9 Perguntas para Produzir Conteúdo Consistente
Chuck Jones, o cartunista criador dos personagens Papaléguas e Coiote, tinha um conjunto de nove regras que utilizava como filtro para o seu processo criativo. Ele dizia que, dessa forma, conseguia manter a consistência dos personagens. Essa ideia é, na verdade, essencial para qualquer negócio baseado em conteúdo.
Mas, antes de seguirmos adiante, o que é um negócio baseado em conteúdo?
É aquele em que uma pessoa ou empresa compartilha conteúdo de forma consistente e gratuita com sua audiência. Pode ser na forma de blog, e-mail marketing, vídeo, podcast... Esse conteúdo tem como objetivo ajudar as pessoas a melhorar algum aspecto de suas vidas e o empreendedor pode ganhar dinheiro com produtos e/ou serviços construídos a partir desse conteúdo gratuito, mas de forma que agreguem ainda mais valor à sua audiência.
Pausa fechada, vamos criar as nossas regras? (Ou filtros, como preferirem!). Eles podem ajudar a fortalecer e dar mais consistência ao conteúdo que você compartilha com as pessoas.
Pegue papel, caneta, e responda as perguntas abaixo:
- O que tem de único, diferente, sobre a forma que você cria e compartilha conteúdo?
- Qual o tópico ou assunto sobre o qual você nunca irá falar?
- Descreva em uma palavra o resultado que você espera para as pessoas que consomem o seu conteúdo. Inclua a definição dessa palavra.
- Como você fala com o seu público? A partir de uma relação de iguais? Uma relação de autoridade? Ambos? Uma forma diferente?
- Qual a sua programação de conteúdo? A periodicidade com que você compartilha informações? Algo que você não vá mudar.
- Você compartilha histórias de outras pessoas, ou somente conta as suas próprias experiências?
- Liste as ferramentas que você utiliza para criar seu conteúdo. (Ter essa lista em mãos vai ajudá-lo a criar com mais consistência, sem deixar buracos ou ficar testando novas ferramentas o tempo todo).
- Cite uma questão que você pode se fazer periodicamente, para ter certeza de que está se mantendo na rota com o conteúdo que está criando.
- Com o que você NÃO pode se comprometer na hora de criar conteúdo para o seu público?
Deixe essa lista em um lugar visível e leia todos os dias antes de produzir o seu conteúdo.
Suas respostas a essas perguntas podem mudar ao longo do tempo, mas o ideal é que você as mantenha sempre iguais até que sinta uma absoluta necessidade de mudança. As respostas devem ter como base tudo aquilo em que você acredita e o que você representa. E isso não muda todos os dias, certo?
Renata Pacheco Tavares é diretora executiva na RWF360 e proprietária da plataforma de produção de conteúdo Viva o Vinho.
Computational Mathematician | Quantitative Information Flow | UFMG
8 aUsarei esses filtros, parabéns pelo trabalho.
CDAO na MakeAll.Digital | Ajudo clientes a transformar dados em insights e otimizar suas operações com soluções tecnológicas avançadas | Arquiteto de Soluções | Especialista em Tomada de Decisões Baseadas em Dados
8 aParabéns pelo belo artigo.