Abdominal perde barriga?

Abdominal perde barriga?

A gente sempre escuta que quando realiza atividade física, principalmente musculação, vai perder peso e medidas. Graças a esta premissa verdadeira, muitas pessoas chegam a conclusões falsas e pensam que para perder a barriga basta realizar exercícios abdominais. Isto é verdade? NÃO, de jeito nenhum. Vamos entender porque.

Todos os dias fico sabendo de casos sobre pessoas bem intencionadas que compram aqueles aparelhos de abdominal pela televisão, acreditando que com poucos minutos de abdominais por dia ficarão com uma barriga sequinha. ISSO NÃO EXISTE. ISSO É MENTIRA. Se existisse um aparelho que faz você ficar com o abdômen seco em poucos minutos todas as academias estariam falidas e eu estaria passado fome. As pessoas não vão à academia porque gostam, vão porque é necessário para alcançar seus objetivos.

E não se trata de quantidade, mesmo que você faça 500 abdominais por dia, não seria o suficiente para perder a gordura localizada no local. Muitas pessoas relatam sentir que estão “queimando a gordura” enquanto fazem abdominais. ENGANO. O que elas sentem é uma queimação na FIBRA MUSCULAR em decorrência do ácido lático, como se sente em qualquer outra parte do corpo durante a musculação. Porque apenas abdominais não queimam a gordura da barriga então?

A única forma de perder gordura com atividade física, é diminuir o percentual de gordura do corpo TODO. Não existe um exercício que queime apenas a “gordura da barriga”. Muito cuidado com o profissional que disser o contrário. Ao realizar um exercício de musculação não se queima gordura e sim se estressa o músculo, criando micro-lesões que cicatrizarão formando uma fibra muscular maior, gerando aumento de massa muscular. É este aumento de massa muscular que vai te ajudar, como um todo, a queimar mais gordura de uma forma geral.

Então, você deve estar se perguntando, porque fazer os sofridos abdominais se eles, por si só, não vão queimar a gordura da sua barriga? Bem, abdominais tem várias aspectos positivos. Para começo de conversa, quando você faz abdominais fortalece a musculatura da região, o que com certeza ajuda a ter uma barriga mais firme e definida. Ao tonificar os músculos dessa região você melhorará a aparência e pode até realçar sua cintura e pode prevenir ou até reverter eventual flacidez no local.

Se o seu objetivo é perder barriga, principalmente aquela na parte inferior do abdômen, carinhosamente apelidada de “pochete”, a receita é outra: além dos abdominais, também deve fazer exercícios aeróbicos pelo menos três vezes na semana. Pode ser qualquer atividade com a qual você se identifique: corrida, bicicleta, uma luta, uma dança, um esporte... Isto vale principalmente para as mulheres, que tem um percentual de gordura corporal mais elevado do que os homens.

Não se irritem, mulheres. Não xinguem. Vocês acumulam mais gordura por causa do hormônio estrógeno, que favorece este processo. Não, a mãe natureza não fez uma piada de mau gosto, isso tem uma razão de ser: é uma reserva extra para uma possível gestação, de modo que, se ocorrer, a mulher tenha sempre uma reserva de gordura para ajudar o desenvolvimento do feto na gravidez e a amamentação.

Além da atividade aeróbica, também é preciso tomar muito cuidado com a dieta. Existem alimentos que provocam o inchaço da região por causar dilatação, outros por causar prisão de ventre outros por engordar mesmo. Tome muito cuidado com a dieta, evite gorduras, frituras, sódio e açúcar, como mínimo. Coma de três em três horas e tome muita água (porque se eu mandar tomar líquido, periga ter gente bebendo refrigerante light). Para completar, eu recomendo musculação. Além de prevenir aquele “efeito Sharpei” da perda de peso, ainda ajuda a acelerar seu metabolismo, já que quanto mais massa muscular você tiver, mais gordura queimará.

Um aviso: fazer abdominal sem fazer dieta pode até AUMENTAR as medidas da sua barriga. Porque? Já aprendemos o que ocorre no processo de hipertrofia, certo? Se você apenas faz abdominais e continua comendo alimentos “engordativos”, o que vai acontecer é que sua musculatura vai hipertrofiar, aumentar de tamanho e a gordura não vai diminuir. Com isso, o que se vê como resultado final na fita métrica é um simples aumento de medida.

É preciso prestar atenção também a outros fatores que podem causar ou acentuar essa barriguinha indesejada, além da alimentação e do sedentarismo, como por exemplo má postura, problemas hormonais, estresse e problemas digestivos. Muitas vezes o problema tem várias causas conjugadas.

Acho engraçado que no mundo da Educação Física não se tem medo de mentir para os alunos. Em qualquer outra profissão, se você mente para um cliente pode sofrer sérias conseqüências. O que você faria se seu médico ou seu advogado te enganassem? Não quero ver nenhum leitor meu sendo enganado, nem por comerciais de TV nem por maus profissionais da área. Se alguém prometer remover a gordura da região abdominal com exercícios abdominais, chame a polícia. Estelionato é crime previsto no art. 171 do Código Penal.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br

Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal

Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal

Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos