Aceita um Lean Coffee?
Tomei conhecimento da prática de Lean Coffee, durante um treinamento de Lean Change Management. Devo confessar que a princípio estava cética sobre a eficácia de uma reunião sem agenda prévia.
Como poderia facilitar o processo de mudança organizacional uma reunião onde as pessoas iriam “se assim desejassem”?
Entretanto quem se propõe a atuar com Mudança Cultural precisa praticar a mudança, então a oportunidade perfeita surgiu, para que eu pudesse experimentar a prática de Lean Coffee, durante um projeto Transformação de Cultura Organizacional em um cliente.
Projetos de Transformação de Cultura Organizacional são sempre desafiadores, por que envolve valores pessoais, hábitos e comportamentos tudo que se propõe alterar costumes é desafiador. Já em fase de execução do projeto, durante uma reunião formal, estruturada o time chegou a um impasse.
Alterar costumes, não é trivial, mas neste caso, foi justamente um antigo costume que nos ajudou a sair do impasse, pois é costume em nossa cultura, concluir que:
Se a reunião chegou a um impasse, é porque é hora de parar para o cafezinho.
Tem muitas pessoas que simplesmente não acorda, não trabalha, não funciona sem café. A imaginação de algumas pessoas parece “movida a café”. (Eu sou uma delas e só estou escrevendo este texto, graças ao “cortado” que tomei há pouco).
Foi assim que um time que estava empacado sem conseguir achar solução para o seu desafio se dirigiu à copa para o cafezinho.
Movidos a cafeína, em ambiente acolhedor, o aroma do café tornou a conversa despretensiosa e logo o time começou a discutir o tema em questão. Ideias foram surgindo e sendo complementados nenhum ambiente de descontração onde a criatividade aflorava.
A pausa para o café foi tão benéfica que logo alguém teve a ideia de trazer para aquele ambiente o mapa com as anotações do time. E foi ali em um ambiente de colaboração que a solução foi se modelando.
Após esta experiência real, comecei a refletir se aquela organização poderia ser o ambiente ideal para experimentar a prática do Lean Coffee, visando:
- Destacar o valor da comunicação,
- Ajudar a criar senso de urgência
- Reduzir os sintomas de resistência.
Mas o que vem a ser um Lean Coffee aplicado a Projetos de Transformação da Cultura Organizacional?
- O Lean Coffee é uma abordagem para realização de reuniões onde os próprios participantes sugerem a agenda da reunião dando foco a um tema específico. E se os impactados pelas mudanças organizacionais sugerem um tema, é porque certamente este tema é relevante para eles, ainda que os responsáveis pela Gestão de Mudança não tenham mapeado este tema em sues mapas de riscos ou impactos organizacionais. Isto está totalmente alinhado com o conceito básico de Lean Change Management, que é uma abordagem orientada por feedback.
- O fato de incentivar que os colaboradores sejam protagonistas e ser uma reunião onde o tema é sugerido, não isenta a necessidade de um facilitador.
- É também importante registrar todos temas a serem discutidos, que que pode ser facilmente controlado em um quadro Kanbam (por discutir, em discussão, já discutido). Isto evita que o time fique discutindo um mesmo tema por um tempo muito longo e o encontro ganha dinamismo.
Interessante observar como surgem dúvidas, receios e preocupações que não estavam mapeadas originalmente como Impactos Organizacionais no projeto e nem identificados no no mapa de riscos! E como as resistências ocultas vão sendo pouco a pouco reveladas.
O Lean Coffee se torna uma oportunidade para que o responsável pela gestão de mudança possa captar diretamente dos afetados suas preocupações em um ambiente seguro e descontraído. Posso dizer que eu mesma passei por esta experiencia no primeiro Lean Coffee que participei.
Mas se bem conduzido, por um facilitador experiente, pode levar os próprios impactados pelas mudanças a encontrarem as soluções para as suas dúvidas, amenizando as suas próprias resistências, na medida que eles compreendem melhor a mudança e compreendem as razões de seu próprio desconforto diante daquele cenário novo. Como podemos nos surpreender quando damos voz as pessoas afetadas com as mudanças.
Na verdade, cada um de nós, é sempre capaz de encontrar dentro de si a solução dos próprios conflitos internos a as próprias fontes de motivação, se estivermos em um ambiente de acolhimento de ideias.
A experiência com o Lean Coffee, pode ser uma prática adequada a facilitação dos projetos de gestão de mudança da cultura organizacional.
Assim como para se tomar bom café, é preciso, preparar, servir e degustar, no experimento de Lean Coffee, precisamos também preparar, conduzir a realização e avaliar.
Elizabeth Borges, PMP, Diretora Aleia
#lean #leancoffee #leanchangemanagement #changemanagement #kanbam #cultura #culturaorganizacional #transformaçãocultural #transformacaocultural #recursoshumanos #leanchange #pessoas #recuroshumanos
CEO Fala Company | Executive Coach | Leadership Trainer | Passion for people development
5 aExcelente artigo e reflexão!
Head of Coaching | Treinadora Executiva | Mentora Coach Executiva, Liderança e Carreira | Palestrante Consultora em análise comportamental DISC Produtora de Conteúdo
5 aBacana essa abordagem!! Além de captar as questões e resistências que são naturais, cria um ambiente seguro que favorece o engajamento e encorajamento das pessoas para atuarem como agentes de mudança.
Gerente de Projetos / Mentora de Desenvolvimento Pessoal e Profissional / Especialista em Cultura Organizacional / DHO / Terapeuta Floral /
5 aLean Change Management Association
Gerente de Projetos / Mentora de Desenvolvimento Pessoal e Profissional / Especialista em Cultura Organizacional / DHO / Terapeuta Floral /
5 aAna Lucia Gomes, Lysania Negrao, Amanda Fonseca, Murilo Pedroso, Roberto Silva Baptista, MSc Compartilhando a experiência!! Agradecendo a parceria!
Gerente de Projetos / Mentora de Desenvolvimento Pessoal e Profissional / Especialista em Cultura Organizacional / DHO / Terapeuta Floral /
5 aJason Little