Abordagens de Inovação Métodos Práticos - Parte I
Estive em muitos eventos neste ano 2022 (pós pandemia) e as palavras que mais escutei foi INOVAÇÃO! Mas afinal o que significa inovar? criar... transformar... algo disruptivo... copiar e melhorar alguma coisa... enfim pode ser muita coisa hein.
Segundo o Dicionário Aurélio, criatividade é a qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo. E inovação é introduzir novidades, renovar, inventar, criar.
Qual é o conceito de inovação?
Inovar é criar algo novo, é introduzir novidades, renovar, recriar. A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente. Um dos grandes pensadores da inovação, o economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter, tinha claro que a inovação é o motor do crescimento econômico.
Bom então chega de papo e blablabla e vamos ao que interessa, estava eu fazendo alguns estudos pelo mundo a fora e encontrei um compilado muito show sobre o PANORAMA DE ABORDAGENS DE INOVAÇÃO, nada mais nada menos do que HACKEAMOS todas as metodologias e ferramentas de inovação e vamos compartilhar com vocês, um estudo realizado pela NESTA.ORG.UK e apresentamos nosso panorama de abordagens de inovação .
Desde a publicação deste diagrama, recebemos muitos comentários e sugestões úteis. Também criamos uma lista de abordagens que ainda não estão no mapa; uma combinação de métodos emergentes e novas abordagens para nós. O que nos leva à versão 2 da paisagem. Abaixo do diagrama atualizado, incluímos uma lista completa de todas as abordagens, com novas adições destacadas. (salvamos a sua vida agora hein, entrem em todos links e aproveita o máximo)
O cenário completo das abordagens de inovação. Baixe este diagrama em PDF.
Agrupamos métodos e abordagens em quatro categorias: inteligência, solução, tecnologia e talento. Esses espaços refletem a premissa de que, para criar mudanças, é preciso entender a realidade, bem como desenvolver soluções e intervenções para influenciá-la. Não existe uma fórmula de como os métodos são posicionados dentro desses espaços. Em vez disso, tentamos agrupar métodos que estão intimamente relacionados.
Para fornecer alguma orientação e clareza em geral, listamos todas as abordagens abaixo e adicionamos links para recursos que fornecem uma definição e informações introdutórias. Algumas abordagens – especialmente as emergentes ou incomuns (por exemplo, engenharia reversa, contratos inteligentes) – nem sempre são bem descritas ou documentadas. Considerando que abordagens mais estabelecidas podem estar sujeitas a divergências ou nuances de interpretação. Por exemplo, o significado e o valor do 'design thinking' têm sido ferozmente contestados e criticados , uma vez que sua popularidade cresceu.
Recomendados pelo LinkedIn
Iremos nesse artigo parte 1 falarmos de 2 categorias de inteligência, solução
Então vamos lá entender essa tal inovação, esse tal espaço, esse...
Espaço de inteligência
Essas abordagens ajudam você a entender a realidade, entender as causas e efeitos dos problemas e identificar oportunidades. As atividades são impulsionadas por uma mentalidade curiosa e analítica.
Espaço de soluções
Essas abordagens ajudam você a testar e desenvolver soluções. As atividades são impulsionadas por uma mentalidade generativa e empreendedora, visando moldar a realidade.
Com esse panorama certamente você vai abrir sua mente, para novas buscas e ações, fala aí pra gente quais dessas você já conhecia ? quais você ficou maravilhado em conhecer? qual você gostaria que trouxéssemos um artigo completasso sobre o assunto?
Se você compartilhar, curtir e comentar nesse artigo prometo trazer a parte 2 com os outros espaços e/ou categorias que certamente vai te deixar maluco, então depende agora de você... fui, pois acabei de descobrir mais uma metodologia de inovação e preciso conhecer melhor ela. tchau