Aceitar um cargo e salário abaixo ao seu último é prejudicial para a carreira?

Aceitar um cargo e salário abaixo ao seu último é prejudicial para a carreira?

Atualmente, estou vivendo um dilema profissional. Devo ou não aceitar um cargo e salário que não condiz com a minha formação e experiência profissional? Para que o artigo fique um pouco melhor, vou contar um pouco da minha trajetória profissional. Após concluir o curso superior, consegui um emprego em uma excelente empresa de grande porte, ao qual, aceitei um cargo de nível técnico. Para mim, foi uma grande oportunidade desde que estava recém saído da faculdade e nunca tinha exercido um cargo de gestor, o meu trabalho não foi fácil, os desafios eram grades, a cobrança também e todo dia levava trabalho para casa, através da minha dedicação, fui promovido com apenas 5 meses de trabalho me tornando o mais novo gestor da planta, era tudo o que queria consegui o meu cargo de nível superior e agora era trabalhar mais e mais para mostrar para o gerente da planta que era capaz. E como sonhei deu tudo certo, consegui montar uma ótima equipe e o trabalho foi realizado com sucesso. Mas como tudo não são rosas, veio a crise brasileira e os nossos clientes pararam de fazer pedidos, assim, fechando o meu segmento. Fui dispensado junto com todos os outros funcionários, ai começou uma nova faze na minha vida que foi atualizar o currículo e ir a procura de emprego. Mas sempre tive um sonho, abrir um negócio por conta própria como um plano alternativo, por que não? Agora tenho tempo e o capital necessário, mas como a vida é feita de escolhas e nem sempre são fáceis assim, vem outras perguntas que geram insegurança: "mas sou casado e tenho filhos, será mesmo a hora certa? E se não der certo?" Coloquei nas mãos de Deus e mergulhei fundo no meu projeto, e deu muito certo, passei a ser meu chefe. Passaram-se dois anos desde que saí da minha antiga empresa, agora, eles me ligaram me pedindo para voltar mas, oferecendo aquele primeiro cargo meu de nível técnico. Eu sei o que pode parecer, muitos devem estar se perguntando: "hoje ele é chefe dele mesmo, por que ele quer trabalhar para alguma empresa?" Como disse anteriormente esse meu projeto pessoal, é para ser o plano B da minha carreira profissional, sempre gostei e quero voltar a trabalhar para uma empresa e além disso não fiquei rico!

Então, vamos a pergunta inicial: Devo ou não aceitar um cargo e salário que não condiz com a minha formação e experiência profissional? A minha primeira reação foi pesquisar matérias relacionadas a este assunto e aconselhamento com profissionais de coaching para ver se realmente aceitar um cargo que não condiz com a sua carreira realmente atrapalharia meu crescimento profissional. Para o meu desespero encontrei várias respostas que respondem a esta minha pergunta, mas também descobri que não existe uma resposta certa, irá depender do seu objetivo de vida. Tomar decisões sem planejamento em meio aos conflitos do desemprego pode não ser uma boa ideia. Não adianta aceitar uma proposta de trabalho a qual o profissional não se sinta confortável e tenha vontade de mostrar seu desempenho, ao forçar situações as chances de se frustrar e perder o emprego ou ser um profissional desmotivado são altíssimas.

Por isso, o importante é planejar quais serão os próximos passos, definir o quanto ofertas menos rentáveis fazem sentido em médio e longo prazo e quais chances de crescimento há em novas empreitadas. Fazer um estudo financeiro também é fundamental, entender o quanto de dinheiro se necessita, fará com que o profissional entenda o quanto ele pode ceder quanto às propostas com salários mais baixos. E aí, sei que muitos já passaram por isso ou estão passando, ou ao menos podem ajudar a enriquecer este artigo, qual a sua opinião? Compartilhem.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos