ACELERAÇÃO DA MIGRAÇÃO PARA O DIGITAL

ACELERAÇÃO DA MIGRAÇÃO PARA O DIGITAL

Uma das principais consequências da Pandemia foi o isolamento social e a Casa como o lugar onde tudo acontece. Neste novo contexto, o digital foi a nossa janela para o mundo e um facilitador para realizar tarefas básicas do dia a dia como fazer compras, que eram feitas preferencialmente até agora no mundo físico. Segundo um estudo da Gabriela Arthur e Keiko Mori, da Google, segue as principais buscas de quem foi ao Google para nevegar na vida "digital first":

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A transformação digital, que já estava acontecendo em várias companhias, foi acelerada na maior parte das empresas e segmentos de atividade, para capitalizar acima desta nova realidade. Segundo Gabriela e Keiko, "as jornadas de compra de diferentes setores se digitalizaram intensamente nos últimos 6 meses". Houve um aumento significativo de novas buscas na internet, em novas categorias e por pessoas que não costumavam fazer este tipo de busca.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Além disso da agenda de criação de muitos E-commerce ter sido adiantada e acelerada (e pequenas e médias lojas físicas se organizando para oferecer os seus produtos em marketplaces), principalmente no segmento de Supermercados, houve um crescimento muito expressivo de novos Consumidores durante a Pandemia, que nunca tinham pensando em comprar via internet. Também houve uma diversificação sem precedente do número de novas categorias compradas por quem já costumava comprar via Internet porém somente em categorias bem específicas e geralmente de Não Alimentar.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Embora o Alimentar ainda representa uma fatia muito pouco significativa das vendas online, a Pandemia ajudou a quebrar este tabu ou paradigma de que o Online só serve para comprar produtos não alimentar como Bazar, Eletro e Têxtil. Produtos de Higiene e Limpeza começaram a ser muito mais comprados online, assim como Bebidas e a última fronteira a ser ultrapassada já está também caindo : os produtos frescos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Um novo Consumidor, mais omnicanal, e ávido por integração entre os canais de compra para ter uma experiencia cada vez mais fluida e intuitiva, está ditando a orientação estratégica das Companhias. As empresas orientadas para atender este novo Consumidor, e apresentando uma plataforma completa com sinergia on e offline são as mais bem sucedidas para enfrentar esta nova realidade e se sustentar no futuro. Os desafios logísticos e a ideia de trazer o estoque até o Cliente e não o contrário, através de novos serviços como click and collect, lockers, delivery, last milers, é um outro paradigma que caiu por terra. Em vários segmentos de atividade como Roupas ou Eletro, vários varejistas foram muito bem sucedidos nesta reinvenção.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O crescimento do E-Commerce durante a Pandemia, como consequência, foi de constante e consistente 3 dígitos. O ticket médio acabou caindo ligeiramente, devido a um mix mais amplo de produtos comprados online e de menor valor agregado do que aqueles tradicionalmente comprados. Em contrapartida, a freqüência de compras assim como o aumento de novos lares compradores, fez a quantidade de pedidos explodir. Tudo indica que este crescimento (mesmo se vai desacelerar em comparação com os números da Pandemia) continuará acelerado frente a uma situação Pré Covid. Essa nova tendência veio para ficar : quem experimentou, gostou e já declarou que continuará comprando online.

Essa nova tendência vem para somar e agregar mais experiencia e praticidade para o Consumidor. Quem ainda não entrou nesta grande transformação está bem atrasado, mas nunca é tarde demais para fazer o certo ...

Carlos Eduardo Lima

Ajudo melhorar a experiência dos clientes fornecendo dados estratégicos para decisões mais assertivas e aumento as avaliações positivas das empresas no Google

8 m

Show Fabien , 👏

Gente eu conheço inúmeras pessoas em especial mulheres que adoram a compra física. É algo prazeroso para elas. Mas claro nós estamos falando de mudanças que estão em curso. Estas mulheres estão hoje entre 35 anos e vai até o limite possível ( 80 anos) Então podemos imaginar que não está longe a completa transição aos novos tempos que caminham para os Atacarejos onde o custo será menor. Vendas de caixas serão adequadas às novas necessidades ( reduzir a quantidade por exemplo de 24 para 12 unidades ) O alinhamento das logísticas" domésticas" com estes atacarejos será fundamental para o sucesso deste novo plano de negócios. Não podemos esquecer que os novos consumidores estarão bem mais antenados sobre benefícios dos alimentos ( nutrientes, meio de produção etc) Desta forma os alimentos deverão apresentar informações mais contundentes . Eu estou adorando isso. E você?

Fabien obrigado por seu comentário e apoio. E antes que eu me esqueça, seu estudo ficou ótimo! Atenciosamente Antônio Sérgio.

Fabian realmente é um caminho sem volta. Quem pretende fidelizar seu cliente , precisa acompanhar esta transição da compra física para a compra eletrônica " virtual " Devemos ficar atentos a oferta de alimentos freeze dry ( por mais de 20 anos tenho lutado para receber a devida atenção para apresentar os benefícios deste alimentos ) Que são muitos e favorece a humanidade de forma muito profunda a saber: 1/ shelflife de 24 meses 2/ evita a perda de alimentos, e isto é fundamental a sobrevivência humana. 3/ O processo de sublimação é excelente pois conserva os bionutrientes dos alimentos juntamente à textura e sabor. 4/ facilita e muito ao comércio eletrônico pois é leve, seguro desde produção até o momento que o cliente abre a embalagem. 5/100% eficaz no quesito segurança alimentar. Então senhores compradores apartir de agora quando um fornecedor lhe apresentar alimentos freeze dry, procure dar mais atenção. Frutas verduras e legumes e outros mais virão. Sr(a) comprador ( a) recicle o teu olhar para o futuro, busque compreender as necessidades d consumidor e não esquecer de verificar a fonte , de onde vem os produtos? como foram produzidos? Eu,como parte deste sistema estou dando minha contribuição

Maria Larré

Ajudo empresas a encontrar clientes que precisam delas | Senior Sales Development Representative | Enterprise Outreach | Account Based Marketing | Outbound Prospector | Inbound Sales

2 a

Fabien, obrigada por compartilhar!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabien Datas

  • OS NOVOS HÁBITOS DE COMPRA DOS BRASILEIROS

    OS NOVOS HÁBITOS DE COMPRA DOS BRASILEIROS

    A EY-Parthenon e a Veja Insights fizeram uma ampla pesquisa online com + de 1.000 entrevistados em Julho de 2020, e…

    2 comentários
  • O EFEITO DO DESCONTO HIPERBÓLICO DURANTE A PANDEMIA

    O EFEITO DO DESCONTO HIPERBÓLICO DURANTE A PANDEMIA

    Sempre me interessei pelo comportamento humano e pelas teorias da Economia Comportamental. Após assistir uma palestra…

    36 comentários
  • 5 Táticas para impactar a Imagem de Preço e reter Clientes

    5 Táticas para impactar a Imagem de Preço e reter Clientes

    No último artigo, discutimos sobre como decifrar a decisão de compra do consumidor. Para uma breve recapitulação, o…

    27 comentários
  • Decifrando a decisão de compra: como o consumidor escolhe o que e onde comprar no varejo

    Decifrando a decisão de compra: como o consumidor escolhe o que e onde comprar no varejo

    Mais de 90% das decisões de compra que são tomadas todos os dias pelos seres humanos são inconscientes. Quem está mais…

    28 comentários
  • Quem são os concorrentes diretos da minha loja?

    Quem são os concorrentes diretos da minha loja?

    Hoje em dia, não se pode mais fazer precificação sem estar de olho no que os concorrentes estão fazendo. O preço…

    22 comentários
  • Pricing (Parte 3) - Os níveis de maturidade do Pricing

    Pricing (Parte 3) - Os níveis de maturidade do Pricing

    Uma precificação assertiva começa com o entendimento do seu momento atual e de onde se quer chegar, para enfim…

    16 comentários
  • Pricing (Part 2) - Os Pilares da Percepção de Preço

    Pricing (Part 2) - Os Pilares da Percepção de Preço

    Não adianta ter ou saber que tem os preços mais baratos se o cliente não sabe disso ou, pior ainda, nem percebe. Se…

    8 comentários
  • Pricing (part. 1) - O contexto varejista

    Pricing (part. 1) - O contexto varejista

    O Varejo brasileiro atual esta mais competitivo do que nunca : mais aberturas de lojas, principalmente em Atacarejos e…

    8 comentários
  • Talento x Garra

    Talento x Garra

    A sociedade valoriza e sempre valorizou o Talento, colocando num pedestal pessoas que costumam fazer coisas…

    6 comentários
  • Menos é mais

    Menos é mais

    Você sabia que recebemos mais de 11 milhões de bits de informações por segundo dos nossos sentidos? Estamos cada vez…

    3 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos