Abertura de empresas no Brasil - 1º semestre de 2021

Abertura de empresas no Brasil - 1º semestre de 2021

O presente artigo faz uma breve análise dos registros de abertura de Micro e Pequenas empresas (MPE), de Microempreendedores Individuais (MEI) e de Médias e Grandes Empresas (MGE), segundo dados da Receita Federal.

A tabela abaixo, mostra que o número de empresas abertas no primeiro semestre de cada ano. Nota-se que no primeiro semestre de 2021 tivemos recorde de abertura de MPE e MEI no período.  

Observa-se que 390 mil novas MPE foram abertas no 1º semestre de 2021 ante a 267 mil no 1º semestre de 2020, aumento de 46%. Se compararmos o resultado de 2021 com mesmo período de 2019 (sem pandemia), o resultado ainda é 24% superior.

No caso dos MEI, o 1º semestre de 2021 teve 1,6 milhões de novos registros, sendo 34% maior que mesmo período de 2020 e 37% maior quando comparado ao 1º semestre de 2019.

Considerando o total de registros de abertura temos 2,1 milhões de novos empreendimentos abertos no primeiro semestre de 2021 contra 1,5 milhão no mesmo período do ano passado, o que representa aumento de 35%.

Os mini gráficos abaixo ilustram o impacto da pandemia covid-19 na trajetória de abertura de MPE e MGE em 2020. Já para os MEI, o impacto foi menor, mantendo crescimento quase no mesmo ritmo.  Vale explicar que vários segmentos de MEI foram severamente prejudicados com restrição de funcionamento das atividades como cabelereiros, manicure,  transporte escolar, e vários prestação de serviços como eletricistas etc, q(realizados nas casas dos cliente). Mas também várias outras atividades cresceram na pandemia, como entregadores de aplicativos de comida, farmácias, comércio de bebidas dentre outros. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O comportamento das atividades econômicas no primeiro semestre de 2021 foi muito superior em relação ao ano passado. O avanço da vacinação e redução das restrições de funcionamento do comércio ampliaram a confiança dos empresários na retomada das atividades. As estimativas de crescimento do Pib para 2021, de acordo com último boletim Focus, são de 5,2% enquanto a estimativa da inflação encerre ano em 7,2%.

Ao observamos as top 20 atividades com maiores registros de abertura entre as MPE temos variação de 16% (Restaurantes e similares) até 105% (Corretagem e avaliação de imóveis) do primeiro semestre de 21 em relação ao primeiro semestre de 2020.

Atividade de odontologia cresceu cerca de 75%. Atividades médicas cresceram 48% e Comércio de produtos farmacêuticos cresceu 48%.

Já serviços de engenharia cresceram 68%, Construção de edifícios cresceu 58% e Comércio varejista de material de construção cresceu 51% no primeiro semestre de 2021.

Serviços prestado para as empresas também cresceu bastante. Atividades de consultoria em gestão empresarial cresceram 69%. Intermediação e agenciamento de serviços de negócios em geral cresceram 66%, Serviços de escritório e apoio administrativos cresceram 64%.

Portanto, percebe-se um avanço positivo dos pequenos negócios no primeiro semestre de 2021.  Os índices de confiança mostram melhoria da situação atual e expectativas para os próximos meses, de acordo com sondagens da FGV/SEBRAE.  



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos