing sabem como focar os clientes na visualização do que desejam para impulsionarem as vendas. Você deve concentrar-se no que deseja para garantir a energia para percorrer o caminho até às suas metas.

Protocolo: reserve diariamente dez minutos para analisar de que forma as suas ações de hoje o estão a ajudar a concretizar o que deseja.

#8. Encontre os amigos certos

Pode não conseguir escolher os seus pais, os seus colegas ou seu chefe, mas tem algum controlo sobre as restantes pessoas que fazem parte da sua vida.

Alguns amigos deixam-nos animados e energizados enquanto outros deixam-nos ansiosos e em baixo.

Não precisa excluir amigos que estejam a passar por momentos temporariamente difíceis, mas deve evitar pessoas que insistem em trocas emocionais unilaterais como base para seus relacionamentos. Por outras palavras, pessoas que só se preocupam com elas próprias. Todas as pessoas, ocasionalmente, necessitam de um ombro amigo para chorar, mas algumas pessoas esperam que sejamos apenas isso. Não é caminho.

Protocolo: estabeleça um limite de tempo para amigos que o deixam em baixo.

 #9. Alinhe as diferentes áreas da vida

Este não é bem um hábito. É um processo, um esforço contínuo para eliminar o conflito entre as diversas áreas da vida.

Desperdiçamos muita energia quando as diferentes áreas das nossas vidas estão em conflito. Pode ser um colega de trabalho que nos tenta prejudicar, um chefe que não nos valoriza, amigos com interesses muito diferentes dos nossos, uma relação amorosa tóxica ou mesmo medos internos e crenças que nos fazem hesitar.

Em vez de tentar não pensar no assunto, invista algum tempo a analisar os diferentes conflitos na sua vida e tente encontrar soluções. Por vezes uma decisão ou uma mudança de atitude, são suficientes para resolver este tipo de questões no curto prazo, outra vezes, quando o conflito é gerado por círculos sociais tóxicos ou crenças limitadoras, pode necessitar de elaborar um plano com um prazo um pouco mais dilatado.

Protocolo: reflita hoje, durante uma hora, sobre o que o está a ajudar e o que o está a atrasar na perseguição dos seus objetivos, expetativas e ambições. Como pode resolver essas tensões? Que decisões tem que tomar?

Deixo apenas uma pequena nota sobre alimentação, pois influencia decisivamente não só os nossos níveis energia como a nossa saúde em geral. O nosso combustível são os alimentos que ingerimos e, por isso, são os primeiros responsáveis pelos nossos níveis de bem-estar, energia e performance. Hipócrates, o pai da medicina moderna postulou “Que o alimento seja o teu remédio e o remédio seja o teu alimento”. Faça bem as suas escolhas.

Se assim entender, partilhe comigo os protocolos que vai adoptar para aumentar a sua performance e focar-se no que é importante para si. Vamos lá!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marco Meireles

  • Cultura de Alto Desempenho: Velocidade e Confiança no coração das empresas

    Cultura de Alto Desempenho: Velocidade e Confiança no coração das empresas

    A cultura organizacional como motor do desempenho A cultura organizacional, muitas vezes descrita como a…

  • MAXIMIZAR O SUCESSO EMPRESARIAL COM OKRS: UM GUIA COMPLETO

    MAXIMIZAR O SUCESSO EMPRESARIAL COM OKRS: UM GUIA COMPLETO

    Os OKRs (Objectives and Key Results) são hoje uma das ferramentas mais poderosas para definição de metas e gestão do…

  • COMO DESENVOLVER TOP PERFORMERS

    COMO DESENVOLVER TOP PERFORMERS

    Quase todos nós, em alguma altura, tivemos um chefe horrível, alguém que nunca deveria ter sido colocado em tal…

  • COMO CONCRETIZAR OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

    COMO CONCRETIZAR OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

    No início de cada ano, muitas pessoas fazem grandes promessas para mudarem as suas vidas. Inscrevem-se no ginásio e…

    2 comentários
  • 5 PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA DE “A ARTE DA GUERRA”

    5 PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA DE “A ARTE DA GUERRA”

    Sun Tzu, escreveu a Arte da Guerra há mais de 2000 anos, uma obra prima de estratégia militar que tem influenciado e…

    7 comentários
  • AS ORIGENS DA LIDERANÇA

    AS ORIGENS DA LIDERANÇA

    A forma como grupos de indivíduos se coordenam e agem coletivamente são tópicos importantes para a ciência, no entanto,…

    5 comentários
  • EQUIPAS PROTEGIDAS SÃO MAIS SOLIDÁRIAS

    EQUIPAS PROTEGIDAS SÃO MAIS SOLIDÁRIAS

    “Os clientes não vêm primeiro lugar. Os colaboradores vêm em primeiro lugar.

  • UMA QUESTÃO DE MENTALIDADE

    UMA QUESTÃO DE MENTALIDADE

    Os líderes, nos dias que correm, para serem bem-sucedidos a médio e longo prazo necessitam de adoptar uma mentalidade…

  • OLHOS QUE NÃO VEEM, CORAÇÃO QUE NÃO SENTE

    OLHOS QUE NÃO VEEM, CORAÇÃO QUE NÃO SENTE

    As pessoas ficam mais motivadas quando têm acesso ao impacto do seu trabalho. Realizar tarefas não é sinónimo de…

  • COMO NÃO DESMOTIVAR AS PESSOAS

    COMO NÃO DESMOTIVAR AS PESSOAS

    Na esmagadora maioria das empresas, a motivação dos colaboradores, continua a ser estimulada por factores extrínsecos…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos